Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 2 de junho de 2024

Autobiografia do Meu Coração: Yuri Haruna, a primeira atriz a interpretar Oscar no palco do Takarazuka Revue, fala sobre os 50 anos da primeira peça da Rosa de Versalhes. (Artigo Traduzido).

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!




  Esse ano, a primeira peça da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) no teatro feminino japonês Takarazuka está completando 50 anos e, entre as inúmeras comemorações de meio século da trajetória da peça baseada no mangá homônimo de Riyoko Ikeda, entre elas as apresentações das lendárias atrizes do passado, está sendo realizadas no Japão. E hoje vi que o site japonês Kobe trouxe uma pequena, porém belíssima autobiografia da ex-estrela da Takarazuka, Yuri Haruna, a primeira atriz a interpretar Oscar, a heroína da revolução francesa. Fala sobre Takarazuka e Rosa de Versalhes, é do interesse dos leitores do blog, então resolvi traduzir, se houver erro, depois estarei corrigindo com o orientador do Kumon. O artigo original encontra-se no link acima e não tem muitas imagens, então usei as que lá estavam e adicionei outras para ilustrar o post. Segue abaixo a tradução..

 Autobiografia do Meu Coração: Yuri Haruna,  Os 50 anos da Rosa de Versalhes, uma das Obras mais Importantes, me conecta com Takarazuka. (Artigo Traduzido).

 Eu sou Yuri Haruna, ex-integrante do Takarazuka Revue. Ela interpretou a primeira Oscar no maior sucesso do Takarazuka, A Rosa de Versalhes, e seu destino mudou radicalmente depois disso. Este ano marca o 110º aniversário do Takarazuka Revue e o 50º aniversário da primeira apresentação de A Rosa de Versalhes. Passou rápido - 50 anos.  Muita coisa aconteceu, mas pareceu muito tempo, mas passou num piscar de olhos.

 




O maior sucesso de Takarazuka, "A Rosa de Versalhes", também conhecido como "Berubara", e seu destino mudou drasticamente depois disso. Este ano marca o 110º aniversário da fundação da Takarazuka Revue e o 50º aniversário da estreia de A Rosa de Versalhes. É cedo, não é? 50 anos. Havia muitas coisas, mas parecia muito tempo, mas passou rápido.

Para mim, juntar-me a Takarazuka estava destinado antes mesmo de eu nascer, e "A Rosa de Versalhes" foi um encontro ainda mais fatídico.

 
A obra original de Riyoko Ikeda, que retrata a vida de Maria Antonieta, a trágica rainha desaparecida durante a Revolução Francesa, era muito popular na época, mas como o shoujo mangá não tinha a mesma popularidade que tem agora, foi adaptado para uma peça teatral em Takarazuka. E quando foi anunciado que o Takarazuka iria adaptá-lo para o palco, houve um grande alvoroço.

 

Takarazuka Rosa de Versalhes 1974



Em Takarazuka, eles chamaram de  Drama em vez de mangá, mas os fãs de Takarazuka reclamaram: “Não posso acreditar que um mangá foi adaptado para uma peça de teatro”, e os fãs da obra original argumentaram: “Uma pessoa real”. Não pode ser o personagem principal de um mangá.'', houve críticas mistas.






Foi decidido que a peça seria apresentada pela trupe Tsukigumi à qual eu pertencia, e eu fui escalada para interpretar Oscar, a Bela Mulher em roupas masculinas, a capitã da Guarda Imperial, que protege Maria Antonieta, a personagem fictícia mais popular da obra original. Fiquei assustado quando recebi cartas cheias de navalhas de fãs da obra original, dizendo que a imagem seria destruída, mas com os diretores Kazuo Hasegawa e Shinji Ueda e outros funcionários, passamos por muitas tentativas e erros para encontrar uma maneira de uma pessoa real expressar o Oscar sem destruir a imagem da obra original.


A Rosa de Versalhes  Takarazuka1974




A parte mais difícil foi a peruca loira. Foi uma época em que não tínhamos a tecnologia atual, então já era difícil. Ainda vou contar mais sobre isso em detalhes, mas minha vida em Takarazuka mudou completamente quando interpretei Oscar. Naquela época, eu estava apenas tentando o meu melhor para realizar o que estava diante de mim, mas graças a vocês, recebi muitos comentários positivos e pude interpretar André no ano seguinte (1975).


As apresentações subsequentes da turnê nacional foram inundadas de fãs apaixonados e até se tornaram um fenômeno social chamado "Boom Berubara". Foi apresentada diversas vezes desde que deixei o grupo e hoje é uma das apresentações mais representativas de Takarazuka

Fui convidado para dar aulas de atuação em cada uma das apresentações e estou ensinando os segredos de Hasegawa Sensei aos membros mais jovens da trupe. Nos últimos 50 anos, esse trabalho tem sido um elo importante entre mim e o Takarazuka.

 No último outono, ficamos tristes com a morte de um membro do Takarazuka Revue, o que causou preocupação a todos. Gostaria de compartilhar meu amor por Takarazuka desde a minha criação até agora, acreditando que meu antigo lar levará essa questão a sério e seguirá em frente de uma maneira nova e positiva.





Yuri Haruna nasceu em 1945 na atual cidade de Mita. Em 1963, ele se juntou à Takarazuka Revue como membro da 49ª classe e se apresentou pela primeira vez. No ano seguinte, ela foi designada para Tsukigumi. Em 1973, ele se tornou uma grande estrela e, em 1974, interpretou Oscar, uma bela mulher vestido de homem, na estreia de "A Rosa de Versalhes" Ele atuou em muitos papéis masculinos importantes, incluindo Rhett Butler em E o Vento Levou e Hikaru Genji em O Conto de Genji, e deixou a trupe em 1988 para se tornar ator e cantor.


 












Espero que tenham gostado! Ainda hoje tem mais. Um ótimo Domingo amigos da Lady Oscar.

ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 


 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.