Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 14 de agosto de 2022

Especial dia dos pais, comentando sobre general Reynier de Jarjayes o pai da Lady Oscar.

 Olá, queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!
 


Hoje é dia dos pais, e o post será sobre, o renomado aristocrata, general Reynier de Jarjayes  o chefe das Forças Armadas na França, membro da corte real, marido da senhora Emilie de Jarjayes e pai de Oscar François de Jarjayes nossa querida comandante Lady Oscar, a protagonista da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), e suas irmãs, bem como avô da  Lou lou, a sobrinha pimenta e encrenqueira de Oscar, que aparece apenas nos episódios, Gaiden da Rosa de Versalhes e Berubara Kids.
Desenho digital de minha autoria, General Jarjayes e sua filha Oscar.

 

 Um general que dedicou sua vida com lealdade a guarda Francesa.

O general François-Augustin Reynier de Jarjayes, realmente existiu e dedicou sua vida a guarda real Francesa. Ele nasceu em Hautes-Alpes no dia 2 de outubro de 1745, e morreu em Fontenay-aux-Roses em11 de setembro de 1822.
 

 O bom pai queria um menino, mas infelizmente você nasceu,em seu berço colocou um Florete, Lady do laço azul.

 
 No mangá Rosa de Versalhes, escrito e ilustrado por Riyoko Ikeda, O pai de Oscar é um nobre general a serviço da monarquia e o que mais desejava era um filho homem, pois o general era pai, mas apenas de meninas. Oscar foi a última das cinco filhas do Capitão da Guarda Real a nascer, o general François Augustin Regnier de Jarjayes, ficou profundamente chateado quando descobriu que sua esposa havia dado à luz a mais uma garota, pois desejava desesperadamente um filho varão. Quando Oscar nasceu no dia 25 de dezembro, chorou tão alto que enganou o seu pai, ele se animou, acreditando que, finalmente, havia nascido o tão esperado filho homem, que de tomaria o seu lugar e o comando Guarda Real, servindo a monarquia francesa após ele se aposentar.
 
 
 
 
 
 Mas ao invés disso nasce mais uma menina, para o desgosto do renomado militar. Desesperado, e sem esperança de ter outro filho, o general decidi batizar a sua filha mais nova com um nome masculino, Oscar François de Jarjayes, a menina é criada como um homem, e treinada para ser um soldado que um dia ocuparia o lugar de seu pai. Na idade de quatorze anos, logo que a sua formação em competências básicas militares é completa, Oscar é dada a tarefa de proteger a princesa Maria Antonieta, quando chega na corte francesa.
 
 

No primeiro episódio do anime, Lady Oscar, vemos Oscar, e André treinando esgrima, o que deixa a babá de Oscar furiosa, já que ela considera a brincadeira perigosa, e é contra a ideia do general ter criado a menina como um homem. Mas no mangá original de Ikeda, difere, Oscar aparece, sim, treinando esgrima, mas não é com André e sim com seu pai, o general Jarjayes.




Na versão animada da Rosa de Versalhes, o general Jarjayes, não é muito diferente do mangá, ele orgulha-se de sua filha, mas vamos, combinar que ele não é um bom exemplo de pai. Oscar, é muitas vezes agredida por ele e em determinados momentos, o general parece se importar mais com a monarquia da França do que com sua própria filha. No final do anime, ele parece demonstrar arrependimento, de ter criado sua filha como um homem, mas Oscar lhe diz que não é infeliz e muito menos perdeu sua feminilidade, e que sua criação só a fez viver com coragem.

No anime se arrepende de ter criado sua filha como um homem.



Um general muito mais frio na versão Live Action de Lady Oscar.

No filme live action  Lady Oscar de 1979, O General Jarjayes é até mais frio que no anime e mangá, ele não permite que Oscar o chame de pai e sim o trate como senhor, quando o general descobre que sua filha irá duelar, ele parece não se importar com o fato, que Oscar estar arriscando a própria vida, e até chega a sentir orgulho de sua filha.
 
 
 
 
 
Já no final do filme, acontece a briga entre Oscar e seu pai, a discussão até consegue ser parecida com o mangá, mas acaba com O general Jarjayes e Lady Oscar duelando com espadas em casa. O general acaba ferindo a mão de Oscar e a briga termina quando André vem salvar a sua amada. O duelo entre Oscar e seu pai, acontece apenas no filme Live Action, no mangá original de Ikeda, Oscar enfrenta seu pai, quando ele a pega lendo Os Iluministas e fica furioso, Oscar o enfrenta, alegando que comprou os livros com seu próprio dinheiro, mas não chega a agredir ou duelar com o pai.



No raríssimo episódio O retrato de uma Rosa em Chamas, uma espécie de longa-metragem, feito para Tv exibido uma única vez no Japão, traz o segundo final para o anime Lady Oscar, esse final é bem diferente, Oscar e seu pai tem uma briga feia, chega a ser até pior que a versão que conhecemos no anime, e seu pai tenta matá-la com uma espada. Ela é salva por André, os dois fogem de casa juntos, mas Oscar leva seu retrato, para que o pai jamais possa ve-la novamente nem mesmo em um retrato, Oscar queima seu próprio retrato e entra por vontade própria na Revolução, ela e André terminam juntos.

Um pai furioso no episódio raro. 

 





 

Ele já foi preso no livro O retorno da Lady Oscar, editora Fabbri.

Já no Livro O retorno de Lady Oscar, o general Jarjayes está cumprindo uma pena em uma prisão parisiense, após ter tentado fugir com Maria Antonieta, ele encontra um jovem presidiário e conta, sobre sua filha Oscar, ele parece sentir-se arrependido por tudo que lhe fez.

Acervo pessoal.

O general Jarjayes trata Oscar, como um homem, ele nunca diz minha filha e sim o meu filho Oscar. Outra coisa interessante, nas histórias Gaiden é revelado que ele é avó de uma garotinha chamada Loulou, a sobrinha pimenta de Lady Oscar, que sempre se mete em confusão.

Finalizo, desejando um feliz dia dos pais, a todos os papais que assim, como o meu, é fã da Lady Oscar e acompanha esse blog. O desenho do inicio do post, foi feito por mim, no paint To sai e eu o dedico a todos os pais nesse dia especial!

 

Um Bom domingo e uma ótima semana a todos vocês amigos da Lady Oscar. 

Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.