Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 14 de janeiro de 2024

O que tornou Rosa de Versalhes tão amada na Europa? Comentando sobre a importância da animação de Rosa de Versalhes de 1979.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
 


 De todas as heroínas de shoujo mangás, apenas algumas merecem um lugar de honra como Oscar, François de Jarjayes, ou Lady Oscar para os mais íntimos. A animação de Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), foi ao ar no Japão em 1979, como sabemos, infelizmente não fez tanto sucesso como o mangá original de Riyoko Ikeda e nem as adaptações para o Musical na Takarazuka revue. Porem, o anime não é ruim! Muito pelo contrário, é belíssimo, contou com uma trilha sonora memorável e sem contar, que foi graças a essa animação, que Rosa de Versalhes, ficou conhecida e se tornou um fenômeno na Europa, Ikeda mesmo reconhece isso. O anime, desembarcou na Itália em 1982, prendia atenção das crianças e adolescentes e até mesmo dos pais desses jovens, e não demorou para se tornar um culto à cultura popular. 



Já se passaram quarenta anos após sua primeira transmissão, e o anime Lady Oscar não perdeu seu apelo, muito pelo contrário continua a deter um grande poder até mesmo para a nova geração na Itália. Pois bem, decidi abri um post, comentando sobre a importância do anime de Rosa de Versalhes, já que essa série animada, costuma ser desvalorizada, por algumas pessoas que se dizem fãs de carteirinha do mangá original, mas que, na verdade, não são fãs, e sim pessoas cujo prazer é criticar algo, importante para um grupo de pessoas, que cresceram acompanhando as aventuras da bela comandante Oscar pela TV.

 



Ontem mesmo me deparei com uma discussão no Twitter sobre essa animação e, acredite, teve gerente que se atreveu a dizer que o anime era ruim, o que me deixou profundamente chateada. A animação pode, sim, ter  sofrido mudanças se afastado um pouco da obra original de Riyoko Ikeda, OK, concordo! Entretanto, vale lembrar que uma adaptação nem sempre será idêntica à obra original! Porém, isso não significa que um grupo de pessoas que dizem fãs do mangá origina deva desvalorizar uma animação clássica de extrema importância para a série de Ikeda, pois gostando ou não, teve sim muita, importância, já que levou Rosa de Versalhes a fazer um enorme sucesso fora do Japão, principalmente na Itália. 
 

 

Sim, isso mesmo, o que fez a fama e tornou Rosa de Versalhes um culto na Europa foi a animação. Para se ter uma ideia, o sucesso foi tanto, que quase todo o material de Rosa de Versalhes foi lançado na Itália, a maioria dos produtos de Lady Oscar foram, sim, produzidos na Itália.   Como disse acima, sim, tem muitas diferenças do mangá de Ikeda, já que a obra original, é inigualável, Ikeda foi perfeita em todos os sentidos, os fatos históricos presentes na série contem elementos fantasiosos intercalados, porem são bem realistas, já que Ikeda passou dois anos pesquisando acontecimentos históricos para escrever sua obra mais famosa.





O mangá é uma obra Feminista, sem sombra de dúvida, mas não considero o anime Machista, afinal isso depende do ponto de vista de cada um, afinal opinião não é nenhuma verdade, verdadeira e sim algo pessoal! já o anime, na sua versão original, nunca se afastou de uma representação tão verdadeira e histórica quanto possível, aludindo aos grandes escândalos judiciais e assuntos hoje considerados inadequados para crianças como, por exemplo, violência, escândalos, revoltas nas favelas de Paris, adultério, entre outras coisas.

Aqui no Brasil, animação nunca chegou a ser transmitida na TV, tivemos apenas alguns VHS lançado nos anos 1990, contendo os 12 primeiros episódios da animação e um longa que funcionava como um resumão dos 40 episódios do anime, todos dublados, com uma equipe maravilhosa, o que me faz lamentar a série nunca ser transmitida na TV nem mesmo em canais por assinaturas.

