Letreiro com titúlo de postagens

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Uma "sopa com apenas alguns pedaços de vegetais", mas com uma grande importância para Rosa de Versalhes, está sendo vendida no cardápio do Maxell Aqua Park Shinagawa: Comentando sobre uma das cenas memoráveis do clássico de Riyoko Ikeda.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 


 

Estamos nos últimos dias do evento da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) com o famoso parque aquático japonês, Maxell Aqua Park Shinagawa, em Tokyo.Aqui está a página oficial do evento que foi aberto em 25 de abril e seguirá até o próximo 30 de junho. O evento conta com um café colaborativo, com comidinhas e sobremesas inspiradas em Rosa de Versalhes, porém, pelo que parece, o que tem chamado mesmo atenção dos visitantes é justamente uma das opções mais simples do cardápio: um copo de sopa com pequenos pedaços de vegetais acompanhada com apenas um pedaço de pão..




Pois bem, restando poucos dias para o encerramento da colaboração, minha seguidora, Aurora, me mostrou um artigo recentemente publicado no site youpouch que comenta sobre a tal sopa  rala de vegetais, e como ela conheceu a série de Ikeda devido a esse blog, me perguntou o porquê de tanta repercussão sobre a tal sopa que está sendo vendida durante o evento, então decidi abrir esse post, para comentar um pouco sobre uma parte importante do mangá onde aparece a famosa sopa, que está dando o que falar durante o evento.

 




Primeiramente, para quem leu Rosa de Versalhes e acompanhou a animação, sabe bem que essa sopa aparece em um dos momentos mais importantes da história, já que funciona como um abrir de olhos para Oscar, que começa ter noção da situação da qual a classe trabalhadora da França está vivenciando, os mais pobres estão sofrendo com a miséria e pobreza algo que ela acaba percebendo com um prato de sopa oferecido por Rosalie e a mesma que inspirou a sopinha que está sendo comercializada no café do evento no Parque aquático.

 
 

A famosa sopinha aparece em um dos episódios memoráveis ​​ da Rosa de Versalhes, quando Oscar é resgatado pela doce Rosalie. É nessa cena que oferecem à heroína uma sopa bem simples com apenas alguns vegetais e Oscar fica chocada com a sopa rala que ela comia. A cena também existe na animação.




Em entrevista, a autora Riyoko Ikeda explica que sentiu que era hora de mostrar a Oscar o que havia de errado com a família real, então ela decidiu criar uma cena, onde a heroína pudesse ver com seus próprios olhos a vida das pessoas comuns. E justamente nessa memorável cena, que a comandante começa a entender o quanto os plebeus estão sofrendo com a fome e a miséria. A sopa rala com apenas pequenos pedaços de vegetais era o que eles tinham para lhe oferecer, já que a situação da França ia de mal a pior.



Ikeda também explica que muitos acreditavam que tudo era culpa das extravagâncias da rainha Maria Antonieta que fizeram com que as finanças se deteriorassem, porém, já na época do reinado de Luís XIV, ela estava em declínio financeiro devido à construção excessiva do palácio e à guerra. 

 


E a partir dessa cena, Oscar começa ter noção de tudo que está acontecendo com o sofrido povo da França. Oscar começa a sentir empatia ao perceber a situação daquela gente que vive em um mundo totalmente diferente do seu. Durante uma discussão no grupo do Facebook, minha amiga Regiane perguntou se o motivo de Oscar sentir empatia pelos plebeus, ao experimentar a tal sopa, foi por ela ter como fiel companheiro André, uma pessoa pobre, que sempre esteve ao seu lado desde a infância.  Ikeda já tinha em mente desde o início da história que Oscar terminaria apaixonada por André, então fez com que ela começasse a entender o sofrimento dos plebeus?




E não, Ikeda já confirmou em entrevista que no início não pensou em Oscar, apaixonada por André. Entretanto, Rosa de Versalhes, desde o início de sua serialização, tornou-se um fenômeno cultural e André ganhou o coração das leitoras, que começaram a enxergar o rapaz cada vez mais como um homem ideal para as mulheres da época. Ikeda sempre deixou claro que A Rosa de Versalhes foi escrita para meninas (público alvo da revista Margaret), mas que também conquistou mulheres adultas que começaram a lhe enviar cartas dizendo: "Eu também quero um André" Então Ikeda começou a perceber que André era popular, então no final fez com que Oscar terminasse apaixonada e se declarasse para seu melhor amigo, que sempre a amou em segredo.

Mas sua experiência com a tal sopa nada teve a ver com André, a intenção da autora era que Oscar pudesse pela primeira vez enxergar a vida de um povo que vivia em um mundo completamente diferente do seu. A personagem é caridosa, tem um forte senso de justiça, então começa a entender o lado do povo da França que sofre com toda essa miséria, justamente nessa cena com a pobre Rosalie que tem apenas essa humilde refeição para lhe oferecer.




Portanto, a sopa oferecida no café colaborativo do parque aquático é rala e simples, justamente por ser a reprodução fiel da sopa que Oscar provou com Rosali e que lhe fez sentir vergonha por ser uma nobre e não ter a mínima noção de todo o sofrimento dos menos afortunados.  Um simples copo de sopa, "É rala, simples, só um pouquinho de verdura, mas que contem um grande significado e faz referências a uma das mais memoráveis cenas de Rosa de Versalhes.



O produto em si é muito simples, a sopinha é servida em um copo com ilustrações do mangá Rosa de Versalhes, acompanha apenas uma fatia fina de pedaço de pão. Quem provou disse que, à primeira vista, eu nem conseguia ver os vegetais. Mas a intenção é justamente essa, para que você tenha a mesma experiência de Oscar. E apesar da simplicidade, o produto não custa 750 ienes, o equivalente a 25,34 Reais.O evento da Rosa de Versalhes terminará em 30 de junho de 2024.


Espero que tenham gostado!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.