Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 5 de maio de 2024

Em 5 de maio de 1789, há exatos 235 anos,o rei da França Luis XVI instalou os Estados Gerais em Versalhes.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
 


 

Em 5 de maio de 1789, há exatos 235 anos,o rei  da França Luis XVI instalou os Estados Gerais em Versalhes, como a última medida que lhe resta para tentar salvar a monarquia de sua falência. Os Estados Gerais, então, foram convocados e tinham como função principal auxiliar o rei Luís XVI no sentido de obter uma solução para a crise em que se encontrava o país. A convocação dos Estados Gerais ocorria apenas em ocasiões excepcionais de emergência, como uma grande guerra que comprometesse a existência do próprio Estado. Ela não ocorria há mais de 150 anos, o que revela a fragilidade do absolutismo de Luís XVI.  Um fato histórico mostrado tanto no mangá Original Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), de Riyoko Ikeda.
 

Realidade Vs Ficção:

O rei Luis XVI instalou os Estados Gerais em Versalhes

O que de fato ocorreu na data de hoje foi, que rei então estabeleceu a Assembleia dos Estados Gerais em 5 de maio de 1789, com o objetivo de decidir pelo voto os rumos do país. Entretanto, os votos eram por representação de Estado. Sendo assim, sempre o resultado seria dois votos contra um, ou seja: Primeiro e Segundo Estados contra o Terceiro. Fato que despertou a indignação de burgueses e trabalhadores.

Os Estados Gerais eram compostos por deputados de todo o país, escolhidos conforme a sua condição social: deputados, clérigos, nobres e burgueses. A escolha, entretanto, ocorria mediante voto censitário, ou seja, nenhum camponês ou homem pobre livre tornou-se deputado ou tinha direito de votar. Os deputados do Terceiro Estado eram, na maioria das vezes, comerciantes ou profissionais liberais, como advogados.

A burguesia, que liderava o Terceiro Estado, propôs em 10 de junho uma Assembleia Nacional, isto é, uma assembleia para se formular uma nova Constituição para a França. Essa proposta não obteve resposta por parte do rei, da nobreza e do Alto Clero. Em 17 de junho, burgueses, trabalhadores e demais membros do Terceiro Estado se declararam em reunião para formulação de uma Constituição, mesmo sem a resposta do Primeiro e do Segundo Estados. Ao mesmo tempo, começava um levante popular em Paris e outro entre os camponeses. Então teve início a Revolução Francesa.



A convocação dos Estados Gerais em Rosa de Versalhes:

  Em Rosa de Versalhes, Riyoko Ikeda, mistura fatos históricos com uma maravilhosa fantasia, então temos  Lady Oscar chega, que  a participar do desfile de representantes das Três Ordens, tanto no mangá quanto no anime. Deixo abaixo algumas imagens do Mangá, algumas imagens desse post são do site Lady Oscar 40 Anni da minha querida Elena Romanello:








E não podemos esquecer que no dia 5 de maio de 2021, há 3 anos, tivemos um especial no YouTube.
 Realizado por Enrico Ercole, o organizador da esplêndida exposição do WOW, com Clara Serina e Cinzia de Carolis a dubladora italiana da nossa querida Lady Oscar. Um vídeo obrigatório a todos os fãs da série de Ikeda. Deixo logo abaixo:





Um Bom domingo e uma ótima semana a todos vocês amigos da Lady Oscar!

ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.