Letreiro com titúlo de postagens

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Riyoko Ikeda, autora da Rosa de Versalhes, e seu marido, Yoshitaka Murata, participaram do festival Aoi Matsuri realizado ontem, dia 15 de maio.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam bem vindos!

 


 

 Alguns grupos, sobre Lady Oscar, dos quais participo no Facebook, estão compartilhando uma imagem de Riyoko Ikeda, autora da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), junto de seu marido, o barítono Yoshitaka Murata, no tradicional festival Aoi Matsuri (葵祭), ou Festival dos Gerânios, que acontece todos os anos no centro de Quioto sempre no dia  15 de maio. Este festival de primavera é um dos três principais festivais de Quioto, além do Festival Gion e do Jidai Matsuri, ou Festival das Eras . Esse ano, descendentes de Yase Doji, que está ligado à família imperial, participaram de uma procissão durante as festividades. Ikeda, belíssima e elegante como sempre, apareceu usando um tradicional quimono cor de rosa. É incrível como Ikeda parece não envelhecer, sua aparência é sempre jovial.



Riyoko Ikeda, autora da Rosa de Versalhes, e seu marido, Yoshitaka Murata no festival Aioi.



 
Pesquisando a origem da imagem, descobri que veio de uma matéria do site kyoto-np, é um artigo protegido somente para membros registrados, porém, meu amigo Henrique teve acesso e ficou de me enviar o artigo. Então trarei possivelmente a tradução do texto para cá.


Ilustrações de Riyoko Ikeda para o festival.


Para quem não acompanha o blog, O motivo da participação de Riyoko Ikeda no festival, Aioi, deve-se às ilustrações feitas pela mangá-ka especialmente para esse festival. Para quem não leu meu post anterior, a autora da Rosa de Versalhes, em colaboração com o antigo santuário Shimogamo em Kyoto, um dos mais importantes e antigos santuários xintoístas, japonês, desenhou duas figuras femininas importantes na cultura japonesa, para a criação de um selo goshuin-mangá, que começou a ser vendido no Japão, no dia Primeiro de maio, por ocasião do festival Aoí. Esses selos são colecionáveis, e uma espécie de amuletos. Ikeda desenhou a deusa Tamayori-hime símbolo de beleza feminina e adorada por muitas mulheres japonesas. Ela é mãe de Jimmu (神武天皇), o primeiro imperador do Japão. A outra ilustração representa Murasaki Shikibu como símbolo do conhecimento, uma Murasaki Shikibu se destacou como estudioso dos clássicos chineses e budistas. Ela é mais conhecida como a autora do Genji Monogatari ("A História dos Genji"), escrito no século XI, considerado por muitos historiadores o primeiro romance da literatura no mundo. 
 


Também cheguei a abrir um post comentando um pouco dessas duas importantes mulheres japonesas, desenhadas por Riyoko Ikeda, e expliquei um pouco sobre elas. Para quem tiver interesse em ler o artigo, basta clicar no link.

 

Tamayori Hime Ilustração de Riyoko Ikeda.




Murasaki Shikibu Ilustração de Riyoko Ikeda.

 


Espero que tenham gostado! Muito em breve voltarei a comentar sobre o assunto e disponibilizarei possivelmente a tradução desse belo artigo.



 Espero que tenham Gostado!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.