Letreiro com titúlo de postagens

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Comentando sobre Axel von Fersen e as homenagem na semana do aniversário do conde que aconteceram na Suécia.

 Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 
 
 
 
 
 
Na semana de Aniversário do conde Axel von Fersen nascido 4 de setembro de 1755, acontecerá na Suécia, um grande evento, será realizado em Lofstad Slott e Ljungs slott, nos dias 3 a 10 de setembro. Será uma semana inteira dedicada conferências e leituras com grandes escritores dedicados à família Fersen.o evento também receberá Evelyn Farr, autora do livro i 'Maria Antonietta e il Conte di Fersen - la corrispondenza segreta' (Maria Antonieta e o Conde de Fersen - a correspondência secreta.) Como Fersen, é um dos personagens-chave da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), resolvi , aproveitar para comentar um pouco sobre ele no post de hoje.


 
Axel von Fersen, o Jovem ou ainda Axel de Fersen (4 de setembro de 1755 20 de junho de 1810), conde von Fersen, foi um nobre e militar sueco, célebre e amante secreto da Rainha Maria Antonieta, sim, foram amantes, e isso foi provado pela ciência recentemente.
 
O nobre conde era filho do Feldmarschall Fredrik Axel von Fersen. Em 1774, ao concluir uma viagem pela Europa destinada a aperfeiçoar seus estudos, chega à corte francesa, onde causa grande impressão devido a seu físico avantajado. O Conde de Creutz, embaixador da Suécia, escreve sobre ele ao Rei Gustavo III: De todos os suecos que estiveram por aqui durante minha época, foi o melhor acolhido pela alta roda. Foi extremamente bem tratado dentro, da família real. Seria impossível ter postura mais séria e mais decente que a que teve. Com sua bela figura e espírito não poderia deixar de ter sucesso na sociedade, o que fez completamente.

Fersen conheceu sua amada Maria Antonieta, a esposa do Delfim e futuro rei de França Luís XVI, no di 30 de janeiro, durante um baile, como é mostrado no mangá Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda.



O amor de Maria Antonieta e conde Fersen.


“Eu te amo loucamente e não há um momento sequer em que eu não vos adore”, escreveu Maria Antonieta numa carta datada de janeiro de 1792.


As linhas românticas dessa carta, são dirigidas não ao seu marido, Luís XVI, mas ao seu verdadeiro amor, o conde sueco Hans Axel de Fersen, Durante muito tempo, não havia provas que a última rainha da França e o conde Suéco haviam de fato sido amantes, e esse mistério confundiu historiadores por mais de um século. Mas recentemente isso mudou.
 
 

Existiam nos arquivos nacionais da França, algumas, algumas das cartas trocadas com Maria Antonieta, adquiridas do acervo da família Fersen em 1982. Entre essas cartas, algumas palavras e linhas foram editadas posteriormente por um sensor não identificado. E esse mistério confundiu historiadores por mais de um século. Graças as tecnologias modernas fora permitido não apenas revelar esses trechos, que haviam sido censurados, mas também quem os omitiu. Em um artigo publicado na última no ano passado, na revista científica Science Advances, falava sobre alguns pesquisadores da Universidade Sorbonne de Paris, na França, que haviam divulgado seus achados. Para desvendar esse mistério, alguns Cientistas, recorreram à espectroscopia de fluorescência de raios-X e fizeram uma análise bem dos trechos dessas cartas que haviam sido editado. Também foi usado uma, técnicas de processamento de dados, em que foi possível melhorar legibilidade e reconstituir os trechos das cartas que havia sido escondido

Palavras apagadas nas cartas de Fersen e Maria Antonieta:

As palavras que haviam sido apagadas nas cartas, provavam que Fersen amava maria Antonieta, e ela correspondia esse amor. Essas cartas, cotem amigo carinhoso", amado e adoro loucamente. Os ctenistas, acreditam que alguns desses trechos foram escritos Por Maria Antonieta, direcionados ao seu amado conde Fersen, eram, na verdade, cópias dos originais. Os cientistas, responsáveis pela pesquisa, estudaram as proporções cobre-ferro e zinco-ferro das tintas usadas nos textos originais e nas cartas, e perceberam que foi von Fersen quem criou essas as cópias. Fonte de pesquisa revista Galileu.


Cartas censuradas por Fersen.

 
 
 Então, sim, foi comprovado que conde Axel von Fersen e a rainha da França,Maria Antonieta, se amavam, como é mostrado em Rosa de Versalhes.



O conde Fersen em Rosa de Versalhes:


 

No mangá e anime Rosa de Versalhes, Axel von Fersen, o jovem é um belo aristocrata sueco, que vem à corte de Versalhes e se envolve em um romance proibido com a rainha Maria Antonieta. É revelado na série que Oscar também tem fortes sentimentos por ele. Fersen foi o primeiro amor de Lady Oscar, foi graças a esse amor, que Oscar, começa a ter dúvida se deveria continuar vivendo como um homem. A paixão por Fersen, faz Oscar ir ao baile pela primeira vez usando um belíssimo vestido digno de princesa, o que deixa André inconformado, ele acha péssima a ideia de Oscar usar uma roupa de mulher para danças com os rapazes, na verdade, ela deseja apenas danças com Fersen, mas André não aceita isso tão bem, já que ele ama Oscar do jeito que ela sempre foi, usando roupas masculinas e uniforme militar.

Infelizmente, Oscar acaba sofrendo sua primeira desilusão amorosa, já que Fersen só tem olhos para a rainha. Nos próximos post, estarei fazendo alguns  comentários sobre o amor não correspondido de Oscar.


 

Enfim, acredito que a semana dedicada ao conde suecos será muito interessante, caso tenhamos alguma notícia  estarei trazendo para cá. E recomendo a leitura da Rosa de Versalhes, publicada aqui no Brasil pela editora JBC em 2019.



Espero que tenham gostado!

Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.