Letreiro com titúlo de postagens

sábado, 29 de outubro de 2022

As crianças dos anos noventa. O 50º aniversário "Lady Oscar"(artigo traduzido).

 Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 


 

Pesquisando para o blog, me deparei com mais um artigo sobre os 50 anos da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), dessa vez publicado no site CNBC da indonésia. O artigo fala sobre crianças dos anos 1990, a importância da personagem Lady Oscar, uma heroína que  destruiu os estereótipos de gênero em uma época, onde a diferença de gênero era enorme no Japão e também traz comentários de fãs, e de Deborah Shamoon, ela é  professora do Departamento de Estudos Japoneses da Universidade Nacional de Cingapura. Enfim, não é muito diferente de outros artigos que eu já traduzi, mesmo assim fiz a tradução para poder ser lido aqui no blog Lady Oscar, e tentei na medida do possível, ser fiel ao texto original, inclusive as duas imagens são do artigo original. Desde já peço desculpas por possíveis erros na tradução.


  Crianças dos anos 90 O 50º aniversário "Lady Oscar"(artigo traduzido).

 

Foto:A Rosa de Versalhes.
 

 

Criança dos anos 90 de os, 50º aniversário "Lady Oscar" akarta, CNBC Indonésia - O mangá japonês "A Rosa de Versalhes" ou também conhecido como "Lady Oscar"  está comemorando seu 50º aniversário. Uma exposição está sendo realizada em Tóquio, no Japão.

  Este mangá tem uma história de fundo única, tomando a era da Revolução Francesa. Trajes elaborados, intrigas palacianas e romance fizeram do mangá um dos mais populares entre os adolescentes de sua época.

  Conta  a história da  personagem fictícia Oscar François de Jarjayes, uma jovem menina é criado como um rapaz. Mais tarde, ela se torna a capitã da guarda real da rainha Maria Antonieta e se envolve em um triângulo amoroso com seu melhor amigo Andre. [Nota: no idioma  indonésio o personagem Andre é chamado de Andrew, por isso mudei para Andre].

  O mangá teve um enorme impacto cultural, levando os fãs japoneses a se reunirem no Palácio de Versalhes, na França. A série, que começou na revista feminina Margaret em 1972, foi elogiada por seu raro retrato feminista de personagens femininas fortes no mangá.  

Nota: Abaixo temos os comentários de uma fã de 22 anos, que conta ter conhecido Rosa de Versalhes através de sua mãe, e também comentários da  professora Deborah Shamoon


  "Graças a minha mãe, eu o leio desde criança", disse um fã, chamado Manami Suzuki, 22 anos, citado pela AFP na sexta-feira (14/10/2022)

 

Capas do mangá Rosa de Versalhes.


 

  "Quando vi o Oscar pela primeira vez, fiquei impressionada com o quão legal, bonito, forte e incrível ele era", disse ele, citando sua mãe que o apresentou ao mangá.

No Japão, "A Rosa de Versalhes" também foi adaptada em vários musicais. Também foi feita uma série de televisão animada, que se tornou um sucesso na França.
 
"É difícil exagerar a importância e influência do gênero mangá e da cultura pop japonesa em geral", disse a professora do Departamento de Estudos Japoneses da Universidade Nacional de Cingapura, Deborah Shamoon.
 

"Oscar é uma heroína maravilhosa e o ideal para as meninas", acrescenta ela. "Eu admiro todas as suas qualidades e não tentaria mudá-las ou torná-las mais estereotipadas e femininas", disse Shamoon.


Enquanto isso, o autor deste mangá e ativista política, Riyoko Ikeda, disse querer abalar o padrão tradicional do mangá na época. Incluindo a diferença entre homens e mulheres no Japão. "Naquela época havia uma lacuna entre homens e mulheres. Havia pessoas que diziam 'mulheres e crianças não entenderiam a história'", disse Ikeda em comunicado. "Eu era jovem e disse: 'Vou garantir que isso seja um sucesso'", disse ela.

 


 

 

Enfim, essa foi a tradução, o artigo original encontra-se no link acima. O engraçado é que em quase todos os artigos, temos pessoas que contam que conhecerem a Rosa de Versalhes através dos pais, inclusive isso foi mencionado pela própria autora Riyoko Ikeda em entrevistas, ela disse que quando ela começou a serialização da Rosa de Versalhes em 1972, ela nunca poderia imaginar que 50 anos depois sua história seria passada de pais para filhos e possivelmente para os netos dos primeiros leitores. E esse também foi o meu caso, pois eu só conheci A Rosa de Versalhes através da coleção italiana  do meu pai, quando eu ainda era muito pequena. Muita gente diz ter uma ligação com a Rosa de Versalhes, porem conheceram já adultos na internet, e a só foi traz da Rosa de Versalhes devido à série Utena dos anos 1990, inspirada na Rosa de Versalhes, apesar de ter uma história bem diferente. O meu caso, foi outro, pois o meu pai é fã  de verdade a 40 anos, ele viveu a época da febre que a Lady Oscar causou na Itália, ele colecionou os produtos, ele assistia o desenho, batia figurinha do álbum com os amigos, ou seja, ele sim tem uma ligação verdadeira com a Rosa de Versalhes e  passou todo esse amor para mim, e eu comecei a amar a Lady Oscar com apenas 5 ou 6 anos, e a personagem  fez parte da minha vida  toda praticamente. Então é como Ikeda disse Rosa de Versalhes, tem sido lida de pais para filhos. 




Espero que tenham gostado!


lady oscar identitàady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.