Letreiro com titúlo de postagens

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

A Vida que Eu Desenhei com Oscar. Entrevista com Riyoko Ikeda sobre o 50º aniversário da Rosa de Versalhes.

 Olá,queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!


 

 

 Há poucas, horas, o Jornal Sankei, trouxe mais uma entrevista com Riyoko Ikeda, a autora da Rosa de Versalhes ベルサイユのばら)  comenta sobre os 50 anos de sua obra mais famosa. Eu traduzi o  com as mesmas imagens do original, e deixarei para comentar alguma coisa no final do post. Desde já peço desculpas por Possíveis erros na tradução.

 



 

"Cinquenta anos se passaram em um piscar de olhos. Eu nunca pensei que conseguiria continuar trabalhando até este ano."

Em 1972, o mesmo trabalho começou a ser publicado na revista de mangá para meninas "Weekly Margaret". Ambientado na Revolução Francesa, é um magnífico romance histórico que se desenrola em torno de Oscar, uma bela mulher, criada como soldado, e a trágica rainha Maria Antonieta.
 
 
Tudo começou quando Ikeda leu a biografia de Stefan Zweig, Maria Antonieta, quando ela estava no liceu. “Fiquei emocionado com a visão de uma garota inocente se transformando em um grande ser humano que soube que um dia a queria retratar de alguma forma".

Após construir a sua carreira como artista de manga, ela teve finalmente a oportunidade de trabalhar numa série completa. No entanto, naquela época, a sabedoria convencional era que os Shoujos mangás históricos não vendiam em quadrinhos para meninas.
As pessoas diziam: "Não há forma de as mulheres e as crianças poderem compreender a história. Eu vou tentar acertar! Mas isso foi apenas um argumento de venda", diz ele, rindo.
 



Como manter as crianças interessadas, não poupei esforços. Naquela época, não era uma época em que você poderia facilmente ir para o exterior. Ele frequentava livrarias de segunda mão e salas de referência de editoras, e lia os materiais tão minuciosamente que até aprendeu a cortar roupas íntimas no século XVIII. O nascimento de "Oscar" é um deles. "Só o que está escrito nos livros não é interessante. Eu queria uma personagem que tornasse a história interessante e atraísse as crianças, por isso criei a Oscar".
O modelo de Oscar era um cabo da Guarda Francesa chamado Pierre Houlin, que lutou ao lado do povo na Revolução Francesa. "Sou mulher, por isso não sabia como era para um homem levantar-se de manhã e barbear-se... Por isso a fiz uma mulher".
 
 
 

 
 
A exposição Rosa de Versalhes para comemorar o 50º aniversário do nascimento da série. A exposição apresenta aproximadamente 180 desenhos originais da época da serialização, bem como Takarazuka Revue e versões de animação televisiva de The Rose of Versailles. Local de Tóquio: Tokyo City View (52F, Roppongi Hills Mori Tower) até 20 de novembro. Local de Osaka: Galeria Hankyu Umeda, Loja Principal Hankyu Umeda, 9º andar, de 30 de novembro a 12 de dezembro. Até 12 de dezembro. Outros locais a serem anunciados no site oficial assim que forem decididos.




 
Enfim, essa foi a tradução do artigo, agora vamos aos comentários. Nessa entrevista, Ikeda torna a dizer que Lady Oscar foi inspirada em um soldado da Guarda Francesa chamado Pierre Houlin, que lutou ao lado do povo durante a Revolução Francesa. Algumas pessoas já disseram que isso eram informações não oficiais, mas sim é oficial! Ikeda, já havia dito em outras entrevistas, que  Oscar foi baseada em Pierre Houlin que mudou de lado e foi defender o povo durante a revolução e também disse que a personalidade forte de Oscar, foi inspirada no boxeador  Mohammed Ali, cujo o verdadeiro era Cassius Marcellus Clay Jr. (Louisville, 17 de janeiro de 1942 — Scottsdale, 3 de junho de 2016). Segundo revelado por Ikeda durante a entrevista, a personalidade forte de Oscar foi inspirada no campeão Mohammed Ali, que não mudou sua crença contra a Guerra do Vietnã mesmo após ter sido despojado de suas conquistas como boxeador em fevereiro de 1966. 


 
Já a beleza de Lady Oscar  foi inspirada, no  belo menino (Björn Andresen) no filme Morte em Veneza (1971)".Björn Andresen foi considerado o menino mais bonito do mundo e segundo Riyoko Ikeda, o jovem serviu como inspiração para criar Oscar, a protagonista da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら). Björn Johan Andrésen nasceu no dia, 26 de janeiro de 1955 em Estocolmo, a capital da Suécia, o jovem ficou conhecido pelo papel de   Tadzio no filme ítalo-francês, Morte em Veneza (Morte a Venezia) de 1971 realizado pelo diretor de cinema italiano Luchino Visconti, com roteiro baseado no livro homônimo de Thomas Mann.
 

 
 

 


Todas as informações foram confirmadas por Ikeda, durante entrevistas.Outra coisa, que me chamou atenção, Ikeda volta a afirmar que criou Rosa de Versalhes para crianças! Muitos dizem, que Rosa de Versalhes é uma obra para mulheres adultas, mas Não é o que Ikeda disse nessa e em muitas outras entrevistas. Rosa de Versalhes é um Shoujo Mangá e Ikeda, mais uma vez, confirma que Lady Oscar é uma personagem criada para atrair a atenção das crianças e não de mulheres adultas! Digo isso poque algumas pessoas, ainda tem essa dúvida, mas é um mangá infanto juvenil. Claro que Rosa de Versalhes é amada por homens, mulheres, adultos e crianças, mas Ikeda, afirma que criou Oscar e  história inteira voltada para meninas com idade escolar.


 Enfim, Rosa de Versalhes, completou 50 anos, se você nunca leu e precisa de uma Sinopse,  aqui vai uma.


Em meados do século XVIII, na França, o renomado General Jarjayes recebe a notícia que será pai da sexta filha. Aflito por não conseguir ter um filho para manter o nome e o prestígio da família, decide criar sua caçula como menino, visto que nesse período somente, homens podiam suceder o cargo.

Lady Oscar, é treinada na arte da esgrima  e equitação, onde se destaca, e aos 14 anos torna-se um soldado e  alcançando o título de capitã da Guarda Real. Como seu cargo é de confiança, fica sob sua responsabilidade zelar pela proteção da Rainha Maria Antonieta.

Após o tratado de paz entre a Áustria e a França, quando Maria Antonieta se casa com o príncipe Luís XVI. Oscar passa a maioria do tempo no Palácio de Versalhes. Ela acompanha de perto, com André, seu melhor amigo (sendo apaixonado secretamente por ela), o cinismo, as festas luxuosas e o estilo de vida da Corte Real. Deixo no menu lateral do blog o link do Amazon, onde você poderá encontrar todos os volumes, da editora  JBC.

Espero que tenham gostado!


lady oscar identitàady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.