Letreiro com titúlo de postagens

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

LADY OSCAR / O entrelaçamento com a história da heroína do mangá e anime completa 50 anos. (artigo Traduzido)

 

Olá,queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!




A poucas horas atrás o site, italiano IlsussidiarioNet, publicou um artigo sobre os 50 anos da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) e cita o livro Lady dal fiocco blu? Cinquant’anni con Oscar (Lady do Laço azul? 50 anos com Lady Oscar) de autoria de Silvia Stucchi. O texto é bem complicado, chega a ser até confuso, parece focar mais no anime ao invés de o mangá,compara, por exemplo, o personagem André Grandier com o príncipe Andrei Bolkónski um dos principais personagens do livro Guerra e Paz ou o amor de Oscar e André com Aquiles e Pátroclo. Enfim traduzi o texto para poder ser lido aqui.desde já peço desculpas por possíveis erros.

LADY OSCAR/ A história da heroína mangá e anime completa 50 anos (artigo Traduzido). 

 

 
A personagem de Lady Oscar completou 50 anos. Silvia Stucchi dedicou-lhe um texto sob medida, obrigatório para muitos fãs
 
"A literatura e a imaginação coletiva transbordam de mulheres guerreiras, desde Penthesilea, Rainha da Amazônia, até Bradamante de Ariosto, Clorinda em Jerusalém Entregue, sem mencionar figuras históricas que se tornaram lendárias, como Joana D'Arc, mas para todas aquelas nascidas entre meados dos anos 60 e o início dos anos 90, existe apenas uma, por excelência, mulher de uniforme: Oscar François de Jarjayes': Silvia Stucchi presta homenagem, desta forma, a personagem mais fascinante de todos os tempos, dedicando-lhe, para a comemoração do seu aniversário, um texto feito sob medida, Lady do laço azul? Cinquenta anos com Oscar (Graphe.it, 2022).


De fato, estilo e lápis se cruzam na reconstrução de todos os episódios televisivos: além disso, o desenho animado parece se colocar em um meio-termo anacrônico com uma releitura cultural por meio de uma reinterpretação cultural. Como não sobrepor à morte de André, por exemplo, o fim do Príncipe Andrei da Guerra e da Paz, ou não sobrepor nos personagens animados da Revolução Francesa a contrapartida humana de Castor e Pollux e a fiel reconstituição do casal Homérico (Aquiles e Pátroclo), voltado para os ideais de Liberté, Égalité, Fraternité, mas sob a direção do clássico kalokagathìa? Basta pensar que este anime eterno transpõe o som das eternas vozes como um canto.

Em nossos paladinos republicanos, ao invés disso! A panta rhei de presenças irrepetíveis, estranhas à finitude do tempo. Não é o bastante! Para duas almas muito puras, viver no compromisso de uma história dualista que, após o salto heroico da primeira onda revolucionária, carregada de esperança para o futuro, viverá também de falsas esperanças: assim, com toda a certeza, se poderia redimir seu epílogo pouco promissor, estaríamos inclinados a pensar! O que resta de nossos personagens favoritos é aquela aura de mistério, que a fascinante série de TV conseguiu imortalizar, para sempre, em uma imagem floral digna de "As Rosas de Versalhes": "Uma rosa jamais será um lírio ". Nossa autora, bem conhecida da literatura acadêmica por suas contribuições sobre Petrônio, Sêneca trágica, Cassius Aemina e a culinária da Roma antiga, da base da tradição classicista, nos traz, por ocasião do cinquentenário, o famoso clássico infantil, reconstruindo com perícia documental a história e a trama narrativa: a bibliografia escolhida, então, vai ao ponto de envolver os grupos privados mais curiosos entre os fãs de Lady Oscar.há até mesmo uma página cômica com memes originais e colunas, estudos aprofundados e trivialidades históricas de todos os tipos). 
 
 Este belíssimo trabalho de Stucchi parece ter saído da tormenta da Bastilha: tem as mesmas características, a energia, acima de tudo, capaz de evocar o espírito da heroína revolucionária da espadachim, sempre com uma maneira lúcida e sem tagarelice inútil e de auto-referência. Um sublime retorno à bomba com os olhos das crianças: em resumo, uma oportunidade adulta de encontrar dentro da manga e das narrativas anímicas que nunca foram interrompidas.

Parabéns, Oscar, a você e à Senhora que escreveu para você com essa idéia de posterioridade, que certamente será reservada para você no futuro. Os merecidos parabéns!
 



 
Enfim, foi um texto complicado de traduzir, mas que comenta mais sobre a obra Lady do Laço Azul e a série de TV Lady Oscar, que na Itália é muito amada, chega até ser mais amada que o próprio mangá original. Enfim, espero que tenham gostado!
 
Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.