Letreiro com titúlo de postagens

quarta-feira, 12 de junho de 2024

12 de junho Dia dos namorados: Especial O amor quase impossível de Oscar e André. 💙 🤍 ❤️

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar Sejam Bem Vindos!



 

Hoje é 12 de junho, Dia dos Namorados no Brasil. Segundo o Calendarr, essa é a data em que os casais aproveitam para celebrar sua união e agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo. E como aqui é um blog especializado na série Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら),vamos falar sobre a história de amor quase impossível de Oscar e André? 💘
 
 


Antes de começarmos a falar do casal mais amado da série de Ikeda, é importante explicar que uma das partes mais consideráveis do sucesso de Rosa de Versalhes é como a autora fala sobre os papéis de gênero. Rosa de Versalhes se passa no século XVIII, antes e durante a Revolução Francesa, e nessa época, seria impossível uma mulher militar, comandando a guarda real. Oscar foi criada como um homem, desse modo ela passou a se vestir e se portar como um rapaz para um dia ocupar o lugar de seu pai.




No próprio mangá, existem pessoas que ficam admiradas ao saber que, apesar do nome masculino, Oscar é uma moça. A própria Maria Antonieta parece fascinada ao saber que a capitã da Guarda Real era uma mulher. Existem moças na corte que a admiram, pois mesmo sendo mulher, sua figura é masculina e, com isso, alguns acabam achando que Oscar perdeu sua feminilidade, mas estão enganados. Ikeda faz questão de mostrar aos leitores que a jovem está apaixonada por um nobre rapaz.

 Oscar, que sempre viveu como um homem, em determinado momento da História conhecerá o jovem conde sueco Hans Áxel von Fersen, que chega à França e conhece a jovem Maria Antonieta durante um baile de máscaras. Os dois se apaixonam à primeira vista, porém esse encontro não só mexe com o coração da Rainha, mas também sua guarda. Oscar começa a despertar interesses amorosos pelo rapaz.
 
 



Dai entra a questão do amor.  Oscar está atormentada por estar apaixonada, ela, que sempre viveu como um homem, jamais usou um espartilho ou vestido, pela primeira vez está amando. Em uma determinada parte, ela começa a despertar esse seu lado feminino e demonstrar que está disposta a tentar conquistar o rapaz. .
 




 

Mas Oscar tem outro rapaz em sua vida a quem, a princípio, ela amava como um irmão, sem conseguir enxergar que ele, na verdade, era sua alma gêmea. Esse rapaz é o melhor amigo de Oscar e neto de sua babá, André Grandier. O rapaz é órfão, cresceu ao lado de Oscar e aprendeu as artes da esgrima e equitação junto a ela quando eram crianças.  André está secretamente apaixonado por Oscar, mas nunca diz a ela até que ambos decidem ajudar os insurgentes quando começa a Revolução Francesa. Oscar inicialmente o recusa e pede para deixá-la, mas ele teimosamente permanece ao seu lado até que, mais tarde, ela admite que o ama. Mas até Oscar confessar seu amor por André, o Rapaz sofre até demais por um amor que ele próprio considera impossível pela diferença de classe social.
 
 


 

Já a paixão de Oscar por Fersen jamais daria certo! Ikeda não ousaria fazer de um casal, já que Fersen é uma figura histórica que provavelmente, na história real, o conde foi o amante secreto da trágica rainha da França Maria Antonieta.
 

 
 
Ikeda termina essa paixão de Oscar com um baile, onde a moça pela primeira vez desperta seu lado feminino. Nessa parte da história, Antonieta já era mãe, e Oscar acredita que é possível que Fersen tenha apagado seus sentimentos pela rainha e que talvez possa ter uma chance com ele. A jovem comandante decide usar um espartilho, que limita seus movimentos e a incomoda, já que ela nunca havia usado antes. Pela primeira vez, usa um vestido luxuoso e vemos seus lindos cabelos loiros presos. Tudo isso incomoda André, ele acha um absurdo Oscar se vestir como uma mulher para dançar com os rapazes (na verdade, ela só queria uma chance com Fersen). Para André, Oscar não precisa usar um vestido, já que ele a ama do jeito que ela sempre foi.
 


 
 

Oscar dança com Fersen, ele não a reconhece, mas durante a dança ela percebe que Fersen não a ama e para ele Oscar é apenas sua melhor amiga! Desiludida, ela sai do baile em prantos e os caminhos começam a se abrir para André..








