Letreiro com titúlo de postagens

terça-feira, 28 de maio de 2024

Grande Festa na Corte de Milão: Abriu a exposição dos 45 anos da Animação da Rosa de Versalhes no Museu Del Fumetto em Milão. Comentando sobre o evento e as primeiras imagens.

Olá, queridos amigos da Lady Oscar,Sejam Bem Vindos!



 

  Museu Del Fumetto em Milão, recebe, entre os dias 25 de  maio e 15 de setembro, uma grande exposição comemorativa dos Quarenta e cinco anos da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら). No último domingo dia 26 de maio, foi realizado a cerimônia de abertura e o corte da fita que contou com a ilustre participação de Clara Serina a principal voz feminina do inesquecível conjunto musical I Cavalieri del Re responsáveis pela icônica primeira música de abertura italiana e os Cosplyas mais admirados da Itália, Rossi Dotti (LADY KURIMI) e Ale Rega, representando nossos heróis Oscar e André. A cerimônia de abertura contou com mais 700 fãs que vieram de longe para homenagear Lady Oscar, uma personagem atemporal que marcou a infância de todos  aqueles que foram crianças nos anos 1980. As fotos estão começando a aparecer no site da minha querida amiga Elena Romanello, o Lady Oscar 40 Anni, destaque para a imagem de abertura do post, com a edição brasileira do mangá publicado pela JBC. Então, resolvi trazer as imagens, com os devidos créditos e agradecimentos à autora Elena Romanello, e comentar um pouco sobre esse belíssimo evento:
 
 
A edição brasileira da Rosa de Versalhes publicada pela JBC em destaque na grande Exposição de Milão.

 

 Começamos o post com o vídeo do corte da fita durante a cerimônia de abertura da Exposição. Rossi Dotti (LADY KURIMI), e ALE REGA, os cosplayers Oscar e André mais admirados da Itália, seguraram a fita e Clara Serina a principal voz feminina do inesquecível conjunto musical I Cavalieri del Re responsáveis pela icônica primeira música tema de abertura italiana, foi quem fez às horas cortando a fita dando início a exposição dos 45 anos da animação Rosa de Versalhes ou Lady Oscar. O vídeo é esse logo abaixo:




 

Então vamos às fotos,  e aos comentários sobre esse belíssimo e inesquecível domingo de quase Verão na Itália.


A entrada do museu



Festa de abertura da Exposição.

O corte da Fita marca a abertura oficial do evento.





Falando na lendária Clara Serina, ela também, participou de uma belíssima conferência, na festa de abertura da exposição, cantou a primeira e inesquecível canção tema de abertura italiana da animação, o maior sucesso I Cavalieri del Re, e naturalmente todos que estavam presentes se emocionaram e cantaram com ela. Deixo os vídeos logo abaixo:
 
 
 
 
 
 
 
Algumas imagens da conferência de Clara Serina durante a abertura da Grande Exposição:
 

 








A exposição começa aqui com alguns quadros com cenas da animação e referências à música do conjunto musical italiano I Cavalieri del Re, famoso pelas aberturas de diversas animações produzidas na Itália nos anos 1980.










Algumas cenas da icônica abertura do Anime Rosa de Versalhes, nos belos traços de Shingo Araki e Michi Himeno.

 

 







 

O bom pai queria um menino, mas infelizmente você nasceu:



Uma das coisas que mais me encantou nessa Exposição foi o berço de Lady Oscar, que nunca apareceu na animação, mas faz parte de um refrão da primeira música de abertura do I Cavalieri Del Re.

 



"Il buon padre voleva un maschietto, ma ahime` sei nata tu,
nella culla ti ha messo un fioretto,
Lady dal fiocco blu"


O bom pai queria um menino, mas infelizmente você nasceu.
No berço, colocou-te um florete.
Lady do laço azul.

 









Agora vamos ao mangá original de Riyoko Ikeda. Nessa parte da exposição, temos curiosidades e também diversas edições lançadas ao longo dos anos. Destaque para a edição brasileira da JBC que aparece entre os exemplares expostos:








 




A amostra também contou com alguns itens, como bandeiras e o folheto publicitário, das exposições dos 50 anos da Rosa de Versalhes realizadas no Japão em 2022.







 

Algo que merece destaque são as belíssimas pinturas da Lady Oscar do artista italiano Marco Bellavia de Bim Bum Bam, que estão expostos na Amostra dos 45 anos da série animada.

 


Voltamos a falar do mangá, dessa vez visitamos uma parede belíssima com todos os volumes da primeira edição da manga lançada na Itália pela editora Fabbri:








Um pouco  mais de nostalgia, temos mais algumas publicações italianas da década de 1980, como os livros da editora Fabbri e algumas revistas lançada no auge do sucesso da animação.













 
Painéis sobre o Anime e o mangá também aparecem na grande exposição: 
 

 






 
 

 
 
Agora vamos às células originais da animação Rosa de Versalhes, temos algumas de Oscar, mas a maioria das células que estão expostas, são do nosso belo mocinho de Versalhes, favorito André Grandier e algumas de Ailan, mas André aqui é o protagonista.

 
 













Até a cena da famosa briga de Oscar e André, que termina com a manga da camisa da moça rasgada, aparece em meio às células originais expostas:


 

E mais algumas células originais que fizeram parte da animação que comemora com grande estilo 45 anos.






