Letreiro com titúlo de postagens

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Cenas polêmicas e controversas serão excluídas ou amenizadas no Novo Filme de Animação da Rosa de Versalhes? Só nos resta esperar para saber.

 

Olá,queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 


 

A medida que o fim do ano se aproxima, ficamos cada vez mais perto do lançamento do tão aguardado filme de animação da Rosa de Versalhes  (ベルサイユのばら). com previsão para estrear nos cinemas japoneses na primavera de 2025. E essa espera está causando uma grande ansiedade nos fãs da série de Ikeda e tudo que espero é que a decepção não seja ainda maior. Digo isso porque adaptar exige mudanças, e não adiante querer encontrar o mangá que é a obra original, em uma adaptação para o cinema. Ainda não sabemos, se teremos apenas um único filme, que contará de maneira rápida e bem resumida a história inteira da Rosa de Versalhes, ou se existe a possibilidade de termos uma duologia ou trilogia. A questão é, será mais um filme para vender brinquedos e produtos relacionados ou teremos um bom filme que agradará à maioria dos fãs, até mesmo os mais exigentes?
 

 

  No dia 19 de setembro, trouxe para cá a tradução de um interessante texto, assinado por Rinko Takato acredito ser o nome da autora, que, pelo visto, está preocupada com as cenas em que André perde totalmente a cabeça e sai cometendo algumas loucuras. Entre as cenas ela cita, a famosa cena que as roupas de Oscar acabam rasgadas, nessa parte, quem já leu o mangá, sabe que André se mostra enfurecido, ele parece estar tentando assustar Oscar ou até com más intenções, ao ponto de cometer uma violência contra a heroína, claro que tudo é questão de interpretação dos leitores, mas a cena é forte e bem diferente daquilo que tivemos no anime de 1970, onde tudo acontece de forma amenizada. Rinko Takato, também, comenta que o flerte de Ailan é recebido com tiros para o alto, assustando Oscar, que repreende seu melhor amigo. Ailan provocou, André já estava de cabeça quente, com a cabeça quente acaba se descontrolando e atira para cima. Ela também está preocupada com a cena polêmica do vinho envenenado que André oferece para Oscar, na tentativa de ambos provarem da bebida fatal e acabarem juntos na eternidade. Essa, sim, tenho certeza de que estará, mesmo porque já foi mostrado André usando a roupa que ele usa nessa cena. Mas existem outras, cenas da Rosa de Versalhes, que eu também me pergunto se estarão nessa nova animação ou serão excluídas, ou amenizadas.

 
Para quem já leu o mangá, sabe que Rosa de Versalhes tem lá seus momentos polêmicos, e minha maior preocupação não é apenas saber se as cenas excêntricas de André estarão nessa nova produção e sim, saber para qual público esse filme está sendo pensado. Isso, porque Rosa de Versalhes foi lançada há 52 anos, existem pessoas que cresceram com essa obra, hoje são adultas e ainda são apaixonadas pela série. E falo dos fãs japoneses e italianos que são até hoje fanáticos por Lady Oscar, como o meu pai, por exemplo. Esse filme pensará nos fãs originais da série ou apenas está visando a nova geração, e fará algo bem mais infantil e açucarado para vendas de brinquedos e produtos relacionados? 




Rosa de Versalhes é um shoujo mangá, quadrinhos para meninas com idades escolares.  A autora Riyoko Ikeda é uma reconhecida representante de um movimento importantíssimo na história dos quadrinhos no Japão, o chamado Grupo de 24, que se refere ao ano aproximado em que muitas das autoras pertencentes nasceram (ano 24 da Era Showa – 1949 – na contagem japonesa). Essas mangás influenciaram pesadamente o amadurecimento da categoria de mangás chamada shoujo, dirigida para jovens garotas, ou seja, crianças e adolescentes. Mesmo sendo algo voltado para esse público, a série lida com momentos controversos, como, por exemplo, cenas com mortes das personagens. Não darei spoiler, mas as mortes de alguns personagens causaram grandes discussões entre as leitoras. Para se ter uma ideia, Riyoko Ikeda chegou a ser ameaçada de morte. 
 


