Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!
Em 21 de janeiro de 1793," A exatos 231 anos, em um domingo pela manhã, precisamente às 10:20, Luís XVI, o rei da França, foi levado à guilhotina erguida na Place de la Revolution, (a antiga Praça Luís XV, renomeada, em 1795, como Praça da Concórdia), em Paris, onde foi decapitado, por Sanson, seu carrasco. Um dos acontecimentos mais importantes da Revolução Francesa, mostrado no Shoujo mangá A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) de Riyoko Ikeda.
Assim como é mostrado em Rosa de Versalhes, durante o terror da revolução francesa, o rei Luís XVI acabou derrubado pelos revolucionários parisienses em 10 de agosto de 1792. Esse fato marcou uma virada importante na revolução, até então moderada e liberal, prenunciando a sangrenta ditadura dos jacobinos. Três dias depois, o rei foi preso com sua família: sua esposa, a rainha Maria Antonieta, sua irmã e seu casal de filhos.
Antes disso, o rei já havia ocorrido um julgamento no dia 11 de dezembro de 1792, que se estendeu até janeiro de 1793. Devo mencionar, também, o discurso de Robespierre, uma das figuras históricas que aparece em Rosa de Versalhes e que, de 3 de dezembro, inspirou outros discursos ainda mais inflamados. Contudo, não ocorreram somente acusações. Luís XVI teve, sim, apoiadores que o defenderam, entre eles “a feminista Olympe de Gouges, autora da Declaração dos Direitos das Mulheres e Cidadãs, que, apesar de ser revolucionária fervorosa, considerava Luís mais uma vítima que um tirano”. Não foi apenas isso, na época houve também distúrbios populares a favor do rei, como em Rouen, por exemplo, onde se desencadeou um tumulto” (SCHAMA, 1989, p.530 e 533). Em minha opinião, Luís XVI não foi um rei tirano, na verdade, o considero bom e um homem inteligente.
Luís XVI era um homem tranquilo, tanto que, durante todo o julgamento, tanto que se manteve calmo durante o julgamento, respondendo todas as perguntas que lhe haviam sido feitas, negando que houvesse feito algo inconstitucional, que manchasse seu nome antes ou depois de 1791. Houve, sim, uma tentativa frustrada de fuga da família real, um plano que deu errado, mas o rei, em julgamento, negou que pretendia fugir e que preparava um ataque a Paris. Ele também insistiu em sua inviolabilidade garantida pela Constituição. Mas a votação se iniciou 4 de janeiro de 1793. Três questões foram decididas: a culpa ou a inocência do rei, a sentença e a soberania popular, a votação do povo da França.
Foi exigido por Marat votação oral como uma forma de denunciar os traidores. Havia 749 deputados, que deveriam apenas responder se o rei era ou não culpado (bastando dizer sim ou não). Qual seria a sentença do rei? E também se o veredito deveria ser submetido à votação popular. Infelizmente, o pior aconteceu, e nenhum deputado votou pela inocência de Luís XVI e os 693 presentes votaram contra e o acusaram de culpado, e 424 rejeitaram o apelo ao povo.
Mas infelizmente o rei Luís XVI foi condenado à morte na guilhotina! E na data de hoje, em 21 de janeiro de 1793, foi levado ao seu triste fim, conduzido ao local da execução, houve uma tentativa de libertá-lo. O barão de Batz convocou 300 monarquistas para a operação e avançou em direção à carruagem onde estava Luís XVI gritando “Quem deseja salvar o rei, venha comigo!”. Porém, seus companheiros haviam sido denunciados e apenas alguns puderam comparecer. Três foram mortos, mas o Barão de Batz conseguiu escapar. O rei Luís XVI não percebeu nada. Quando a lâmina da guilhotina caiu, uma salva de artilharia anunciou a morte do rei. O carrasco mostrou a cabeça de Luís XVI para o povo reunido na praça que gritava “Viva a nação! Viva a República!”. Fonte: Site Ensinar História e Wikipédia.
Bem, não podíamos esquecer a data da execução do rei de Lady Oscar. E o mais interessante é que tudo ocorreu na data de hoje, 21 de janeiro, em um domingo e hoje é domingo. Finalizo com alguns vídeos relacionados e algumas imagens do rei Luís XVI no anime Rosa de Versalhes ou Lady Oscar, como é conhecido na Europa.
Um Bom domingo e uma ótima semana a todos vocês amigos da Lady Oscar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.