Letreiro com titúlo de postagens

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Em 20 de junho de 1791 acontecia a Fuga de Varennes, uma tentativa frustrada de fuga do rei Luís XVI e sua família, um acontecimento narrado em Rosa de Versalhes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!


 

 
 
 
Hoje é 20 de junho aniversário de uma data histórica, a chamada Fuga de Varennes, uma tentativa frustrada de fuga do rei Luís XVI e sua família, que ocorreu entre 20 a 21 de junho de 1791. Um episódio, da história da França, é cheio de significados determinantes, no curso Revolução Francesa, que está presente no anime e mangá A Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) de Riyoko Ikeda, por isso abri esse post.
Cena do anime Lady Oscar Rosa de Versalhes.
 

 
Muito bem, A chamada Fuga de Varennes, ocorreu na noite do dia 20 para o 21 de junho de 1791, uma berlinda – que era uma pequena carruagem de 4 rodas, vidraças laterais e suspensa por molas – se afastava de Paris. A bordo estavam o rei Luis XVI, a rainha Maria Antonieta e seus dois filhos, mais Madame Elisabeth, irmã do rei, e a governanta das crianças. Sim, A família real, tentou fugir de Paris com a ajuda do Conde Hans Axel von Fersen, o amante secreto da Rainha Maria Antonieta. 
 

A fuga da família real, cujos planos já eram arquitetados por certos conselheiros desde os acontecimentos de 6 de outubro de 1789, e retomados diversas vezes depois disso, o conde sueco Axel de Fersen, decide pôr em prática o conselho de Mirabeau e chegar ao quartel-general do marquês de Bouillé, em Montmedy, perto da fronteira com Luxemburgo pois ele sabia que essas tropas eram fiéis à monarquia. O Marquês de Bouillé, foi general e chefe das tropas do Meuse, Sarre e Moselle, co-organizador do plano de evasão. Porem, infelizmente a fuga dos monarcas acabou fracassando, devido a uma série de erros e imprevistos.
 


Aconteceu, que na manhã do dia seguinte 21 de junho de 1791 foi constatado o desaparecimento do rei Luís XVI e sua família por isso, foi dado o alerta geral e o marquês de La Fayette, que era o comandante da Guarda Nacional, e ele despachou as mensagens em todas as direções ordenando a prisão dos fugitivos. La Fayette havia proibido qualquer manifestação de apoio ou de ódio. Porem, Quando a carruagem real retorna às Tulherias, o ódio da multidão explode. E por Pouco Maria Antonieta não foi estrangulada. O duque d’Aiguillon e Louis-Marie de Noailles salvaram a rainha na hora. A volta para as Tulherias iria, na verdade, selar o destino trágico da família real. A submissão de Luís XVI à Constituição e seu juramento de fidelidade, proferido em 14 de setembro, teriam pouco peso frente a suas supostas traições, sendo esta fuga seu símbolo inquestionável.  Fontes de pesquisa, Wikipédia.
 

A Fuga de Varennes em Rosa de Versalhes.

 

No clássico Mangá Rosa de Versalhes, Riyoko Ikeda, narra o acontecimento histórico, de uma forma bastante exaustiva, O pai de Oscar o General Jarjayes está envolvido no plano de fuga. Maria Antonieta tinha a chance de fugir, mas a rainha se recusa, a abandonar os filhos. E também é mostrado a despedida de Antonieta e Conde Fersen que é muito linda e romântica apesar de triste. No mangá o fim da Monarquia, acontece, de maneira corrida, porque Ikeda, foi forçada a terminar o mangá em apenas 10 dias, como podem fazer isso com a autora que na época tinha apenas 24 anos? Então vemos, A família real sendo capturada, Maria Antonieta é covardemente atacada e muito ofendida e devido a todo esse grande estresse, vivido pela rainha, seus lindos cabelos loiros, acabaram completamente brancos.
 

 
Após isso, Fersen, não desiste de salvar sua amada Antonieta ele está em Paris, claro que usando um disfarce, para não ser reconhecido, e consegue entrar nas Tulherias. Temos mais uma chance para o rei Luís XVI, que novamente recusa já que ele parece se posicionar com um rei dizendo que tem um compromisso com o estado e também com seu povo. Maria Antonieta também não fugirá e como sabemos o rei é morto na guilhotina. Maria Antonieta agora com seus cabelos brancos recebe os cuidados de Rosalie e por fim ela também acaba morta na guilhotina. Mais Tarde Fersen acaba morto ele é que tem uma das piores mortes, acaba linchado pela população. Já no anime, tudo é muito conciso, mas eficaz, e também há uma cena comovente da despedida entre Maria Antonieta e o conde que Também é linda e cheia de romance. E claro que assim como no mangá Antonieta terminará na cadeia recebendo os cuidados de Rosalie e também termina guilhotinada. No Live action, Lady Oscar, infelizmente não vemos Antonieta terminar na Guilhotina.

 

Enfim, existe um filme que conta a história da tentativa de Fuga de Luís XVI deixo logo abaixo para quem gosta da história da França, ainda farei uma resenha dele compando os acontecimentos com Rosa de Versalhes:
 


 
 
E finalizo com algumas imagens da Fuga de Varennes no anime e mangá Rosa de Versalhes.








Enfim, algumas imagens que usei nesse post são do site da minha querida amiga Elenna Romaello, Talvez mais tarde traga um vídeo comentando um pouco sobre esse trágico evento que marca o fim da Monarquia Francesa. Hoje também é aniversário da morte do Conde Fersen, fiz um post comentando. Para quem quiser ler, basta clicar no link. Achou muita coisa? Espera para ver o post de 14 de julho que terá duas partes, e mais algumas e muito mais.





 
 
 
 
 
E por Falar em Rosa de Versalhes, ontem mesmo encomendei uma belíssima Peça dos nossos heroís feita por uma Incrível artesã e muito em breve estarei mostrando algumas imagens divulgadas por ela com seu incrível trabalho, fiquem ligados.
 
Espero que tenham gostado!
 
 
 

Espero que tenham gostado!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.