Letreiro com titúlo de postagens

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

E mais alguns Personagens baseados em Lady Oscar a protagonista de Rosa de Versalhes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam bem vindos!

 


  Ontem mesmo trouxe um artigo para cá, onde comentei sobre um Pokémon cujo designer foi inspirado em Oscar François de Jarjayes, a protagonista de Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) e hoje decide continuar a conversar sobre personagens inspirados na protagonista dessa fascinante história criada por Riyoko Ikeda. Dessa vez, comentarei sobre alguns personagens famosos de séries de animes e mangás, claramente baseados em Lady Oscar e um anime que talvez não tenha, confirmação, mas aparentemente teve, sim, alguma inspiração na obra máxima de Riyoko Ikeda.





Como ontem citei um Pokémon baseado em  Lady Oscar no artigo anterior, nada mais justo do que começar o artigo de hoje com um Diginon, que sim, foi confirmado ter sido inspirado na musa de Rosa de Versalhes, porém, na época em que ele apareceu, não tivemos tantas explicações. O Duftmon é um personagem que faz parte dos cavaleiros reais da quinta temporada de Digimon, conhecida como Digimon Savers (デジモンセイバーズ), também chamado de Digimon Data Squad nos EUA, Brasil. Não acompanhei a quinta temporada de Digimon, porém nessa série existem alguns cavaleiros reais que protegem o mundo digital, então é fácil entender a referência, a Lady Oscar, já que a heroína é capitã da guarda real de Maria Antonieta. Outra clara referência a Oscar é que Duftmon tem belos cabelos loiros e uma forma humanoide bem mais elegante que os demais cavaleiros, e o fato de utilizar uma espada como principal arma.  Outra referência para mim não faz tanto sentido, mas está no próprio nome do personagem "Duft" significa Perfume, seria então referindo-se ao perfume das rosas? Talvez, mesmo que tenha ficado um tanto estranho. Como disse para mim, esse personagem não tem muito a ver com Oscar, mas sua inspiração na heroína de Ikeda chegou a ser confirmada pelo designer responsável pelo visual do personagem, Moriyama Soh (森山 奏) que na ocasião chegou a dizer há um de seus seguidores no Twitter que esse personagem foi baseado em um cavaleiro europeu e que pensou nele como Oscar de Rosa de Versalhes. Apesar de que, para mim, Rosemon parece mais ter sido inspirada em Lady Oscar do que esse personagem.

Não achei um site que confirma a inspiração, mas em um vídeo do Youtube encontrei um Print com a resposta Moriyama Soh confirmando que se inspirou nos cavaleiros medievais Europeus e que imaginou um Guerreiro como a Heroína Oscar da Rosa de Versalhes. Deixo logo abaixo:






Utena a Garota garota revolucionária:


Agora falarei de um personagem que claramente é a versão de Oscar no mundo atual. Utena Tenjou a protagonista da série Shoujo Kakumei Utena (少女革命ウテナ), um dos animes mais importantes dos anos 1990. Não apenas a personagem Utena, mas a série toda é uma clara homenagem à Rosa de Versalhes, repleta de referências como, por exemplo, a heroína Utena se veste com roupas masculinas, ela, na verdade, usa o uniforme dos meninos, sempre criando problema com a implicante diretora de sua escola. Outra referência é o fato da menina príncipe ser uma invencível espadachim, protetora de uma princesa. Sem contar as Rosas, sempre presentes no anime. Essa série foi criada por Be-Papas, um coletivo de artistas fundado por Kunihiko Ikuhara. As entradas principais da série incluem um mangá de 1996 escrito por Chiho Saito, uma série de anime de 1997 dirigida por Ikuhara, e Utena – A Garota Revolucionária: Uma Aventura Mágica, um longa-metragem de 1999. 



Em quanto, Oscar foi criado por seu pai como um menino. Utena expressa seu desejo de infância de ser um príncipe através de sua personalidade forte e maneira de se vestir. Ela se vê envolvida em uma série de duelos de espadas para ganhar a mão de Anthy Himemiya, uma garota misteriosa conhecida como "Noiva da Rosa" que possui o "poder de revolucionar o mundo" Muitos conheceram Rosa de Versalhes porque acompanhavam Utena. Não foi o meu caso, conheci Lady Oscar primeiro através de meu pai, que cresceu acompanhando as aventuras da Heroína quando vivia na Itália, mas conheci Utena por meio de uma indicação e também me encantei com a série. Existe também o mangá, que é incrível, mas prefiro a animação para TV, o Movie não é tão bom quanto a série animada. Existe também um belíssimo mangá de 1996 escrito por Chiho Saito, porém prefiro a animação para TV.



