Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 30 de junho de 2024

Há exatos 235 anos, os soldados da Guarda francesa Foram libertos da Prisão da Abadia No Anime e Mangás Rosa de Versalhes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!



 Hoje, ultimo dia do Mês, e também temos uma data para recordar do Mangá e anime Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら).   Em 30 de Junho de 1789 há exatos 235 anos, os soldados da incluindo Ailan, foram libertos da Prisão da Abadia, onde tinham sido presos por se rebelarem contra a ordem do General Bouillet por retirar os deputados do terceiro Estado do Salão da Assembleia dos Estados Gerais em Versalhes. Uma ordem já rejeitada por sua   comandante, por para quem não se lembra, Oscar já havia recebido ordens do seu superior General Bouillet, para retirar todos os representantes do terceiro estado do prédio onde acontecia à recém-proclamada Assembleia Nacional, e disparar fogo contra os deputados e nossa heroína havia se recusado termina presa. Foi justamente a prisão de Oscar, que provocou a revolta, seus soldados que acabaram presos e alguns deles terminam sendo condenados à morte.




 Esse é um dos momentos mais tensos tanto no mangá original quanto na animação, mas que destaca o senso de justiça de Oscar, que desacatou uma ordem, chega a ser punida com prisão, mas com sua consciência limpa. E não posso deixar de mencionar a belíssima direção de Osamu Desaki. E a Cena da libertação dos soldados da Guarda francesa, que haviam sido presos, é emocionante, mas não podemos esquecer que Oscar foi atacada por Saint Just, uma figura importante figura histórica.


 

Quem conhece Rosa de Versalhes, sabe bem, que Ikeda costura acontecimentos históricos com uma belíssima fantasia, então devo dizer que esse acontecimento, baseia-se em um fato, pois a
 Prisão da Abadia (em francês: Prison de l'Abbaye) foi de fato uma prisão francesa, em uso entre  1522 a 1854, ela era situada na cidade de Paris e foi construída por Christophe Gamard em 1631, compondo-se de um piso térreo e mais dois andares, flanqueados por duas torres e uma guarita para sentinela. A Prisão também foi palco de um dos episódios da Revolução Francesa que deu lugar aos textos mais dramáticos deste período, os Massacres de setembro de 1792. E conta-se que   grupo de soldados de Guardas franceses, haviam se rebelado contra as ordens reais e por isso foram, sim, trancafiados na prisão da Abadia. A Prisão da Abadia já não mais existe, foi transformada em prisão militar e demolida em 1854 para a construção do Boulevard Saint-Germain. Mas o fato é que hoje é um dia para nós os apaixonados por Rosa de Versalhes recordar e fechar o mês de junho com chave de Ouro. 

 

Abaixo uma imagem real da  verdadeira  Prisão da Abadia (em francês: Prison de l'Abbaye):

 


 

Enfim, é isso, espero que tenham gostado!  Daqui a pouco tem mais!



Continuem conosco, para ficar por dentro de tudo que acontece no maravilhoso universo da Rosa de Versalhes.

Um Bom domingo e uma ótima semana a todos vocês amigos da Lady Oscar!

ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 



Fã Cria um Iteressante Clip do Live Action Lady Oscar de 1979: Comentando Sobre a importancia do filme de Jacques Demy e supervisão de Riyoko Ikeda.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!


 

 

O meu seguidor, Luiz Henrique, compartilhou no X (antigo Twitter), um interessante clipe do filme da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) feito por uma fã da série de Ikeda, que está chamando atenção de quem ainda não assistiu ao Live Action de 1979 e alguns me pediram para comentar sobre o filme. Primeiramente, isso ainda não é uma resenha, tenho o filme em DVD há tempos que não assisto, mas prometo muito em breve trazer para cá uma resenha detalhada e com qualidade. Entretanto, preciso falar sobre essa adaptação, que assim como acontece com a animação para TV produzida no mesmo ano, costuma ser menosprezada por algumas pessoas que se julgam fãs da Rosa de Versalhes, já que muitos estão me perguntando se o filme é realmente interessante como mostrado nesse clip feito por uma fã ou se é um filme ruim que fracassou.
 

 
 
Então, antes dos comentários, encontrei o vídeo que inspirou o Post em um canal do YouTube, porém, não é meu, a autora original da montagem é  Shady Scully Facts Deixo o link do perfil dela no X (antigo Twitter), com os devidos créditos. Deixo abaixo o clipe editado por ela que inspirou o post:





Para começar, Lady Oscar é um filme de comédia dramática e romance franco-japonês baseado no mangá Versailles no Bara de Riyoko Ikeda. Esse filme tem uma grande importância, um enorme valor histórico, pois para quem não sabe, ele foi o primeiro Live Action produzido fora do Japão, baseado em um mangá. Portanto, isso faz dessa pérola uma matéria obrigatória para fãs da Rosa de Versalhes ou para você que acaba de conhecer a obra máxima de Riyoko Ikeda. O filme é do ano 1979, chegou alguns meses antes da animação lançada no mesmo ano, escrito e realizado pelo renomado diretor Jacques Demy, com supervisão de Riyoko Ikeda, que até influenciou na escolha de atores, figurinos e até opinou no roteiro. Sim, teve a supervisão da autora e nunca a vi criticando ou dizendo que esse é um filme ruim. Sua belíssima trilha sonora foi composta por Michel Legrand. E se tudo que mencionei até agora ainda não te convenceu a dar uma chance ao filme, saiba que Lady Oscar foi filmado na França, no palácio de Versalhes, com a permissão do governo francês. 
 
