Letreiro com titúlo de postagens

terça-feira, 4 de junho de 2024

Adeus, meu Príncipe: Em 4 de junho de 1789, há exatos 235 anos, falecia Louis Joseph, Delfim da França, o primeiro filho homem de Louis XVI e Maria Antonieta, um acontecimento histórico mostrado em Rosa de Versalhes.

 

Olá,queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!

 


Em 4 de junho de 1789, há exatos 235 anos, Louis Joseph, Delfim da França, o primeiro filho homem de Louis XVI e Maria Antonieta, o tão esperado herdeiro da coroa, cujo nascimento trouxe grande alegria ao povo da França, falecia de tuberculose aos sete anos. Um acontecimento histórico triste e comovente, abordado em Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), por isso resolvi abrir esse post em homenagem ao jovem príncipe. Tanto no mangá de Ikeda quanto na animação, o principezinho tem um grande carinho por Oscar, a ponto de sonhar em reencarnar e casar com ela.
 




José Luis era o segundo filho de Maria Antonieta e Luís XVI, soberano francês entre 1774 e 1792. Seu nascimento trouxe grande alegria por ser o primeiro filho homem, portanto herdeiro da coroa. Seu pai, o rei Luís XVI, lhe batizou com o mesmo nome de seu irmão mais velho, Luís José Xavier de França, cuja morte na idade de 10 anos havia lhe marcado.


 



Na época, existia um rumor que dizia que Luís José não era filho do rei, mas sim de algum outro amante qualquer da rainha, que se espalhou rapidamente por periódicos satíricos que reforçavam os famosos modos disciplinantes dela. Sempre achei que, se ele não tivesse falecido ainda criança e a monarquia tivesse continuado, Louis Joseph ou José Luis teria sido um grande rei. O príncipe desde muito cedo mostrou grande inteligência e, por conta disso, seus pais se esforçaram no ensino. Luís XVI encomendou um globo destacável, mostrando as áreas terrestres e submersas e uma série de pinturas de couro de bisões e outras coisas que poderiam ampliar seus conhecimentos.
 



Infelizmente, o tão esperado herdeiro da coroa jamais chegaria a reinar.  Sua saúde era muito frágil, ele sofria febres periódicas e já aos cinco anos, começou a sentir os sintomas do mal de Pott na coluna vertebral. Para piorar toda a situação, os médicos lhe deram um diagnóstico errado, pensando que o jovem príncipe sofria de escoliose, colocaram diferentes espartilhos metálicos que produziram graves rachaduras em suas duas vértebras.  A disseminação da tuberculose é atribuída - embora não se possa verificar os dados com confiança - à sua ama de leite, Geneviève Poitrine, que desenvolveu a doença da malária após criar Luís José e seu irmão, estando já infectada sem sintomas quando começou a trabalhar. A doença prejudicou gravemente a saúde do Delfim, e assim como é mostrado em Rosa de Versalhes, faleceu no dia 4 de junho, no Castelo de Meudon, durante a convocação dos Estados Gerais de 1789.


 
 
Riyoko Ikeda, uma incrível e talentosa artista de mangás, dedicou dois anos de sua vida em uma pesquisa meticulosa sobre fatos históricos para criar Rosa de Versalhes. Mesmo com todo o realismo, a autora costura fatos históricos com uma incrível fantasia.  Tanto no mangá de Ikeda quanto na animação, o príncipe Luís José, Delfim da França, era apaixonado por Oscar, mas infelizmente era uma criança frágil e muito doente. Em um dos momentos mais doces do mangá, o príncipe confessa seu amor à heroína Oscar, pois sabia que não viveria muito tempo.
 


 
 
Nessa memorável, ele chega a falar sobre reencarnação, desejando, na próxima vida, ser forte e bonito, para enfim poder se casar com Oscar. A cena também existe no anime, é um momento comovente e doce, pois o jovem príncipe demonstra todo o carinho que sente por nossa, Oscar, mesmo sabendo que jamais poderia se casar com ela, seja pela diferença de idade ou doença. E nessa parte, existe um momento ainda mais doce, Louis Joseph chega e rouba um beijinho da nossa querida comandante, claro que tudo com a inocência de uma criança. Ikeda não comenta sobre a Tuberculose contraída pelo príncipe, porém, como disse acima, na história real, esse foi um dos problemas de saúde do garoto. 
 



No mangá, sua morte ainda é mais impactante, Ikeda representa o menino usando a imagem de um pequeno passarinho, morto por uma imensa ave escura, que mais me parece uma águia ou falcão. Oscar sofre muito com a morte do jovem príncipe e temos uma cena onde ela está chorando montada em seu cavalo, deixo as imagens logo abaixo:
 



 No Live Action de 1979, dirigido por Jacques Demy, também é mostrado o grande amor que o principezinho nutria por Oscar, porém sua morte é mostrada sem tanta importância como no anime e mangá. No anime, é possível ver a preocupação de Oscar com seu pequeno pretendente. Ela sabe que seu estado de saúde é gravíssimo e ele, apenas uma criança de sete anos. Já no mangá, Oscar chora a morte do príncipe montada em seu cavalo, um dos momentos mais emocionantes do final do mangá.:
 

 

A morte do príncipe acontece no episódio 34, deixo abaixo um trecho em italiano, encontrado no YouTube. Lembrando que o vídeo não é meu, só estou compartilhando.


Só uma coisa, isso que acabo de comentar, não é spolier do mangá ou anime sim um fato histórico. Eu apenas comentei sobre o príncipe gostar de Oscar no mangá e anime, mas nada que estraga a leitura de quem ainda não teve oportunidade de ler Rosa de Versalhes. Não comentarei coisas importantes nem estragarei o final do mangá. Rosa de Versalhes, foi publicada no Brasil em 2019 pela editora JBC em 5 volumes, recomendo a todos a leitura. Finalizo com algumas imagens do Príncipe junto a nossa loira favorita, em algumas cenas do anime e mangá.













 

Essa foi nossa homenagem ao Luís José, Delfim da França espero que tenham gostado!



Uma Ótima semana para todos vocês amigos da Lady Oscar. 
 
 

ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.