Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 12 de maio de 2024

Especial Dia das Mães: A Mãe da Heroína Oscar François de Jarjayes realmente Existiu?

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 

Lady Emilie de Jarjayes, a mãe de Lady Oscar, existiu ou é fictícia? Essa foi a pergunta enviada hoje por nossa amiga Mariana. Aproveitando o dia das mães, resolvi abrir uma segunda parte do especial Dia das Mães, comentando um pouco Madame de Jarjayes a mãe da heroína Oscar François de Jarjayes de Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら).

 



Quem é fã de Rosa de Versalhes sabe bem que Riyoko Ikeda mistura fatos históricos com uma maravilhosa fantasia criada por ela. Então, é comum vermos personagens fictícios como Oscar e André interagindo com figuras históricas como Maria Antonieta, Conde Fersen, entre outros. Sabemos que o General Jarjayes, de Rosa de Versalhes, foi inspirado em uma figura histórica: François Augustin Reynier de Jarjayes, que foi um general monarquista francês, nascido nos Altos Alpes em 2 de outubro de 1745, morreu em Fontenay-aux-Roses em 11 de setembro de 1822. Mas e quanto à Lady Emilie de Jarjayes a mãe de Oscar? Ikeda se inspirou em uma pessoa que realmente existiu ou é mais de uma de suas personagens fictícias?  Respondendo à pergunta, a mãe de Oscar foi inspirada em uma pessoa real, Marguerite Émilie Henriette Quetpée de Laborde, a segunda esposa do General Jarjayes.
 
 




Para explicar melhor essa história, falarei primeiro do verdadeiro General Jarjayes, que iniciou sua carreira militar colaborando no trabalho topográfico do Tenente-General Pierre Joseph de Bourcet. Em 1769, tornou-se seu ajudante-de-campo, cargo que ocupou até 1779. Em 11 de setembro de 1770, casou-se sua primeira esposa, que era a sobrinha do general: Marie-Anne Louise Bourcet de la Saigne. Ela tem apenas 15 anos e 9 anos mais nova e juntos tiveram dois filhos. Marie-Anne, sua primeira esposa, era também a irmã mais nova do igualmente ilustre Pierre-Jean de Bourcet (afilhado do general, adotado aos 19 anos pelo general após a morte de seu pai, marechal de campo, diretor das fortificações da Córsega, que morreu em 1771). Em 1779, foi promovido ao Estado-Maior do Exército com o posto de coronel. O tempo passou em  1786, ficou viúvo e casou-se novamente um ano depois com Louise Marguerite Émilie Henriette Quetpée de Labordeuma das camareiras da rainha Maria Antonieta e também viúva de Philippe-Joseph Hinner, harpista da rainha. E foi nessa segunda esposa do verdadeiro General Jarjayes que Riyoko Ikeda se inspirou para criar a mãe de Lady Oscar. 

Fonte Winkipédia.


 

Conforme já mencionado, existe fantasia no meio, já que Rosa de Versalhes, apesar de ser bem realista, não é historicamente preciso, se fosse Oscar e André, nem existiriam. No mangá e anime, Oscar nasceu em 1755, mesmo ano que Maria Antonieta. Na história real, François Augustin Reynier de Jarjayes, 1745, ou seja, ele jamais poderia ser pai de tantas crianças com apenas 10 anos. Ele se casou com Louise Marguerite 1787, um ano após ter ficado viúvo da primeira esposa, então de fato ela também não poderia ser a mãe de Oscar. Entretanto, Ikeda costura fatos históricos com fantasia e por tanto resolveu se inspirar na segunda esposa do general para dar à luz a mãe da nossa heroína, afinal, no mundo dos quadrinhos e desenhos animados tudo é possível! Portanto, a mãe de Oscar realmente existiu!



A Mãe de Oscar em Rosa de Versalhes:

Agora deixaremos a parte histórica de lado e falei da mãe de Oscar no mangá e anime Rosa de Versalhes. Começamos pelo mangá, onde Madame de Jarjayes desempenha um papel importante na história. Para quem leu o mangá, sabe que Oscar é muito próximo de sua mãe, mas a animação acabou desvalorizando um pouco essa personagem, que fez pouquíssimas aparições. Mesmo assim, na animação, existe uma cena memorável onde Madame Du Barry, arma uma emboscada e acusa a mãe de Lady Oscar de levar um vinho envenenado ao seu quarto o que provocou a morte de uma empregada. 

 

 
 Graças a inteligência de lady Oscar, ela consegue chegar a tempo de desmascarar a vilã, e provar a inocência de sua Mãe. Essa para mim, foi a melhor cena do anime que a mãe de Oscar aparece, mesmo porque é uma das poucas cenas que temos com ela, mesmo assim, é minha favorita.


Anime:

 No anime Emilie tem cabelo castanho e olhos azuis. Sendo uma nobre e uma assistente de Maria Antonieta, usa normalmente vestidos bonitos e mantém uma aparência digna.

Personalidade


Emilie tem uma personalidade bondosa e compreensiva. Parece ser muito observadora e está ciente da verdadeira razão pela qual se tornou dama de companhia de Maria Antonieta.



No Japão existiu um episódio raríssimo da Rosa de Versalhes, exibido para acelerar a série, já que o anime estava sendo transmitido, durante uma temporada de beisebol. O episódio chama-se o Retrato de uma Rosa em chamas, esse episódio em alguns aspectos, segue com mais fidelidade o mangá, como, por exemplo, a cena do vinho envenenado, o uniforme de Oscar, está mais fiel ao do mangá. Enfim, nesse episódio mostra mais da união entre Oscar e sua mãe.
 
 
 

 Nesse episódio, Oscar chora e desabafa para sua mãe, após seu pai o General Jarjayes, querer forçá-la a casar com Gerodelle, um homem que ela nunca amou, apenas por interesse. O pai de Oscar queria um herdeiro homem e para isso queria forças sua filha a quem sempre criou como um homem a se casar e com um noivo de sua escolha. Oscar é obvio que vai totalmente contra a ideia de seu pai, os dois tem uma discussão feia, e mais tarde ela desabafa a sua mãe.
 


 
Emilie sempre foi muito afetuosa com o marido, mas possivelmente era contra o fato de ele ter criado Oscar como um rapaz e contra os maus tratos que por vezes lhe infligia. Apesar disso, manteve-se ao lado dele durante muitos momentos difíceis e incertos. Ela é boa mãe para Oscar e tentou ajudá-lo em diversos momentos. Oscar também demonstrou amar muito sua mãe, principalmente no mangá, onde sua relação com Emilie de Jarjayes é muito forte. Enfim, esse foi mais um post especial dia das mãe e de curiosidades, então espero ter agradado! 



 Espero que tenham Gostado! Um bom domingo e uma ótima semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.