 


 
Os uniformes militares de Oscar Coronel (vermelho) e Comandante da Guarda francesa (Azul), da coleção de Cosplay de Rosi Dotti (LADY KURIMI), estão expostos na grande exposição comemorativa dos Quarenta e Cinco Anos da Lady Oscar.








Vamos à parte histórica, temos painéis entre a Realidade e a ficção de Rosa de Versalhes e o destaque para o foco será o escândalo do colar de diamantes. A exposição conta com a réplica do famoso colar de Maria Antonieta emprestada por Patrizia Lia.






 
 
A Amostra também comenta um pouco sobre os famosos penteados da época com a colaboração de Lia Parrucche e algumas perucas expostas, uma delas é inspirada nos penteados de Maria Antonieta da animação.
 



 
 
 
 
 
 
 
Réplicas dos vestidos usados na época de Maria Antonieta também estão expostos nessa belíssima amostra em Milão:








 
 
Continuamos a falar sobre História, conheçam uma Lady Oscar real, Francesca Scanagatta, uma  italiana que se disfarçou de homem para frequentar uma escola de oficiais austríaca em 1794. Serviu durante a Revolução Francesa e foi promovido a tenente em 1800. Os visitantes descobrirão sua história e suas semelhanças com a personagem de Ikeda.  
 



Temos também outros itens raros expostos, como, por exemplo, VHS e DVDS da animação Rosa de Versalhes lançados na Itália e no Japão.






Algo que amei foi que tivemos uma área sobre o Live Action Lady Oscar de 1979. Na exposição dos 50 anos realizada em Tóquio em 2022, não tivemos nenhuma menção sobre o filme da Rosa de Versalhes. O filme pode ser mais fraco que o anime, sim, e não ter o mesmo esplendor do mangá, mas tem sim uma grande importância! Para quem não sabe, O Live Action Lady Oscar foi a primeira adaptação para o cinema de um mangá feito no Ocidente, mesmo com uma produtora japonesa.  Sem contar que o filme chegou alguns meses antes da animação.
 


 






  Não posso deixar de mencionar o  belíssimo quadro do talentoso artista Albert Flury, que criou duas maravilhosas pinturas a óleo retratando a verdadeira Maria Antonieta e Oscar François de Jarjayes como ela seria se realmente existisse e tivesse posado para ele. Estou apaixonado pelo quadro de Oscar, ficou realmente maravilhoso, parabéns ao artista.


 






 

Homenagem à Lady Oscar:


 Tivemos algo bem interessante nos painéis, alguns animes que prestaram suas homenagens à Rosa de Versalhes:






E A Estrela do Sena no original, La Seine no Hoshi (ラ・セーヌの星), também conhecida na Itália como, Il Tulipano Nero, apareceu na Exposição dos 45 anos do anime Rosa de Versalhes. Sim, porque Estela do Sena foi criada no auge do Sucesso de Rosa de Versalhes, na época em que Riyoko Ikeda estava sendo assediada pelos direitos autorais para uma animação de seu mangá mais famoso. Ikeda, não concordava em animar Rosa de Versalhes, e na impossibilidade de produzir um anime, a Sunrise e a Fuji TV decidiram criar uma série inspirada na série de Ikeda, com o material histórico não tão realista como o de Berubara, mas que trazia um pouco sobre Maria Antonieta, Revolução francesa e alguns dos elementos de Rosa de Versalhes, porem era mais um desenho em estilo de aventura do gênero capa e espada, algo que estava muito em alta nos anos 1070 e 1980.



 Finalizando, pois esse post já ficou gigante, a Exposição dos 45 anos da Rosa de Versalhes, contou com muito artigos colecionáveis como bonecos, produtos raros, álbum de figurinhas da Panini, famoso por dar o grande Spoiler na época e contar o final da animação, Amigurumis e bonecos de lego de Oscar e André, além de itens curiosos que estarei mostrando a seguir:

 







 Outra coisa bem interessante entre os itens expostos está uma réplica do galho que feriu o braço de Oscar no episódio 8 Acidente na Floresta, quando a Heroína tentava salvar Maria Antonieta, que estava em perigo após seu cavalo ter se assustado e disparado com a princesa ainda montada.


 

 



 

E existe uma área dedicada a Fanarts de Artistas Italianos como Sabrina Sala Deixo algumas imagens das belíssimas Fanarts expostas:







Quem é fã de Lady Oscar sabe bem que a Obra Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda nasceu de sua leitura da obra escrita de Stefan Zweig, Maria Antonieta, O Retrato de Uma Mulher Comum, quando a autora ainda era estudante.  Esse livro não poderia faltar nessa amostra dos 45 anos da Animação, afinal, se não fosse a obra biográfica de Maria Antonieta escrita por Zweig, não existiria o mangá e muito menos o anime de Rosa de Versalhes.  Deixo abaixo algumas imagens:
 




 

Enfim, foi simplesmente uma belíssima exposição. Depois abrirei mais um post mostrando mais algumas fotos que acabaram não entrando nesse post. Finalizo com mais algumas imagens e com um vídeo Toor na exposição:












 

 

 

 

Espero que tenham gostado! 

 

 Tem mais fotos no site de Elena Romanello Lady Oscar 40 Anni

Daqui a pouco tem mais fotos da Exposição! Continuem conosco e  acompanhem as novidades do Universo de Rosa de Versalhes  nesse site especializado em Lady Oscar.

 


 


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 

 

 

 

 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.