Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!
Em 20 de junho de 1810, Hans Áxel von Fersen, conhecido também como Áxel von Fersen, o Jovem ou ainda Áxel de Fersen, o suposto grande amor de Maria Antonieta, foi linchado pela multidão em Estocolmo durante o funeral do príncipe Cristiano Augusto, Duque de Augustemburgo, a quem ele era suspeito de ter matado. Um acontecimento histórico mostrado no mangá Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら). Riyoko Ikeda encerra o mangá com a morte do conde Fersen. Não temos o famoso epílogo como acontece na animação, o mangá se fecha com a morte de Fersen logo após Antonieta ser guilhotinada. Ikeda volta a falar de Fersen no capítulo final do Gaiden The Stories about Rosalie, enquanto no anime seu trágico final é comentado na intervenção do narrador final.
A Morte de Fersen fecha o Mangá Rosa de Versalhes. |
Mas o que de fato acontece?
O amor de Fersen e Maria Antonieta em Rosa de Versalhes.
Na história verdadeira, O conde Fersen, que havia se tornado um homem frio e muito reacionário após o trágico destino da Rainha Maria Antonieta guilhotinada durante a Revolução Francesa, Fersen teve um triste fim. Para explicar melhor, em 1809, Gustavo IV foi banido por um golpe de estado militar, Fersen não tomou partido, porém, todos suspeitam de sua simpatia pelo príncipe Gustavo, filho de Gustavo IV. Em 1810, Cristiano Augusto, Duque de Augustemburgo, foi eleito príncipe herdeiro da Suécia, mas infelizmente acabou falecendo logo em seguida. Dai começaram os problemas para o Conde Fersen. Havia rumores que apontavam o conde sueco como criminoso e o acusaram de envenenar o príncipe Cristiano Augusto. Em 20 de junho de 1810, em virtude de suas funções de riksmarskalk, Fersen foi encarregado de escoltar o corpo do príncipe por Estocolmo. Mas ocorreu um distúrbio e Hans Axel von Fersen foi morto, apedrejado e pisoteado pela furiosa multidão. O pior mesmo é que tudo ocorreu na presença de inúmeras tropas que não fizeram absolutamente nada para impedir. A morte do grande amor de Maria Antonieta é considerada como tendo sido provavelmente uma manobra de Carlos XIII para desembaraçar-se de um dos líderes gustavianos.
Pintura retrata a morte de Hans Áxel von Fersen. |
Curiosidade :
O Conde de Creutz, embaixador da Suécia, escreve sobre ele ao Rei Gustavo III:
De todos os suecos que estiveram por aqui durante minha época, foi o melhor acolhido pela alta roda. Foi extremamente bem tratado dentro da família real. Seria impossível ter postura mais séria e mais decente que a que teve. Com sua bela figura e espírito, não poderia deixar de ter sucesso na sociedade, o que fez completamente.
Tudo bem, que as mortes de Maria Antonieta e seu marido Luís XVI foram terríveis, mas considero a morte de Fersen pior e mais cruel. Ficam aqui então, mais algumas imagens do conde sueco em Rosa de Versalhes como uma forma de homenageá-lo nesse 20 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.