Fracasso no Japão? Sim, como muitos fãs sabem, no Japão o anime não chegou a fazer o mesmo sucesso, porem na Itália se tornou uma febre em todo o país, mesmo que os cortes de censura tenham sido implacáveis, como, por exemplo, a famosa cena romântica entre Oscar e André, seu companheiro de infância que ao final da série torna-se seu grande amor, essa parte foi completamente cortada, chegando a ficar pequena demais e quase sem sentindo algum.

 



"Uma personagem amada pelos Europeus graças a animação Lady Oscar"







Oscar François de Jarjayes é   uma belíssima moça que, por vontade do pai, desde criança se veste e age como homem, já que o renomado general decidiu criar sua caçula como soldado para que um dia ela pudesse sucede lo. A heroína revolucionária de Ikeda, embora imaginária, é inspirada numa figura histórica real: o cabo Pierre-Augustin Hulin, um jovem destemido que passou para o lado da população e   desafiou os canhões da Bastilha. A autora de Rosa de Versalhes, Riyoko Ikeda, havia inicialmente decidido que Oscar seria uma personagem masculina, porem ela era muito jovem, tinha apenas 24 anos, não tinha certeza se poderia retratar fielmente a vida de um soldado homem e por isso, mudou de ideia ao descobrir que na época muitas mulheres preferiam se vestir de homem, por escolha pessoal e não por imposição. Graças a essa mudança de Ideia de Ikeda que hoje temos nosso Lady Oscar, uma personagem icônica da cultura Pop.



Rosa de Versalhes, foi serializada nas páginas da Revista Margaret, entre 1972 há 1973, e se tornou um enorme sucesso desde o início de sua serialização, sem contar que essa série revolucionou o shoujo mangá, e veio a se tornar um fenômeno cultural que se estende até os dias atuais.

Agora, paramos para pensar, sobre a importância de existir a animação de Rosa de Versalhes, Lady Oscar é amada por uma legião de fãs italianos, está conquistando até mesmo anova geração, a cada evento realizado na Itália a obra de Ikeda é homenageada, e a própria já foi recebida calorosamente pelos fãs de lady Oscar quando viajou para Itália em 2010. Ikeda, reconhece que o que tornou seu mangá mais famoso na Europa foi a animação de 1979, sendo assim algo que foi tão amado, e lembrado até hoje é porque tem, sim, valor! E se não houvesse a animação, Rosa de Versalhes, mesmo com toda a grandiosidade do mangá, talvez, não tivesse feito o mesmo sucesso na Europa e Ikeda sabe muito bem, que a série tem uma enorme importância para sua obra, já que fez a fama da Rosa de Versalhes nos países europeus. Repito, nunca vi Ikeda xingando a animação, nunca li uma só entrevista onde a autora diz odiar o anime. O mangá é a obra original, mas também precisamos valorizar as adaptações.


 


 Já que fã de verdade aprecia a obra original, mas reconhece o valor e a importância das animações e se você não gosta de adaptações fique só com o mangá, mas não critique um anime Clássico que marcou toda uma geração.  Enfim, escrevi esse artigo apenas para explicar que o mangá de Ikeda é único, maravilhoso e perfeito, porem o anime também é maravilhoso, em alguns momentos chega a superar o mangá original, sem contar que na Itália é mais amado que o próprio mangá.



Imagem de Elena Romanello.






E você gosta do anime de Rosa de Versalhes? Se quiser pode comentar ou aqui, ou na Fanpage do blog no Facebook ok? E recomendo que leia o mangá, depois assistam o anime e não vão pela opinião dos outros, assista e veja se gosta, pois como disse acima, opinião é pessoal e não existe uma verdade e sim, apenas o ponto de vista  de cada pessoa.





 

Falando em adaptações, recentemente eu trouxe dois posts com as mais novas informações sobre a apresentação comemorativa dos 50 anos da primeira adaptação de Rosa de Versalhes no Teatro Takarazuka. As estrelas do passado se reuniram para recordar a trajetória Berubara no teatro feminino. Para quem não leu meu último post, clique aqui.
 
 
 

 

Espero que tenham gostado e aprendam a valorizar as adaptações se forem verdadeiros fãs, porque quem só presta para criticar não é fã. Finalizo com a aberturas italianas do anime e algumas imagens:



Um Bom final de semana a todos vocês amigos da Lady Oscar!

ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.