Catriona MacColl, como Lady Oscar.
 
 
 
 
Sobre o filme, deixarei para falar com mais detalhes na resenha, mas posso adiantar que não tema grandiosidade do mangá original, e chega a ser bem mais fraco que a série animada feita para TV. Conforme já mencionado, esse filme foi rodado na França, com uma produção inteiramente europeia, porém, por exigência da produtora, todo o elenco teve que falar em inglês. Falando da produtora japonesa desse filme, vale ressaltar que é a mesma da animação lançada no mesmo ano, então acredito que muita coisa do filme foi reaproveitada no anime. 

 
 
 
Oscar do filme, acho até mais próxima com a Oscar de Ikeda, porém muito mais parada, quase não a vemos em ação como acontece no anime e mangá, Maria Antonieta, gostei, acho que ela passou aquele ar fútil e até se aproximou, podemos assim dizer, da personagem de Ikeda. Já a direção pareceu que ficou um tanto indecisa se seguiria a obra ou fazer algo com mais fidelidade histórica. Entretanto, funciona muito bem, pelo menos gostei bastante desse filme, principalmente por ser um filme com figurinos maravilhosos, cenários incrível, bons atores, principalmente Terence Budd que é um excelente ator. Sua interpretação do rei da frança foi sensacional, não tenho o que reclamar. Já Oscar, em minha opinião, é linda, perfeita, mas poderia ter mais ação e não ficar todo o tempo só observando. Mas, no geral, amei a escolha de Ikeda, Catriona MacColl, em minha opinião, a atriz interpretou lindamente nossa comandante. Fora que a personagem é de Riyoko Ikeda, ela opina o tempo todo na escolha dos atores e se Catriona não fosse perfeita para viver Oscar, não teria sido escolhida..



 
 

Tudo foram rosas? Não, existiram, sim, algumas coisas que poderiam ter sido mais fiéis à obra original, tipo Rosalie a protegida de Oscar, que teve um papel pequeno, sem muita atenção. Ela não tem a mesma admiração por Oscar como vemos no mangá e anime, tão pouco convive com a comandante e André. O cavaleiro Negro e Ailan não existem nesse filme. E Girodelle? Há Girodelle, esse mudou e muito! Seu cavalheirismo e educação foi por água abaixo. Temos uma versão um tanto descarada, completamente diferente do personagem masculino favorito de Ikeda. Porém, confesso que essa mudança me fez dar boas risadas. Falando em risos, o filme tem partes cômicas. Por exemplo, a cena em que Oscar está no bar com André e arruma uma confusão daquelas é um dos melhores e mais engraçados momentos desse clássico. Existe a cena do baile de noivado de Oscar, organizado por seu pai, o General Jarjayes, Girodelle assim como na obra original, é o noivo escolhido e claro que não sai casamento nenhum. Vemos Oscar chegando com elegantes trajes masculinos, causando flertando com as moças, porém não é tão bom como a cena do mangá. Mas, pelo menos, existe na animação praticamente, não existe quase nada desse baile. Não temos Maria Antonieta sendo guilhotina, tão pouco a morte de Fersen e quase nada da queda da Bastilha, porém o filme em si não é ruim, muito pelo contrário, ele é interessante, engraçado, tem momentos românticos e um duele engraçado entre Oscar e seu pai.


Conclusão: é bom ou ruim? Bem, vale lembrar que não existe o bom e o ruim, tudo é questão de opinião. Eu, por exemplo, sou fã apaixonada de Rosa de Versalhes, amo o mangá de Ikeda, mas aprecio todas as adaptações e reconheço a importância histórica desse filme, a primeira adaptação de um mangá para o Live Action fora do Japão. Para mim, o filme é lindíssimo! Eu já assisti inúmeras vezes, meu DVD ganhei de amigo secreto na escola e foi o presente de que mais gostei de ter ganho. Portanto, recomendo que assistam e tirem suas próprias conclusões. Muito em breve trago uma resenha bem completa desse belíssimo Live Action.
 



E hoje é o último dia do mês, julho já está batendo na porta, mês do aniversário do blog, que completa três anos no ar, então teremos posts comemorativos de sobra. Julho também é aniversário da queda da bastilha e esse ano teremos muitas surpresas por aqui, incluindo um super post de duas ou mais partes onde falarei sobre a data, a importância dessa data para a obra máxima de Riyoko Ikeda, vídeos, algumas de minhas fanarts entre outras surpresas, portanto fiquem ligados.

