Olá, queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!
Hoje é dia de lembrar de dois personagens históricos que aparecem em Rosa de Versalhes. Em 25 de agosto de 1767, nasceu Louis Antoine Léon Florelle de Saint-Just, uma figura histórica, retratado no mangá de Riyoko ikeda, próximo da realidade. Na animação de Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), ele é mostrado como um vilão m terrorista, mas na realidade ele foi um aspirante a literato, pensador e político revolucionário francês. Eleito para a Convenção em 05 de setembro de 1792, e votou pela execução do Rei.
Seu discurso em favor da execução do monarca é considerado um dos mais importantes e eloquentes do processo, e foi determinante para a condenação de Luís XVI. Dizem que ele escrevia panfletos nos quais, À frente de seu tempo, pregava a igualdade de gênero e dava grande destaque às mulheres, a quem apreciava muito.
No anime Rosa de Versalhes ele é um vilão, em determinado momento, enfrenta e quase mata a comandante Oscar. Já na história real, Saint-Just assiste aos primeiros movimentos da Revolução Francesa em Paris, depois parte para se juntar à família em Blérancourt, onde se torna tenente-coronel da guarda nacional em julho de 1789. O contato com a população rural contribui para a sua formação como homem político e ele acaba por se envolver com os problemas locais.ele era um homem Revolucionário de caráter exaltado, participa da Festa da Federação, em 1790, e faz parte do cortejo que escoltou Luís XVI, após a sua tentativa de fuga.
Conhece Robespierre, para quem escreve uma primeira carta em agosto de 1790, e acaba por tornar-se um dos seus partidários mais próximos. Junto com Couthon, eles formam o "triumvirat" mais temido durante a Revolução Francesa. Assim como Robespierre, Saint-Just é fascinado pela cultura greco-romana (de onde se origina a ideia de democracia e a República). Vale lembrar que eçe foi eleitoa deputado em 1791 na Assembleia Legislativa, recusam-lhe o direito de assumir o cargo em função de sua idade (24 anos). Saint Just, foi eleito em 1792 para a Convenção, onde ele é o caçula, ele se torna rapidamente um de seus principais oradores. No processo contra Luís XVI, ele profere as célebres frases: "Não se pode reinar inocentemente" e "Todo rei é um rebelde ou um usurpador"
.
Sua retórica impecável, inspirada em Rousseau, e seu rigor contra os inimigos da Revolução fazem dele não só a voz dos Montanha, mas, na sequência, do Comitê de Salvação Pública, contra os Girondinos. Ele acaba por tornar-se um dos articuladores da queda dos dantonistas e dos hebertistas.Segundo o Winkipédia, durante a crise de Thermidor, ele tenta, com Barère, restabelecer o consenso dentro dos comitês, organizando a reunião do 5 Thermidor (calendário revolucionário). Nesta ocasião, ele é incumbido de ler um relatório diante da Convenção, sobre as horas que sacudiram o governo revolucionário. Mas o discurso de Robespierre diante da Assembléia, no 8 Thermidor, acelera o desfecho da crise. No dia seguinte, ele é interrompido logo no início de seu discurso, por Tallien e a prisão de seu grupo é decretada. Libertado graças à insurreição de Paris, ele é preso pelas tropas fiéis à Convenção na manhã de 10 Thermidor e é guilhotinado com os principais partidários de Robespierre, à tarde, sem direito a julgamento.Seu fim foi bem triste, Saint-Just acabou guilhotinado em 28 de julho de 1794.
Fonte Winkipédia.
Um ótimo final de semana a todos vocês amigos da Lady Oscar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.