Olá,queridos amigos da Lady Oscar Sejam Bem Vindos!
Lady Oscar, a versão animada da Rosa de
Versalhes(ベルサイユのばら), continua sendo exibido nos domingos na TV italiana e
hoje de manhã foi ao ar os episódios 11 e 12. Muito bem, uma senhora italiana, Giovanna Francesca, que me segue no Instagram, me pediu para
comentar as diferenças entre anime e mangá dos dois episódios, então
resolvi atender ao pedido dela e abrir esse post, para comentar e
mostrar as diferenças do anime e mangá original de Riyoko Ikeda. Vamos
aos comentários e comparações só o que é mais importante mesmo.
Episódio n° 11 Maria Antonieta Rainha - Fersen parte para o norte
Episódio n° 12 Os caprichos de Maria Antonieta - Oscar, duelo ao amanhecer
Após a partida de seu amado Conde de Fersen, Maria Antonieta, cai em depressão e tenta preencher sua profunda solidão e tristeza com roupas caríssimas. A rainha começa abusar de seu poder, gastando por conta e sem necessidades, para a alegria da costureira Rose Bertin que satisfazer seus pedidos a ponto de se tornar famosa na corte e em toda a França. Uma curiosidade, é que nesse episódio temos a piada de André que diz que um dos vestidos de Rose Bertin é cor de pulga, mas o que poucos sabem, é que o vestido cor de pulga realmente existiu e virou moda na corte Francesa.
O rei Luís XVI, em uma manhã Maria Antonieta em seus aposentos quando ela experimentava um vestido novo que viera de Paris. Quando Maria Antonieta perguntou ao marido o que achava da roupa, que era feita de tecido tafetá de um estranho matiz castanho-rosado, ele respondeu laconicamente:
“É cor de pulga!”
Mais uma vez, contudo, o rei errou o alvo. Em vez de estimular Maria Antonieta a rejeitar a última criação de sua estilista, seu comentário despertou um frenético apetite por roupas, cor de pulga entre as seguidoras fervorosas da moda.
“No dia seguinte”, lembrou a baronesa d’Oberkirch, "todas as damas da corte usavam vestido cor de pulga, de pulga velha, de pulga nova, de barriga, de pulga, de costas, de pulga, etc."
E como a nova cor não se sujava com facilidade, sendo, portanto, menos dispendiosa que tonalidades mais claras, a moda dos vestidos cor de pulga foi adotada pela burguesia parisiense.
O sucesso da cor foi tão grande que o barão de Besenval, que se tornou um dos companheiros preferidos da rainha nessa época, informou a um rapaz recém-chegado à corte que, para ser bem-sucedido, ele precisava apenas de um paletó cor de pulga.
.....
FONTE: "Rainha da Moda - Como Maria Antonieta se vestiu para a Revolução", por Caroline Weber
Voltando ao episódio Enquanto isso, Oscar enfrenta o Duque de Germain no Palácio Real e o último irá desafiá-la para um duelo e sabemos bem que ala nunca recusaria e sim, ela aceita duelar com o conde
No mangá eles chegam, sim, a discutir, ele a desfia para o duelo, ela aceita, André pede para o general Jarjayes impedir, mas o pai de Oscar, parece estar orgulhoso e diz que nenhum descendente dele perderia um duelo. Agora vamos às diferenças, no mangá o duelo não acontece! Maria Antonieta impede Oscar e Duque de Germain de duelar, ele fica feliz, porque sabe bem, que perderia, e Antonieta castiga Oscar, pela discussão e a deixa confinada em casa. Nani, fica furiosa ao descobrir e André apanha. A cena é engraçada, então deixo abaixo para comparar com o anime.
Já No anime Lady Oscar o duelo acontece, depois de alguns dias de preparação, sob os olhos atentos de Andre', Girodelle e General Jarjayes, Oscar se prepara para enfrentar o duque na noite anterior ao duelo, ela não dorme a noite, acho que nesse episódio foi um dos únicos que eu a vi com medo, mas ela duela ao amanhecer. Sabemos, também, que o duque de Germain é covarde e quer vencer trapaceando,juntamente com o Duque de Orleans, elaborou um plano de cegar Oscar com os raios solares batendo na janela de rosa quebrada da Igreja de Farge e assim matá-la.
Chegando ao amanhecer, o desafio começa: depois de dez paços, o Duque de Germain dispara, mas Oscar, percebendo a armadilha, evita a bala e, no que lhe concerne, consegue feri-lo em uma das mãos.
Maria Antonieta, tendo conhecimento do duelo, foi ao lugar escolhido, repreendeu o Duque de Germain por seu comportamento e confinou Oscar em casa por um mês. Confesso que prefiro a versão do anime jé que o duelo acontece e acho que no mangá poderia, sim, ter um duelo entre eles.
Acredito, que eles tenham aproveitado a ideia do duelo do filme live action Lady Oscar de 1979, já que o filme foi a primeira adaptação do mangá Rosa de Versalhes e chegaram alguns meses antes do anime. No filme, é um pouco diferente, não existe a criança que roupa carruagem do Duque, eles, apenas discutem e marcam um duelo após a condessa de Polinac atropelar a mãe de Rosalie e o duque se mostra insensível, agride Oscar com um tapa no Rosto, ela tenta revidar, mas acaba impedida por André e os dois marcam o duelo.
No filme o General Jarjayes, fica orgulhoso, dá a Oscar a arma que usou em seu primeiro duelo, Oscar fica com medo, mas ao amanhecer enfrente o Duque que acaba morrendo no duelo. O anime aproveitou a ideia do duelo, mas amenizou, pois ela só o fere em uma das mãos, já no filme o duque acaba morrendo e Oscar parece se arrepender, já que não teve essa intenção.
Enfim, esses foram os comentários dos episódios exibidos hoje de manhã na Itália e as comparações com o mangá original de Riyoko Ikeda.
Finalizando hoje foi o ultimo dia da Romics e durante o evento, foi celebrado o aniversário de 50 anos do Mangá Rosa de Versalhes e 40 anos do anime Lady Oscar na Itália.
Espero que tenham gostado!
Um bom Domingo e uma ótima semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.
ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.