  A história de Oscar e André, conforme contada no anime e mangá, é no que me diz respeito uma HISTÓRIA DE AMOR por excelência. Sempre me lembra Romeu e Julieta, a história de um casal que viveu um amor impossível, inclusive houve uma tentativa de envenenamento na taça de vinho, o que me reforça que Ikeda pode, sim, ter se inspirado um pouco na famosa obra de william shakespeare.
 


Já li centenas de histórias de amor e diversos Shoujos mangás. Mas nada, repito, nada é igual ao amor de Oscar e André, personagens fictícios de Riyoko Ikeda. Para mim, eles são duas almas gêmeas que pensam da mesma forma.  Oscar e André são o símbolo do amor eterno e verdadeiro. Por isso, a concretização desse amor é puro como de duas almas gêmeas juntas desde a infância, compartilhando todos os momentos com respeito, doçura, amor, cumplicidade, colaboração, companheirismo, comunhão de objetivos e depois toda essa amizade evolui para o amor verdadeiro, então não há nada de errado nisso.❤️



Em minha opinião, André é muito melhor que um príncipe encantado, ele não tem status, não pertence à nobreza é um rapaz pobre de origem humilde, trabalhador, como já mencionei aqui algumas vezes, ele foi descrito como um “verdadeiro herói da classe trabalhadora”, por Helen McCarthy, mas que ama Oscar, se sacrifica por ela, já que o amor exige sacrifícios. André acaba cego por tentar salvar Oscar do cavaleiro negro e, mesmo sofrendo com a cegueira e amor não correspondido, permanece ao lado da companheira com total lealdade. 
 


 
No mangá, a tão esperada declaração de amor parte de Oscar, afinal tinha mesmo que ser da parte dela, já que André era um serviçal na mansão dos Jarjayes e sábia bem a sua posição, ele nunca seria considerado um partido para nossa heroína. A noite da tão esperada declaração de amor é maravilhosa! Os desenhos de Ikeda, para mim, são poéticos, demonstram um amor puro, um sentimento que vem desde infância. ❤️
 
 
 
 Já no anime, essa linda declaração de amor, acontece em uma floresta cercada por Pirilampos em meio a revolução francesa. Difere do mangá, sim, porem é uma cena linda e muito romântica! Entre Oscar e André existe, doçura, lealdade respeito, cumplicidade e afeto. Ikeda mostra a evolução desse amor, que começa com a amizade inocente de duas crianças, que cresceram como irmãos, mas que ao decorrer da história se transforma em amor verdadeiro.❤️


 


E para quem acha que isso não é o suficiente, porque gostaria de ver Oscar e André se casando em uma cerimônia oficial, saiba que no mangá isso pode não acontecer, porem, Ikeda oficializou, sim, esse casamento que não ocorreu no mangá original, mas aconteceu em uma história escrita e ilustrada por ela, então, sim, pode dizer sem medo que é oficial! Algo feito pelas mãos da autora da série é, sim, oficial.

 



A história do tão esperado casamento, foi escrita por Ikeda em 2014, portanto aconteceu  40 anos depois do mangá original. Trata-se de uma história de 18 páginas, como eu disse oficial, sim, porque foi escrita e ilustrada pela autora da rosa e Versalhes, lançada em dezembro de 2014 em uma edição especial da revista Zexy”. Para quem não sabe, essa é uma revista líder do segmento moda noiva e organização de eventos matrimoniais no Japão. E essa edição, acompanhava a história do casamento de Oscar e André, por isso foi extremamente disputada pelos fãs e acabou se esgotando rapidamente das bancado Japão. Como eu disse é uma história de Riyoko Ikeda então é história oficial e sim eles se casaram e para quem sonhou em ver isso acontece, pode comemorar.
 
 
 
 Na época a matéria sobre essa a história do casamento de Oscar e André, foi publicada no site Sora News, tem a tradução do artigo aqui no blog, então para quem quiser ler clique qui.
 

 


Finalizo com alguns vídeos românticos de Oscar e André, o primeiro, é claro tinha que ser com a música do grupo musical italiano I Cavalieri del Re - Lady Oscar e il Canto di Andrè (A canção de André) e também algumas imagens do casal mais amado de Rosa de Versalhes.




















 
Uma antiga Fanart de minha autoria.
 
Feliz dia dos namorados!



 

 

 

 

Feliz dia dos namorados!

Uma linda semana para todos vocês, amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.