Letreiro com titúlo de postagens

terça-feira, 4 de junho de 2024

Comentando sobre a morte do príncipe Louis Joseph o primeiro filho homem da rainha consorte com Luís XVI.

 

Olá,queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!

 

 

 Hoje é 4 de junho, aniversário da morte do príncipe Louis Joseph ou José Luis, o primeiro filho homem da rainha consorte com Luís XVI. Para quem não leu, ainda cedo fiz um post em homenagem ao principezinho. Pois bem, uma seguidora me enviou uma mensagem, sugerindo uma explicação mais detalhada da morte do filho de Maria Antonieta, que conforme explicado no post anterior, foi uma criança de saúde muito frágil e que infelizmente foi vítima de uma doença fatal, que inicialmente, foi meio que ignorada pelos pais. Riyoko Ikeda mostrou a morte do Príncipe em Rosa de Versalhes e na história é algo que entristece muito nossa heroína Oscar, a dama do cavalo branco, que o menino nutria um grande amor.




Antes de tudo, é importante dizer que Maria Antonieta foi uma mãe amorosa e não negligenciou o filho. Porém, naquela época, em meados de 1780, a expectativa de vida na Europa era consideravelmente baixa. Quase qualquer doença era um problema. Durante o reinado de Luís XVI, a maioria vivia um pouco mais de 50 anos.




Mas o fato é que o menino, nascido em 22 de outubro de 1781, trouxe uma grande alegria ao povo e ao Rei Luís XVI por finalmente contar com um sucessor para seu trono. O irmão do rei, o conde de Provence, ficou frustrado com o nascimento do sobrinho.  Afinal, aquele menino arruinou suas esperanças de ser coroado rei da França. Mas ninguém esperava que o herdeiro jamais chegaria a ser rei, pois  mesmo com todo o luxo do país ao seu dispor, tinha uma saúde frágil.

 





Muitos historiadores dizem que, desde muito pequeno, o príncipe Luis José se mostrou ser um menino  adorável, carinhoso e muito educado, algo próximo ao príncipe retratado por Ikeda em Rosa de Versalhes. Ele também foi uma criança muito inteligente para sua idade e ficava sob os cuidados de Yolande de Polastron, a duquesa de Polignac, uma das piores vilãs na Série de Ikeda.  Como Maria Antonieta estava sempre ocupada com outros assuntos,  ele foi amamentado por Geneviève Poitrine, uma ama de leite que,  mais tarde, foi acusada de transmitir tuberculose ao menino enquanto dava de mamar.  Uma das causas da morte do pequeno Luis José  de fato foi a tuberculose, uma doença que levou muitos na época, por ser difícil de curar já que não havia antibióticos.

 





Foi em  abril de 1784, quando o menino tinha apenas três anos, que os problemas de saúde deram sinais. No meio de uma tarde, Luis José começou a sentir repentinamente uma febre alta e preocupante.
Maria Antonieta e Luís XVI  estavam preocupados com a criança e  decidiram enviar o filho para o Château de La Muette. Na época, era dito que o ar do local era composto por propriedades curativas, que tratariam da saúde de Luís José.




O herdeiro do trono passou cerca de um ano no palácio com seus pais, sendo submetido a um tratamento que induziu artificialmente sua imunidade contra a varíola.  E nesse mesmo ano, Maria Antonieta, deu à luz ao seu terceiro filho, que seria chamado Luís XVII, após a morte precoce do irmão mais velho.

 Ao mesmo tempo, em que o novo herdeiro assumia seu posto na linha de sucessão, a saúde de Luís José parecia estar piorando, sua saúde estava cada vez mais comprometida.

Aos cinco anos, a situação de Luiz José já estava crítica, o gentil príncipe voltou a sentir as febres intensas,  só que dessa vez a enfermidade foi desconsiderada pela família. E só mais tarde,
a condição que  acreditavam ser uma febre, insistente, foi levada a sério, e se desdobrou para uma tuberculose.

Esses foram os primeiros sinais de que algo não ia bem com a saúde do menino, que foram ignorados pelos nobres. Sua situação só piorou, sem um tratamento específico. Em 1786, a educação de Luís José foi entregue aos homens, em uma cerimônia tradicional.




Chegou janeiro de 1788, e sua doença, a tuberculose, havia  progredido consideravelmente e as febres estavam cada vez mais frequentes. A saúde do menino só piorou e esse era o começo do seu triste fim. Luís José faleceu  ainda novinho, com 7 anos, em 4 de junho de 1789, há exatos 235 anos, deixando toda a França em luto.

 

 



Uma seguidora chegou a dizer que amava o anime Lady Oscar e que a morte do filho de Maria Antonieta a traumatizou quando criança. Entretanto, vale ressaltar que Ikeda tinha de retratar a morte do menino, já que Rosa de Versalhes conta a história de Maria Antonieta, costurada com uma fantasia, e a morte de Luiz José é um fato histórico e não algo do mangá.

Infelizmente, durante o terror da Revolução Francesa, o túmulo do menino foi profanado por ordem da Convenção Nacional.

Fonte Aventuras na História e Winkipédia.




Enfim, é isso, espero que tenham gostado Deixo abaixo mais algumas imagens do mangá com a morte do príncipe:







Algumas imagens desse post vieram do site Lady Oscar 40 Anni de minha querida amiga Elena Romanello.

Essa foi nossa homenagem ao Luís José, Delfim da França espero que tenham gostado!



Uma Ótima semana para todos vocês amigos da Lady Oscar. 
 
 

ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.