Kageki Shoujo


Essa é outra grande obra que presta uma justíssima homenagem à Rosa de Versalhes e ao teatro Takarazuka Revue, salvo graças ao mangá de Riyoko Ikeda. Kageki Shojo!! é uma série de mangá japonesa de Kumiko Saiki. Foi serializado como Kageki Shojo! na revista de mangá seinen da Shueisha, Jump X, de 2012 a 2014. A série narra a história de Sarasa Watanabe, uma aluna de 1,78m que sonha em atuar como Lady Oscar em uma peça de teatro. Para realizar seu sonho, a menina pobre, que vive no interior com seu avô, decide frequentar a Escola Kouka de Artes Musicais e Teatrais, uma clara referência à escola da Takarazuka. Nessa escola, Sarasa cria uma improvável amizade com sua nova colega de quarto, uma ex-idol que espera se juntar à Kouka Revue, exclusivamente feminina. Sarasa não é propriamente uma personagem inspirada em Oscar, mas sonha viver a heroína em uma peça teatral no estilo Takarazuka  Revue.




Em 2022, Kageki Shoujo ganhou uma série animada belíssima, porém muito curta, que terminou deixando um gosto de quero mais, porém sem confirmação de uma possível segunda temporada. Um curiosidade é que
Kageki Shojo foi recomendado pela própria Riyoko Ikeda.

 
 

Le Chevalier D'Eon não foi inspirado em Lady oscar mas nos faz lembrar a série de Ikeda.

 

 

Agora falaremos de um anime, que nunca houve confirmação se teve ou não algum elemento, ou personagem baseado em Lady Oscar, mas que lembra muito Rosa de Versalhes. Le Chevalier D'Eon ( シュヴァリエ,)é uma série de televisão de anime japonesa produzida pela Production I.G baseada numa história original de Tow Ubukata.  Não tem a ver com Lady Oscar e não ao menos foi confirmada uma inspiração, na verdade essa história foi inspirada em
Chevalier D'Eon uma figura histórica ou Mademoiselle Beaumont, atuou como diplomata, espiã e militar francesa. D'Éon foi uma das mais famosas personalidades transgênero e deu origem ao epônimo "eonismo", que designa o fenômeno do travestismo de gênero em linhas gerais. Destacou-se por seus serviços de espionagem, a serviço do rei Luís XV da França, na corte da tsarina Isabel da Rússia, onde viveu como uma mulher. Quando Luís XV faleceu, viveu permanentemente como mulher (viveu 49 anos como homem e 34 como mulher). Passou seus últimos anos na Inglaterra.

 


Entretanto sua história nos faz lembrar Lady Oscar, inclusive o uniforme militar da heroína. Sua começa em Paris em 1742, quando o corpo de uma mulher chamada Lia de Beaumont é encontrado em um caixão flutuando ao longo do Sena. A única pista sobre sua morte é a palavra "Salmos", escrita com sangue na tampa do caixão. D'Eon de Beaumont, o irmão mais novo de Lia e um cavaleiro a serviço do rei Luís XV, decide investigar a misteriosa morte de sua irmã, juntamente com o estranho desaparecimento de várias mulheres francesas. Por ordem do rei da França, ele deve recuperar os salmos reais que estão ligados à misteriosa morte de sua irmã e ao caso das mulheres desaparecidas. No início de sua jornada para encontrar os Salmos Reais, D'eon é acompanhado por um rapaz chamado Robin, indicado a ele pela Rainha, um cavalheiro chamado Durand, que é um antigo colega de sua irmã e seu antigo mestre, Teillagory. Os quatro mosqueteiros atravessam a França, a Rússia e a Inglaterra tentando se aproximar da verdade e dos Salmos Reais. No entanto, eles logo descobrem que um quinto membro está em seu partido. Lealdades são testadas à medida que avançam no caminho dos Salmos Reais.

 


Existem muitos outros personagens inspirados em Lady Oscar, alguns de autoria, de Massami Kurumada, que já homenageou Oscar com diversos personagens. Riyoko Ikeda mesmo se baseou em Rosa de Versalhes na criação de outros personagens de sua autoria, como Rei Azaka de Oniisama e a Julius da Janela de Orfheu, mas esse é assunto para outro post. Esse artigo teve base em um vídeo do YouTube do canal Rayo Confuso. O vídeo que inspirou o post está logo:



Finalizo com algumas imagens da Lady Oscar a musa inspiradora de Rosa de Versalhes:





 

 Espero que tenham gostado!

 
 


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.