Publicado
em 1972 nas páginas da revista feminina Margaret, Versailles no Bara
(ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) ou Rosa de Versalhes, também conhecido
como Lady Oscar, é um shoujo mangá escrito e ilustrado por Riyoko Ikeda.
Rosa de Versalhes tornou-se um verdadeiro fenômeno no Japão. Originalmente rendeu 10 volumes
encadernados e vendeu milhões de cópias pelo mundo, considerado a obra
mais famosa de Riyoko Ikeda.
Em 1979, Lady Oscar ganhou um filme Live Action filmado em Versalhes, dirigido por
Jacques Demy, (Os guardas
chuvas do amor), esse filme foi a primeira adaptação de um mangá para Live action. No mesmo ano, alguns meses depois, Rosa de Versalhes, também ganhou
um anime para TV com 40 episódios. Como sabemos, o anime não fez muito sucesso no Japão, mas
foi uma verdadeira febre na Itália, por lá ficou conhecido com o título
do Live action Lady Oscar e até hoje é o anime é mais amado até mesmo
que o mangá original. Muito bem, hoje resolvi fazer um post que eu já havia prometido com 10 melhores momentos do mangá Rosa de Versalhes, então espero que gostem.
1- O Nascimento de Lady Oscar.
Sem dúvida
um dos momentos inesquecíveis do mangá Rosa de Versalhes, é o
nascimento de Oscar. Seu pai, o general Jarjayes, pai 5 meninas,
desejava ardentemente um filho homem, para seguir seus passos e fazer
desse filho o melhor general da França, e dar continuidade a tradição
militar da família Jarjayes. A criança nasceu no
dia de natal, chorando alto e forte como um menino, porem, o general recebe a notícia que era pai de mais uma menina. Desesperado e sem esperança de ter mais um filho, ele resolve batizar a sua sexta filha, com um nome
masculino, Oscar François de Jarjayes e decide criá-la como um homem, dar a ela um treinamento militar para que um dia Oscar pudesse se se tornar o melhor general da França. Esse momento é inesquecível e os desenhos de Ikeda, eram muito divertidos, eu
simplesmente amo a cara do general Jarjayes o descobrir ser pai de mais
uma menina, ele chega a dizer que os Jarjayes foram amaldiçoados, afinal ele teve 6 crianças e nenhum filho homem.Melhor mesmo é a cara da governanta Nanny quando ele diz que a
menina se chamaria Oscar.
2- Maria Antonieta,entediada com os estudos.
Rosas de Versalhes alternam momentos dramáticos com momentos cômicas. Entre as cenas mais engraçadas Temos a imperatriz Maria Teresa com dificuldades, por conta do desinteresse da princesinha em estudar. Sabemos que Maria Antonieta, estava já destinada a ser Rainha da França, porem ela se mostra uma criança, extremamente mimada, desinteressada nos estudos. A princesa parece só se dar bem em dançar, onde consegue mostrar toda sua graça e beleza. Ela também se mostra capaz de conquistar a todos com seu charme, Maria Antonieta é o tipo de criança ingênua e preguiçosa demais para lidar com seus deveres como rainha. A cena de alguma forma sugere ironicamente o epílogo dramático da jovem princesa.
3- Oscar recusa um aumento de salário.
Quando Maria Antonieta finalmente se torna Rainha, ela promove Oscar a Coronel e lhe oferece um aumento de salário. Oscar aceita a promoção, mas recusa o aumento em seu salário. Ela pede humildemente que seu salário permaneça o mesmo, já que tem em mente que a frança vem atravessando um momento econômico ruim.
4- Rosalie abraça o uniforme de Lady Oscar:
Rosalie é uma doce garota plebeia (que depois se revela filha secreta da nobre condessa de Polinac) ela tem uma vida muito difícil: quando conhece Oscar pela primeira vez, ela se oferece a ela, sem saber que é uma mulher. Após várias experiências trágicas, incluindo a morte de sua mãe adotiva, Rosalie cria um certo carinho, por Lady Oscar.Oscar torna-se a sua protetora, a educa e a trata com grande afeto. Fascinada e cheia de gratidão, Rosalie acaba encantada e por seu protetor, mas tenta manter seus sentimentos em segredo, e em uma cena icônica ela abraça o uniforme de Oscar que está pendurada em seu quarto esperando para ser usado.