E existem cenas fortes como um menino sendo baleado por roubar algo valioso da carruagem de um nobre, Rosálie se oferecendo para Oscar, pensando que a heroína fosse de fato um homem, entre outros. Pois bem, nesse artigo citarei cenas bem complicadas, que espero não serem descartadas dessa nova produção:


1 - Oscar descobre a irmã de Ailan Morta:


  Essa é uma cena que, acho bem difícil estar no novo filme de animação da Rosa de Versalhes. Preocupada porque um de seus soldados, Alain de Soissons, está desaparecido há dias, Oscar vai procurá-lo em casa e descobre uma cena à la Psicose: o menino está cuidando do cadáver putrefato de sua amada irmã Diane, que se enforcou por uma decepção no amor. Oscar consegue trazer Alain de volta à razão (que sobreviverá à Revolução e retornará em Eroica, o mangá de Ikeda dedicado a Napoleão, a sequência ideal de As Rosas de Versalhes). A morte da jovem Diane é o segundo mais forte da série, depois de Charlotte, a filha da Condessa de Polignac, que se joga dos telhados de Versalhes para evitar um casamento arranjado. 






O beijo do Príncipe:

Todo mundo realmente se apaixona por Oscar, certo? Até mesmo o príncipe Louis Joseph, o herdeiro do trono, que será abatido aos 8 anos por uma doença incurável. Apaixonado pela comandante, que é sempre gentil com ele e tenta distraí-lo, indo passear em seu cavalo, ele declara seu amor por ela, dá-lhe um beijo e, sentindo que seu fim está próximo, promete renascer saudável para reinar sobre a França e voltar para ela. Embora essa cena seja inocente e fofa, acredite ou não, gerou algumas polêmicas. Eu mesma já presenciei discussões em grupos do Facebook, com alguns fãs que não gostaram muito de ver o filho de Antonieta roubando um beijo de Oscar. Embora seja um momento fofo, gerou polêmica, acredite ou não, já presenciei discussões em grupos do Facebook a respeito dessa cena.




Blusa do Oscar.


Ok já falamos dessa cena, mas comentarei explicando melhor as diferenças entre anime e mangá. Com ciúmes do amor de Oscar por Fersen, André faz uma cena em que, em ordem, ele grita com ela que a ama desde que eram crianças, empurra-a violentamente na cama e arranca sua blusa. Oscar grita e tenta pedir ajuda, mas logo começa a chorar, desapontado e aniquilado, e nesse momento André se arrepende, a cobre e pede desculpas. Imediatamente depois, quase como que por castigo divino, o menino, que já perdeu um olho, começa a ficar cego. No mangá, a famosa frase "Uma rosa não pode ser um lilás" nunca é pronunciada, isso é algo exclusivo do anime de 1979. Apesar de essa cena existir na animação clássica, ela é amenizada, porém, no mangá de Ikeda é bem mais forte. Resta saber como será apresentada nessa nova adaptação.




André tenta envenenar Oscar

 Essa é outra das cenas comentadas no artigo que traduzi e que muito provavelmente estará, sim, nesse novo filme. O pai da heroína, General Jarjayes decide que sua filha deve se casar para dar herdeiros à família. Além de desagradar Oscar, ele também incomoda André, que não tem sangue nobre e não pode se propor como pretendente. O rapaz então opta por uma solução drástica: ele vai beber um pouco de vinho envenenado com Oscar, para que ele possa ficar com ela para sempre. Felizmente, ele recupera sua lucidez novamente e desiste dessa ideia maluca a tempo.



Um homem horrível para ser o marido de uma mocinha:


 A nossa querida vilã Madame de Polignac, que arruína a vida da rainha Maria Antonieta e tenta matar Oscar em diversas ocasiões, e seu digno companheiro, o duque de Guiche, um homem velho e imundo que quer ser marido da pequena Charlotte. O fim da menina é um dos mais trágicos da série, fica a dúvida se, em tempos do politicamente correto, essas cenas serão permitidas nessa nova adaptação. Vale lembrar que temos esse homem terrível no anime clássico de 1979, mas os tempos eram outros.
 



O cruel Duque de Germaine ou de Guemenée que atira em um garoto:




  O Duque de Germaine ou de Guemenée, um ser ignóbil, que atira no inocente Pierre e tenta matar Oscar também, me pergunto se a cena do garoto sendo baleado será excluída ou estará nesse novo filme. Mas o duelo de Oscar com O Duque, eu gostaria que tivesse, porque no mangá não acontece e ficou bem ruim.
 



Enfim, há outros momentos adultos e controversos em Rosa de Versalhes, que comentarei nos próximos posts.





Espero que estejam gostando! Daqui a pouco tem mais!


Uma Ótimo Semana a todos vocês Amigos da Lady Oscar.

 

lady oscar identitàady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!




 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.