Letreiro com titúlo de postagens

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Riyoko Ikeda, responde Por que Oscar era uma mulher? Entrevista com a autora da Rosa de Versalhes concedida em 2019 (artigo traduzido).

 Olá,queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!



Demorei para fazer o post de hoje, porque estava ocupada traduzindo uma interessante, entrevista de Riyoko Ikeda, autora da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), concedida em 2019 para o membro do conselho editorial Akira Kobayashi. A entrevista foi publicada originalmente em japonês, publicada no site Style Nikkei, agradeço a Regiane, por ter me passado uma das melhores entrevistas da autora que eu já li. Nessa entrevista, Ikeda fala muito pouco sobre a Rosa de Versalhes, ela comenta mais sobre a vida pessoal, as lembranças da infância, livros que leu quando já era jovem, época da faculdade, protestos estudantis, trabalhos de meio períodos para pagar a faculdade, um pouco sobre Rosa de Versalhes e outros assuntos bem interessantes. Resolvi traduzir na íntegra, usei as mesmas imagens e apesar, de ser uma entrevista antiga, é ótima e merece muito ser lida.

 


 
 
 Eu não tenho nenhuma economia. Esse é meu modo de vida", revelou a artista de mangá e cantora de ópera Riyoko Ikeda, na primeira metade da entrevista. Desde criança, ela teve excelentes resultados escolares, mas surpreendentemente tinha um complexo sobre sua aparência. Eventualmente, ela admirava o deus mangá Osamu Tezuka e enviou uma história em quadrinhos para a uma revista de mangá, que foi altamente elogiada por Shotaro Ishinomori. Após entrar na Universidade de Educação de Tóquio (atual Universidade Tsukuba), ela se juntou no movimento estudantil e fugiu de casa em seu primeiro ano de universidade, trabalhando em vários empregos em meio período, como governanta, garçonete em um café, professora particular, garçonete e operária feminina em uma fábrica, antes seu avanço como artista de mangá de sucesso. Ela recorda seu passado, incluindo como a Rosa de Versalhes surgiu.

"Nasci em Osaka em 1947, sou da geração baby boomer. Tenho uma irmã mais nova e dois irmãos mais novos. Meu pai foi gerente de uma fabricante de bicicletas. Durante a guerra, ele foi mandado para o sul e milagrosamente voltou para casa como prisioneiro de guerra, e foi assim que nasci. Mas meu pai não falava muito sobre suas experiências de guerra, e eu também não ousei perguntar, então não sei os detalhes. Minha mãe, dona de casa em tempo integral, sempre me disse: "Não deixe um homem alimentá-la, ter um emprego e poder viver sozinha".


"A primeira vez que fiquei chocada foi quando eu tinha quatro ou cinco anos. As pessoas ao meu redor diziam: 'Por que seu rosto é tão feio?' Minha irmã mais nova, que era dois anos mais nova que eu, era fofa e bonita, então eu muitas vezes me comparava a ela, o que era difícil para mim. Meus amigos costumavam me deixar de fora das brincadeiras como pular corda, e eu costumava vê-los em lágrimas. Portanto, naturalmente, eu me fechava e gostava de sonhar acordado e ler livros e quadrinhos, sozinha. Quando eu estava na estava no colegial, meu pai foi transferido de Osaka para a cidade de Kashiwa, na província de Chiba".
 
Instantâneo de Riyoko Ikeda (à direita) e sua irmã mais nova durante seu tempo em Osaka.

 

-- Que tipo de livros e mangá você leu?


Meu pai era um amante de livros e tinha muitos livros em suas prateleiras. Eu costumava ler muitos livros históricos japoneses, tais como  Os Contos do Heike, Taiheiki, Genpei Moroseki e as obras completas de Nobunaga Motoyoshi. Eu também gostava dos romances de mistério de Sherlock Holmes. Meus pais não me compravam revistas de mangá, então eu podia lê-las na casa de meus amigos. O mangá mais emocionante foi "Tsuru no Izumi, de Osamu Tezuka. Um trabalho baseado em Yuzuru. Fiquei tão emocionada que não conseguia, parava de chorar e não conseguia  comer. Foi a primeira vez que aprendi que o mangá consegue comover as pessoas."
 
 Abre os olhos com "Tsuru no Izumi" de Osamu Tezuka, desenho de 4 quadros de Shotaro Ishinomori
 
 
 
-- Soube que Shotaro Ishinomori lhe deu um grande prêmio por sua manga de quatro quadros.

Quando eu estava no ensino médio, desenhei minha primeira história em quadrinhos de quatro quadros com um enredo e uma conclusão e a submeti a uma revista mangá. O Sr. Shotaro Ishinomori me elogiou muito e recebi um prêmio. , para minha surpresa, o professor entrou em contato comigo e disse:  "Venha visitar.'', mas infelizmente, minha mãe se opôs fortemente, então eu não pude ir. Acredito que o Sr. Ishinomori já havia deixado o lendário Tokiwa-so (um apartamento em Toshima Ward onde Osamu Tezuka, Fujio Fujiko, Fujio Akatsuka, e outros autores populares viviam juntos), mas se tivesse visitado seu estúdio, poderia ter tido uma vida um pouco diferente, como se tornar uma assistente. Lembro-me de ter uma conversa tão engraçada com Ishinomori-sensei mais tarde.
 
As melhores notas do ensino médio era a primeira  da classe


 

―Parece que você foi uma aluna de honra na escola.


