Letreiro com titúlo de postagens

sábado, 21 de setembro de 2024

" A Rosa De Versalhes" Revoltas nas Favelas de Paris, Mortes e Adultério: Como serão aceitas as polêmicas cenas do clássico mangá de Riyoko Ikeda em tempos do politicamente correto?

 

Olá,queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!

 


 

  A medida que o final do ano se aproxima, a ansiedade dos fãs só está aumentando, com a chegada da nova adaptação do anime de animação da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら). Faltam apenas meses para que todos possam finalmente conhecer o novo filme de animação produzido pelo estúdio MAPPA, por enquanto anunciado apenas no Japão para a primavera de 2025, porém sabemos que é quase certo que a nova produção chegará em nosso país e no mundo todo. A questão é Rosa de Versalhes, foi lançada há 52 anos e quem leu sabe que existem cenas polêmicas. A pergunta que não quer calar é ... Como essas cenas serão apresentadas nessa nova adaptação, em tempos do politicamente correto? Cenas clássicas serão mantidas, descartadas, modificadas e amenizadas? Essa é minha maior dúvida.
 



 Pois bem! Essa semana, decidi dedicar-me a discussões sobre o novo filme da Rosa de Versalhes, isso porque a ansiedade dos fãs está enorme e só espero que a decepção não seja ainda maior.  Pelo que me parece, essa nova animação respeitará a obra original, com algumas alterações no roteiro, já que, no trailer mesmo, foi possível ver Gerodelle no cortejo de Maria Antonieta, algo que não existe no mangá.


 
Uma das coisas a serem discutidas é a respeito das cenas polêmicas que existem na obra original. A questão é como que vão adaptar essas cenas, na era do politicamente correto? Em seguida, seja um Shoujo mangá, "A Rosa de Versalhes", lida com temas, hoje considerados impróprios, como, por exemplo, adultério, revolta nas favelas de Paris, momentos violentos, cenas com bebidas e André perdendo a razão por sua incontrolável paixão por Oscar, e chegando ao ponto de enlouquecer e fazer loucuras que não são do seu feitio. Eu gostaria que tudo fosse mantido, conforme criado por Riyoko Ikeda, afinal, se estão se propondo a adaptar Rosa de Versalhes, uma das obras, mais respeitadas, influentes e querida no Japão, a preocupação deve ser em relação à fidelidade com a obra original e quem não aceitar apenas ignorem e não assistam.
 



Ontem mesmo, trouxe para cá a tradução e comentário de um interessante texto escrito por uma fã japonesa chamada Rinko Takato, cuja preocupação é justamente como as cenas dos momentos de fúria e descontrole do André serão mostradas nessa nova adaptação ou serão simplesmente descartadas? A cena do vinho envenenado estará lá, isso é certeza total! No aniversário da personagem, o MAPPA divulgou quatro cenas de André da nova adaptação e numa delas o rapaz está usando a roupa da polêmica cena. A questão é, essa cena será apresentada da forma que Ikeda criou ou será amenizada, como já aconteceu na primeira animação de 1979? Quem leu o mangá sabe que a obra original difere e nessa parte André está descontrolado, violento ao ponto de comentar uma grande violência com Oscar. Particularmente, eu gostaria que essas cenas fossem mantidas, isso porque é uma obra famosíssima e que, para mim, deve ser respeitada como ela é. A Rosa de Versalhes foi o primeiro mangá elevado à categoria de obra literária, é também o mais influente romance escrito e desenhado no Japão no século XX. Sem contar que a obra de Ikeda gerou um enorme interesse pelo rococó e pela cultura setecentista francesa no Japão, o qual é o país que mais realiza exposições sobre esse tema fora da França. O problema é que a série foi escrita há 52 anos, e coisas que eram vistas como romantismo ou aceitas naquela época hoje podem ser consideradas impróprias. Então, como esse filme funcionará? Teremos André tentando envenenar Oscar? A cena da briga com os bêbados no bar em que Oscar se envolve será mostrada?
 



Teremos o casamento arranjado da jovem Charlotte Polignac com um homem mais velho que termina em uma das piores e mais traumáticas mortes do mangá? Enfim, hoje a cena que trouxe para ser debatida é protagonizada por Rosalie lamorlière a protegida de Oscar, filha biológica da Condessa de Polignac, mas que no início da história é apresentada como uma mocinha pobre que mora com sua mãe adotiva e doente.
 



Aliás, a cena do atropelamento da mãe de Rosálie que acaba com a morte da pobre mulher é outra coisa que tenho dúvidas a respeito de como será apresentada no mundo politicamente correto. Mas a cena que trouxe para esse artigo é justamente aquela famosa, onde Rosalie para a carruagem de Oscar, a confundi com um homem e se oferece a ela. Oscar acha tudo engraçado, começa a gargalhar enquanto a pobre menina chora.  Essa cena existe na animação de 1979, porém na Itália sofreu cortes e mudanças no diálogo na dublagem italiana.  Minha preocupação a respeito é saber se essa cena será ou não apresentada no novo filme de animação de 2025, ou será amenizada com diálogos diferentes do que temos no mangá.




Há outras cenas que estarei comentando durante a semana, mas quero saber a opinião de vocês fãs a respeito do assunto discutido nesse post. Todos podem comentar, expressar suas opiniões e pontos de vista. Todos são bem vindos e as opiniões serão aceitas e comentadas aqui no blog.




Outra coisa, quando começaram os rumores em meados de agosto de 2022, no X antigo Twitter, sobre a produção de uma nova animação da Rosa de Versalhes, a conta, que na ocasião trouxe essa notícia, sempre costuma trazer informações válidas, e já havia dito que teríamos mudanças no roteiro. Claro, é uma adaptação e não a obra original, mudanças são necessárias, mas espero que cenas icônicas sejam respeitadas, como, por exemplo, o sacrifício de André por Oscar em 13 de julho, espero que não seja amenizada, e que siga a obra de Ikeda até a guilhotina. E que se feche igual ao mangá com as mortes de Maria Antonieta e Fersen sem aquele epílogo desnecessário com Ailan fazendeiro, algo que não existe no mangá de Riyoko Ikeda. Só espero que toda nossa ansiedade não venha se transformar em uma grande decepção.

 


Enfim, continuaremos o assunto durante a semana nos próximos posts.


Deixem seus comentários aqui ou em nossas redes sociais para podermos discutir o novo e tão aguardado filme de animação da Rosa de Versalhes.



Espero que estejam gostando! Daqui a pouco tem mais!


Um Ótimo final Semana a todos vocês Amigos da Lady Oscar.

 

lady oscar identitàady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.