Letreiro com titúlo de postagens

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Onomástico: Feliz dia do nome Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena nossa querida Mari Antonieta. 👸

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam bem vindos!

 



E Hoje é 13 de junho dia de Santo Antonio, por tanto, onomástico  trágica rainha da França e também uma das protagonistas de Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら). Na Itália uma das tradições mais antigas é comemorar o dia do nome, onomástico que é expressão grega que significa “do seu nome” por tanto, “santo Onomástico” significa o “Santo do seu nome”. Por exemplo: hoje é Dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares da Igreja Católica, padroeiro dos pobres e com fama de casamenteiro, portanto, é o onomástico de Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena nossa querida Mari Antonieta.
 

Onomástico de Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgos-Lorena:

 

Seu nome era Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgos-Lorena (1755-1793), ela foi uma arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França e Navarra. Antonieta nasceu no dia 2 de novembro de 1755, no palácio Hofburg, na cidade de Viena, Áustria. Com apenas 14 anos, a princesa austríaca foi enviada à França, onde se casou com Luís XVI e manteve um estilo de vida extremamente luxuosa. Maria Antonieta acabou sendo aprisionada pelos revolucionários, levada a julgamento e condenada à morte por alta traição, guilhotinada em 1793.

   Maria Antônia foi a décima quinta filha dos dezesseis filhos de Francisco I, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, e da grande Imperatriz Maria Teresa, arquiduquesa da Áustria e rainha da Hungria e da Boêmia. 

 
 
 
“A Rosa de Versalhes” foi o primeiro Shoujo mangá histórico criado no Japão, publicada originalmente em 1972 na revista semanal “Margaret”, desenhada por Riyoko Ikeda, na época com 24 anos, conta a trágica biografia da rainha Maria Antonieta e eventos que culminaram na Revolução Francesa. Ikeda, tinha em mente um mangá histórico onde Maria Antonieta fosse a protagonista da história. Rosa de Versalhes, foi inspirada na biografia Maria Antonieta, o Retrato de uma mulher Comum, do escritor austríaco, de origem Judaica, Stefan Zweig. Ikeda leu a obra de Zweig, quando ainda era uma estudante do ensino médio e se emocionou com a forma que o escritor retratou a história dessa menina que casou ainda criança com apenas 14 anos.  Portanto, originalmente a Rosa do título se refere a Maria Antonieta, porem como sabemos, foi Oscar a guarda da rainha, uma personagem fictícia, criada por Ikeda, que ganhou o coração dos leitores e veio a se tornar a Rosa do título. 
 
 


  Essa obra, misturando história, drama, ação, tramas complexas e romance, Rosa de Versalhes tornou-se um grande sucesso entre meninas de 8 a 15 anos (público alvo da “Margaret”) e também entre adultos.


A Obra máxima de Maria Antonieta fez tanto sucesso, que acabou gerando um enorme interesse pela história de Maria Antonieta e também pelo rococó e cultura setecentista francesa. Para se ter uma ideia, o Japão tornou-se o país que mais realiza exposições sobre esse tema fora da França. E o sucesso de Rosa de Versalhes abriu caminho para que outros artistas de mangá criassem histórias baseadas na trágica Rainha da França.
 



Na Itália em Milão, está sendo realizada uma grande exposição comemorativa aos 45 anos da Animação Rosa de Versalhes e temos uma área com painéis totalmente dedicada à Maria Antonieta, a última rainha da França, que hoje comemora seu Onomástico. As imagens abaixo vieram do site de minha querida amiga Elena Romanelli, o Lady Oscar 40 anni, e mostram um pouco sobre Maria Antonieta na exposição.









 

Enfim, finalizo com um vídeo e algumas imagens de Maria Antonieta, do anime e do mangá. Feliz dia do nome para Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena.

  
 
 
 
 

















 
 
 
 
 
 

 
 
Espero que tenham gostado! 




ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.