 


 


 






 



 
Finalizo com o trailer original de cinema dessa maravilhosa adaptação do clássico Rosa de Versalhes:



Espero que tenham gostado!

 Espero que tenham gostado ainda hoje tem mais.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 



 
 
 
 








sábado, 29 de junho de 2024

Colaboração da Rosa de Versalhes com o Jogo de Quebra Cabeças Pokopan Town da LINE Yahoo.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!



 O Pr Times trouxe a informação de que a empresa A LINE Yahoo Japan Corporation iniciou ontem, dia 28 de junho, uma colaboração com A Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), que seguirá até o dia 22 de julho de 2024. Segundo informado, os personagens clássicos de Riyoko, Ikeda, Oscar, André, Maria Antonieta, Rosalie e Conde Fersen apareceram no jogo"LINE Pokopan Town" (iPhone e Android compatível/gratuito), um jogo de quebra-cabeças, onde o objetivo é construir e decorar uma cidade. 




A participação de Oscar André e os demais personagens será por tempo limitado. Durante o período, estará disponível uma decoração original comemorativa da colaboração com Lady Oscar”. Temos um total de 13 tipos de decorações ao ar livre com um motivo rosa de Versalhes, 6 tipos de decorações de estação e 3 tipos de decorações de área de lazer com os personagens de Ikeda.  Para encontrar os personagens, é preciso obter decorações originais de colaboração,vencendo desafios e participando dos eventos.





Baixei o jogo, em breve estarei abrindo outro post só para mostrar como funciona e os detalhes dessa colaboração super fofa. O design dos personagens lembra um pouco Berubara Kids, Oscar, André e os demais personagens estão lindinhos, com certeza, atrairão a atenção dos fãs da Rosa de Versalhes. E para quem não sabe, já tivemos outras colaborações com o Line, inclusive já comentei todas elas aqui no blog. Para quem quiser baixar, fica a dica, é preciso ter instalado o mensageiro LINE e estar logado em sua conta. O jogo e o mensageiro estão disponíveis gratuitamente na Apple Store e Play Store.



Espero que tenham gostado! Daqui a pouco tem mais!^^

 


 


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Takarazuka Revue Lança Box Comemorativo Dos 50 anos da Rosa de Versalhes.


Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!



  Acaba de chegar outra notícia do Takarazuka, vinda direto do Comic Natalie. Berusaiyu no Bara (ベルサイユのばら) ou A Rosa de Versalhes, a famosa peça que salvou o teatro feminino da decadência, assim que estreou em 1974, logo depois do encerramento do mangá de Riyoko Ikeda no auge do sucesso, está comemorando 50 anos. E entre as celebrações de meio século da Rosa de Versalhes na Companhia, está sendo lançado hoje, dia 28 de junho, pela Takarazuka Creative Arts um BOX, chamado ベルサイユのばらLa Selection -衣装デザイン図録&Blu-ray-) e trará um Blu-ray com um resumo de cenas famosas das apresentações do Takarazuka Grand Theatre de "A Rosa de Versalhes" nos últimos 50 anos, e um catálogo de 96  desenhos dos figurinos de palco.  Trata-se de uma edição para colecionadores, ao preço de 22.000 ienes, o equivalente a 752,04 Reais na cotação atual, sem contar frete e impostos. O box já está à venda no Japão nas lojas Quatre Rêve e Quatre Rêve online. Os primeiros compradores que estiverem nas lojas receberão uma sacola de brinde.


No Comic Natalie também temos a informação de que O Blu-ray tem aproximadamente três horas e 20 minutos de duração e inclui cenas famosas de 15 produções desde a primeira apresentação de 1974 até 2014, com as cenas mais famosas, além das memoráveis músicas clássicas como Ai areba koso, uma das canções mais queridas das apresentações de Rosa de Versalhes.

 




 Além disso, o livro de arte original "Costume Design Catalogue" contém 100 páginas de desenhos dos figurinos de 24 personagens, incluindo Maria Antonieta, Oscar, André, Fersen, Girodelle, Alain, Bernard e Rosalie.


 


 

Também foi lançado um vídeo promocional mostrando um pouco esse belíssimo Box, lançado especialmente para comemorar o 50º aniversário da primeira apresentação da Rosa de Versalhes do Takarazuka Revue que é esse logo abaixo:


 

Não sei como, mas preciso comprar para minha coleção, afinal, trata-se de um material comemorativo de meio século da Rosa de Versalhes e esse tipo de coisa costuma ser muito procurado e acaba se tornando difícil de encontrar.


Enfim, esse foi o primeiro blog brasileiro a trazer a informação sobre o lançamento desse Box da Takarazuka.


Espero que tenham gostado! Daqui a pouco tem mais!^^

 

Um bom final de semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.

 


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.