Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!
Em 14 de janeiro de 1980, há exatos 44 anos, Tadao Nagahama (長浜 忠夫), o diretor, responsável pela primeira metade do anime Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), foi viver no mar das estrelas. Nagahama dirigiu diversas animações japonesas e Espetáculos de marionetes. Ele ficou conhecido por dirigir a trilogia Robot Romance da Sunrise e da Toei Company, que adicionou drama humano ao gênero Super. Robôs.
Em Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), o estilo gráfico das personagens, os cenários, brilhos nos olhos e até mesmo a própria animação diferem muito da primeira metade da série até a última parte, isso acontece, porque, Tadao Nagahama, dirigiu a animação entre os episódios 1 a 18, após isso Osamu Dezaki assumiu com como diretor, e na certa deve ter tido mais liberdade para mudar aquilo que quisesse, já que a partir do episódio 19 é possível notar uma grande diferença. Muitos acreditam que a troca ocorreu devido ao fracasso do anime Rosa de Versalhes no Japão. Há quem defende a tese, que Dezaki assumiu a animação só porque o anime não estava fazendo sucesso. Que o anime não foi tão popular como o mangá de Ikeda e as adaptações para o musical na Takarazuka, isso de fato é verdade! Mas, o que muitos fãs desconhecem, ou parecem esquecer, a troca de diretor não se deve apenas ao fato da animação não ter feito sucesso no Japão e sim porque Nagahama faleceu de hepatite enquanto dirigia A Rosa de Versalhes, então foi inevitável a mudança na direção.
O sequestro de Maria Antonieta algo exclusivo do anime na fase Nagahama. |
Na verdade, ele e sua esposa contraíram hepatite enquanto viajavam para o exterior. Embora sua esposa tenha sobrevivido, Nagahama faleceu da doença aos 43 anos, bem no meio do anime de Rosa de Versalhes. No início do anime Lady Oscar, podemos sentir que é um desenho animado estilo capa espada, algo que estava muito na moda nos anos 1970 e 1980, portanto, os primeiros episódios foram dirigidos por. Tadao Nagahama era bem mais infantil, com elementos que eram muito populares na época, como o vilão Duque de Orleans.
O gênero capa e espada estava em alta nos anos 1980. |
O anime de Rosa de Versalhes sofreu muitas mudanças em relação ao mangá de Ikeda, como, por exemplo, o sequestro de Maria Antonieta nos primeiros episódios é algo exclusivo do anime. Sem falar que nos últimos. episódios dirigidos por Nagahama, houve uma cena que a maioria dos fãs japoneses não gostaram, que é quando Polinac, que já estava na corte, fazendo o que bem-queria, convence Antonieta a mentir dizendo que está grávida e como se não bastasse a mentira, em um dos episódios ela acusa. Lady Oscar de ter deixado a rainha perder a criança que, supostamente, ela estaria esperando. O resultado foi algo um pouco estranho, que nunca aconteceu no mangá original de Riyoko Ikeda e acabou por virar uma ponta enorme deixada na série. Citei isso no artigo sobre a troca de diretores na animação, porem, como disse, o motivo de Osamu Dezaki ter assumido a direção da segunda metade, não se deve ao fracasso do anime no Japão e nem as mudanças feitas na primeira parte e sim, porque, Tadao Nagaham infelizmente não resistiu a doença e faleceu no dia 14 de janeiro de 1980, quando ainda trabalhava na animação Rosa de Versalhes. Trocaram o resto, sim, mas como disse, foi inevitável mudar o diretor.
O diretor Tadao Nagahama. |
Nuca será esquecido, Tadao Nagaham, e obrigada pela animação Rosa de Versalhes! Finalizo com algumas imagens da primeira fase do anime, dirigida por esse grande mestre, e a abertura original japonesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.