Olá, queridos amigos de Lady Oscar, sejam bem vindos!
Me pediram para fazer um TBT, então, como a partir de hoje, dia 25 de janeiro, começa o Festival de Angoulême (Festival internacional de la bande dessinée d'Angoulême), um famoso festival Frances dedicado aos quadrinhos, resolvi relembras a participação de Riyoko Ikeda, autora do clássico shoujo A Rosa de Versalhes (Versalhes no Bara - ベルサイユのばら), na 38ª edição do evento de 2011.
Na época esse blog ainda não existia, eu era muito mais nova, porem sempre acompanhei as notícias junto ao meu pai, fã há 40 anos de Rosa de Versalhes, e na época, muitos sites internacionais noticiaram a participação de Ikeda no festival de quadrinhos, e lembro-me que o evento contou com uma exposição sobre Riyoko Ikeda e até a autora chegou a dar uma entrevista, que traduzi e disponibilizei aqui no blog, para quem tiver interesse em ler, basta clicar no link. Houve também outra exposição, que falava sobre o ponto de vista das mulheres nos quadrinhos (Manga Underground : Point de Vue de Femme). E no mesmo ano, Ikeda também fez uma passagem memorável na Itália, onde foi recebida por um grupo de fãs da Rosa de Versalhes.
Riyoko Ikeda é uma das mais respeitadas e importantes mangá-kas japonesas. Membro do maravilhoso Grupo do Ano 24 (24年組, Nijūyo-nen Gumi), o nome refere-se há 1949, ou 24 da era Showa, mais ou menos a época em que nasceu a maioria das artistas de uma geração de influentes mulheres Mangá-kas que revolucionaram o shoujo mangá. Entre os nomes estão: Moto Hagio, Riyoko Ikeda, Keiko Takemiya, Sumika Yamamoto, Yasuko Aoike, Yumiko Oshima, Toshie Kihara, Ryoko Yamagishi, Minori Kimura, Nanae Sasaya e Mineko Yamada.
Ikeda é conhecida por fazer poucas aparições públicas, então sua passagem pelo festival francês de quadrinhos foi algo memorável. A autora de Lady Oscar não é somente uma das artistas mais respeitáveis, ela também é um ídolo, uma espécie de celebridade graças à popularidade da Rosa de Versalhes. Ikeda estava com 63 anos quando participou do festival internacional de quadrinhos de Angoulême, e surpreendeu ao se mostrar acessível aos fãs que a reconheceram nas ruas. A autora permiti-se fotografar com fãs e assinou exemplares de "Rosa de Versalhes". Claro, cercada de seguranças, mesmo assim, Ikeda mostrou-se simpática com todos os fãs de Lady Oscar.
Na ocasião, ela também chegou a dar algumas palavrinhas para a Folha, o texto foi publicado até mesmo no site oficial, cujo link está ao lado. Durante o festival de Angoulême, Ikeda disse o seguinte:
"Em termos de energia espiritual, sou a mesma de quando publiquei 'A Rosa de Versalhes'", diz. "Mas, fisicamente, envelheci muito."
Na verdade, não, Ikeda continua bonita com uma aparência jovial, mesmo já somando 76 anos.
Ela também mencionou alguns assuntos polêmicos em seus mangás, como confusões de gênero, cenas adultas, entre outras coisas que levaram seus mangás a receber críticas na época de sua publicação, que ainda hoje são consideradas tabus.
"A sociedade japonesa é muito conservadora", diz Ikeda. "É muito diferente, por exemplo, da França."
"Rosa de Versalhes" é o 14º mangá na lista de mais vendidos da história dos gibis japoneses, e é apontado como influência para a produção subsequente do país.
"Acredito que meu trabalho tem um efeito terapêutico nas pessoas", afirma Ikeda para a Folha.
Ikeda também conta que para criar sua obra mais famosa, A Rosa de Versalhes, precisou, sim, pesquisar muito os fatos históricos, para dar mais realismo ao mangá, algo que hoje seria fácil com a internet. Em sua época, era bem mais difícil porque ela precisou ler diversos livros.
"Quando escrevi 'Rosa de Versalhes', li muitos livros, foi difícil", diz. "Hoje, uso a internet, mas não é o ideal. Eu venho de uma geração de leitores, gosto de passar o tempo virando páginas."
Ikeda participou do festival de Angoulême em 2011 |
Notícias do Festival internacional de la bande dessinée d'Angoulême 2024:
Uma boa notícia é que o evento desse ano, o Festival de Angoulême, recebe como convidada especial, Moto Hagio, uma das autoras do 24年組, Nijūyo-nen Gumi, o grupo de artistas de mangás citado logo acima. No Twitter, começaram a circular uma fotos da exposição das obras de Moto Hagio e inclusive fotos da artista, em Angoulême. A exposição, intitulada, Hagio Moto, au-delàs des genres ( Moto Hagio além dos gêneros), conta um pouco sobre as obras dessa maravilhosa artista, que, aliás, é amiga de Ikeda e para quem não sabe, Hagio é autora do mangá The Poe Clan (ポーの一族) e graças a esse mangá, Ikeda resolveu transformar Gerodelle em Vampiro em um dos gaidens de Rosa de Versalhes.
Enfim, é isso, hoje é quinta-feira, então é dia de TBT. Como me pediram, resolvi aproveitar a data de hoje, abertura do festival Angoulême e relembrar a participação de Ikeda Sensei nesse importante evento dos quadrinhos.
ady Osar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.