Letreiro com titúlo de postagens

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Uma leitura interessante para os fãs da Rosa de Versalhes: Comentando um pouco sobre o livro italiano De Jarjayes, Secrets at Versalhes", da autora Elena Ferri de 2015 Editora Anguana

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!



 

 No final do ano passado, comprei pela Amazon o livro italiano" De Jarjayes, Secrets at Versalhes", da autora Elena Ferri, lançado em 2015 pela editora Anguana. Terminei ontem a leitura e preciso indicar esse maravilhoso livro para vocês fãs da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら). Antes de começar, é preciso dizer que conheci o livro por meio do site de Elena Romanello, Lady Oscar 40 Anni, aliás algumas imagens desse post são provenientes do site dela, então deixo aqui os devidos créditos pelas imagens e agradecimentos pela recomendação de leitura.



  Muito bem, O romance De Jarjayes, Secrets at Versailles, é um livro escrito sob medida por uma grande fã de Lady Oscar, porem o propósito de Paola Elena Ferri não é apenas homenagear A Rosa de Versalhes, mas visitar a história da figura histórica que serviu de inspiração para Ikeda criar o anti-herói da Rosa de Versalhes É importante ressaltar que o livro é um romance juvenil que funciona onde a autora mistura a realidade com a fantasia, contando a história da Rosa de Versalhes   com acréscimos e uma deliciosa mistura com a história do verdadeiro de François Augustin Reynier de Jarjayes.




Sabemos que o verdadeiro François Augustin Reynier de Jarjayes realmente existiu, porém, não foi pai de 6 filhas nem criou sua filha como um homem. Na verdade, Ikeda só usou como inspiração, pois o verdadeiro General Jarjayes nasceu em  2 outubro de  1745  e na história do mangá A Rosa de Versalhes, Oscar nasceu no mesmo ano que Maria Antonieta e Fersen, 1755, ou seja, seria impossível ele ser o pai de Oscar e mais 5 meninas mais velhas com apenas 10 anos, porem Ikeda se inspirou nessa figura ao criar o renomado general Jarjayes. Voltando ao livro, O resultado dessa mistura ficou incrivelmente interessante! A autora não foca nos outros personagens principais de Rosa de Versalhes e sim no pai de Lady Oscar. Outra coisa muito interessante é que a modelo da capa é a cosplayer italiana Rosi Dotti, uma pessoa incrível que admiro e respeito o trabalho. Ainda trarei uma resenha completa desse livro que vale muito a pena ser lido se você for um apaixonado por Rosa de Versalhes e pela história da França. O romance italiano, De Jarjayes, Secrets at Versailles, está disponível para venda na Amazon, foi lá que adquiri meu exemplar. Deixo abaixo a sinopse encontrada no site:

Paris, 1775. A França já estava em uma grande crise, a Rainha Maria Antonieta leva uma vida desprovida de moralidade com seus amigos próximos e de má reputação. O povo francês está com fome, mas os soberanos em que depositaram a sua confiança continuam a decepcionar as suas expectativas. O descontentamento continua a crescer, habilmente escondido pelos ministros que infligem impostos cada vez mais duros. A Realeza confia suas vidas a quem sabe manipulá-las para obter privilégios cada vez mais caros, sobrecarregando o povo exausto. Entre os soldados da Guarda, porém, o Conde François Augustin Reynier de Jarjayes, Tenente e Ajudante Geral de Campo, distinguiu-se pela sua lealdade e devoção ao Soberano. Com o conde, seu irmão Jean François Alexandre Reynier parece demonstrar uma habilidade incomum com as armas, aliada ao seu fascínio ambíguo, cuja sexualidade duvidosa é capaz de atrair homens e mulheres, sem qualquer distinção. Ele, que é o herdeiro ilegítimo da família de Jarjayes, minará François Augustin no coração de Maria Antonieta e alcançará cargos mais elevados na carreira militar. Uma identidade envolta em mistério, entre as intrigas da Corte, o amor proibido, o desejo de verdade e justiça, e a devoção inabalável ao único ideal em que vale a pena acreditar: a liberdade.



Desenho digital de minha autoria feito a partir do zero no Paint do PC.
 

 Mas afinal quem foi  François Augustin Reynier de Jarjayes?


François Augustin Reynier de Jarjayes, filho de Marguerite Nicollet e Jean-Antoine Reynier, um notário real. Em Rosa de Versalhes, Ikeda costura fatos históricos reais com fantasia, pois se fosse historicamente correto, Oscar e André nem existiriam, portanto, o general Jarjayes, não teria nem como ser o pai de nossa heroína, isso porque ele nasceu em 1745 e Oscar em 1755, ou seja, ele não poderia ser o pai Oscar e suas 5 irmãs mais velhas com apenas dez anos. Mas de fato ele foi um soldado que dedicou sua vida a monarquia com total devoção.
 
Retrato de François Augustin Reynier de Jarjayes.



 


Enfim, esse post ainda não é uma resenha, mas sim uma indicação de leitura para vocês fãs da Rosa de Versalhes e apaixonados pela história da França. Muito em breve trarei a resenha desse livro.


Espero que tenham gostado! Um bom final de semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.

 


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.