"Passei de uma escola secundária pública na cidade de Kashiwa para uma escola secundária metropolitana de Hakuoh, e acredito que minhas notas estavam quase no topo da lista. Quando eu estava no ensino médio, queria ser romancista, então era apaixonado por Literatura russa. Li quase todas elas, especialmente as obras de Dostoevsky, incluindo seus contos. Meu favorito é Os Irmãos Karamazov. Escrevia meus próprios romances e seriados, os distribuí aos meus colegas de classe e me inscrevi em prêmios de revistas literárias. Mas eu não ganhei nenhum dos prêmios, e no máximo recebi uma menção honrosa. Eu ficava deprimida e me perguntava se eu não era bom o suficiente......."
 
 
 
Riyoko Ikeda (20 anos) em seus dias como uma jovem artista de mangá

 

 
Quando eu estava no ensino médio, me interessei por muitas coisas. Eu tocava trompete na banda de metais. No meu caminho para casa do ensino médio, muitas vezes parava nos cinemas Ueno e nos teatros nas peças vaudeville. Em termos de rakugo, gostei de "Ikakeya". Por outro lado, ele também estava interessado em rádio amador e fabricação de rádio, e obteve uma licença de rádio. Lembro-me de ter ficado surpreso com o fato de a sala de exames estar cheia de homens.”

70 anos de luta pelo Tratado de Segurança, fugiu de casa e trabalhou em tempo parcial como operário de fábrica e em cafés e salão de beleza. -- Por que você decidiu estudar filosofia na Universidade de Educação de Tóquio?
 
 
Eu era resistente a estudos que estavam ligados ao trabalho, dinheiro ou negócios, e sentia que a filosofia era o mais "puro estudo". Eu tinha boas notas e queria me tornar um pesquisador. Mas meu pai estava relutante que as mulheres fossem para a universidade, e ele me deu condições: "nenhum ronin", "escola pública" e "as mensalidades serão pagas apenas por um ano"

Na universidade, a luta pelos 70 anos do Tratado de Segurança estava em fúria, e eu pertencia ao Minsei, uma sub-organização do Partido Comunista, e participei de protestos estudantis. Eu até experimentei ser atingida na cabeça com um tubo de ferro e um bastão de geba em cima do meu capacete".



 

Aprendendo a desenhar e dividir quadros, e treinando com livros alugados. — Como foi possível para você, de repente, poder desenhar manga sem nenhum treinamento?


Aprendi como desenhar e dividir quadros apenas observando e aprendendo. Fui muito influenciado pelo toque das obras de Eiko Mizuno (a única artista de mangá shoujo que morava em Tokiwa-so) e outras. Desenhei uma longa história de 64 páginas ao longo de vários meses e, mesmo sendo um recém-chegado, levei meu trabalho à Margaret da Shueisha e a Shojo Friend da Kodansha. Naturalmente, eles me recusaram, mas a Kodansha me apresentou a uma editora especializada em livros, dizendo que eu poderia ter talento, então aprendi a desenhar e compor enquanto desenhava livremente.”
Depois de dois anos, fui procurada por 'Shojo Friend' e recrutado por 'Margaret'. Após desenhar seriados e longas-metragens, e tendo alcançado alguns resultados, abordei-o dizendo querer desenhar 'Rosa de Versalhes. . No início, o departamento editorial se opôs, dizendo que nunca haviam tido sucesso com mangás históricos, mas eu lhes disse que teria certeza que daria certo, e comecei a serialização em 1972 com a condição de que, se não fosse um sucesso, interromperia imediatamente a série".

Uma bela mulher vestida de Homem Oscar", uma mulher porque ela não entendia de psicologia masculina ―"Rosa de Versalhes" foi um grande sucesso, e em 1974 foi encenado pela Takarazuka Revue, e se tornou um fenômeno social.


A razão pela qual mudei meu estilo de pintura no meio do caminho foi porque aprendi desenho e pintura a óleo com um aluno de uma universidade de arte. Queria voltar à universidade a qualquer momento e me tornar pesquisador ou professor,mas acabei ficando muito ocupado com o trabalho e desisti depois de sete anos na universidade. Mas fiquei feliz que depois de 'Rosa de Versalhes' consegui pintar livremente sem necessariamente seguir os desejos do departamento editorial".

 
 

Qual é o ritmo da sua vida agora?

" Passo meus dias dando aulas de canto, desenhando mangá e escrevendo roteiros de ópera no meu computador. Muitas vezes  acordo no início da tarde. Então é difícil quando  tenho um ensaio matinal cedo. O apartamento em Atami de onde me mudei Tóquio há dois anos tem uma bela vista e é confortável, então posso me concentrar no meu trabalho. Tufão Será difícil vir aqui, mas. Vou, cantar em um concerto de Natal este ano, e também estou planejando trabalhar em uma produção de ópera. Por favor, aguardem ansiosamente." (Entrevistado por Akira Kobayashi, membro do comitê editorial 2019)
 
Enfim, essa foi a tradução da entrevista completa, de Riyoko Ikeda, autora da Lady Oscar é um pouco antiga, mas como é interessante  resolvi trazer para cá. Eu já havia, inclusive, traduzido uma, quem ela comentava sobre a comparação que sofria com a irmã durante a infância, e também sobre seus livros favoritos, porem era um texto pequeno. Minha amiga me enviou outras entrevista com Ikeda, uma delas publicada em uma revista japonesa em breve estarei postando todas.

Espero que tenham gostado!

Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.