5- Oscar usa um vestido pela primeira vez.
Apaixonado pelo Conde Fersen, que só tem olhos para Maria Antonieta, Oscar se ilude pensando que ela pode conquistá-lo apresentando-se a ele como uma verdadeira dama. Ela usa um vestido suntuoso que limita seus movimentos, mas que lhe cai perfeitamente, tanto que quando aparece no baile atrai a atenção de todos. Fersen a convida para dançar justamente ao notar sua semelhança com Oscar - que ele define como uma flor-de-gelo que repele os olhares dos homens. Quando percebe que nunca será correspondida, Oscar decide fugir e entra em crise, pois tem a sua primeira desilusão amorosa.
6- Surge o cavaleiro Negro uma mistura de Zorro com Robin Hood.
Um novo bandido misterioso aparece, o Cavaleiro Negro, ele invade as mansões e festas dos nobres para roubar dos ricos e dar aos pobres, assim como Robin Hood, mas vestido exatamente igual ao Zorro. Lady Oscar o persegue e para capturá-lo arma uma armadilha com a ajuda de André, que perderá um olho nessa empreitada. Quando Oscar conseguir capturar o misterioso bandido, descobrirá ser Bernard Chatelet, um jornalista jacobino amigo de Robespierre. Superando o desejo de vingança e se aproximando dos ideais iluministas, a mulher decide libertá-lo. Chatelet mais tarde se casará com Rosalie.
7- André tenta envenenar Oscar.
Quando o General Jarjayes decide que sua filha deve se casar a fim de fornecer herdeiros para a família, isso não só desagrada a Oscar, mas também perturba André, que não tem sangue nobre e não pode se oferecer como pretendente. O menino, portanto, opta por uma solução drástica: ele beberá um pouco de vinho envenenado com Oscar para poder estar com ela para sempre. Felizmente, ele volta a si e se arrepende. No anime não temos essa cena, porem no raríssimo episódio O Retrato de Uma Rosa em Chamas, exibido uma única vez no Japão, como uma espécie de um longa-metragem para TV feito para finalizar a série, temos essa cena e não difere muito do mangá.
8- A doce e inocente declaração de amor do Principezinho.
Todo mundo realmente se apaixona por Oscar, até mesmo o príncipe Louis Joseph, o herdeiro do trono que será atingido aos 7 anos por uma doença incurável. Afetuoso com a jovem soldado, sendo sempre gentil com ele e tenta distraí-lo levando-o a cavalo, ele declara seu amor a ela, dá-lhe um beijo e, sentindo que seu fim está próximo, promete que ele renascerá com saúde para reinar sobre a França e se casara com ela. A cena também existe no anime e é simplesmente encantadora.
9- André finamente tem seu amor correspondido.
Após entrar em crise ao perceber que jamais teria seu amor correspondido por Fersen, Oscar finalmente percebe que ama André. A moça finalmente declara seu amor ao amigo de infância e temos o momento mais romântico do mangá. No anime, a cena da declaração de amor acontece a noite na floresta durante a revolução francesa.
10- O baile de noivado de Oscar.
Enfim, deixei um dos melhores e inesquecíveis momentos do mangá por último, o baile de noivado de Lady Oscar. O general Jarjayes, que sua filha se case e lhe dê herdeiros, então organiza um baile de noivado, para Oscar, mas nessa altura o coração da jovem comandante já sabe que ama André. Oscar aparece usando uniforme militar, dança com todas as moças da corte, só para provocar seu pai. A cena é hilária, pois é possível ver as jovens brigando para dançar com Oscar.
Rosa de Versalhes, tem muitos momentos cômicos misturados com drama, mas todos memoráveis. Em minha opinião, esses são os dez momentos inesquecíveis dessa incrível oba da autora Riyoko Ikeda, que está celebrando 50 anos. Ainda estou devendo resenha dos 5 volumes do mangá e uma resenha do Live Action de 1979.
Recentemente foi anunciado um novo longa-metragem, comemorativo, que pelo que parece será lançado em dezembro e teremos resenha dele aqui no blog Lady Oscar.
Enfim, espero que tenham gostado!
Um Bom Domingo e uma ótima semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.
ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.