Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 8 de setembro de 2024

Impossível ler sem chorar: Comentando um Artigo Sobre Algumas Cenas Emocionantes do Mangá Rosa de Versalhes, onde André se sacrifica por amor a Oscar.

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
 


 No dia 22 de Agosto, trouxe a tradução de mais um texto, feito pelo misterioso jornalista acredito ser um homem, que costuma assinar como Dekai Penguin (Grande Pinguim), e que pelo visto é um grande fã de Shoujo mangá dos anos 1970 era Showa. O texto foi publicado no Futaman Futabanet e compartilhado no Yahoo. E dessa vez, Dekai Penguin comenta sobre cenas icônicas do mangá Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) em que André Grandier o mocinho  da história se sacrificou por Oscar, como, por exemplo, a vez em que o  rapaz é  ferido em um dos olhos para ajudar Oscar a capturar o cavaleiro Negro e a memorável cena do vinho envenenado. Pois bem, fiquei devendo os comentários, por isso resolvi abrir esse post. Sem mais delongas vamos aos comentários.



Dekai Penguin (Grande Pinguim), pelo visto, é um grande fã de Rosa de Versalhes, isso porque já dedicou diversos textos sobre a série de Ikeda. Dessa vez, ele parece analisar alguns dos momentos de André, o par romântico de Oscar, que nos fizeram chorar.



Ele começa o artigo desse jeito: Muitos temas são retratados em Rosa de Versalhes, mas um dos mais populares é a história de amor entre um dos personagens principais, Oscar, e seu amigo de infância André, que a acompanha como um guarda-costas. André é apaixonado por Oscar desde criança, e muitos leitores se comoveram com isso e o apoiaram. Nesta edição, gostaríamos de apresentar uma cena famosa que transmite os sentimentos do amor obstinado de André por Oscar.  No final da história, Oscar e André estão dramaticamente unidos, mas inicialmente o coração de Oscar pertenceu inicialmente ao conde sueco Fersen.



Na primeira metade da história, “Amor Impossível”, há uma cena em que Oscar está em um bar, então ele vai a um bar para tomar alguns drinques, preocupada com a segurança de Fersen quando ele não voltar para casa após a Guerra da Independência Americana. Lá, Oscar briga com os bêbados e, enquanto eles brigam, ele grita: “Fersen, seu idiota! Vá para o inferno!” E, no final, perde a consciência.


André é o típico protetor de Shoujo mangá, ele acompanha Oscar em todas as suas aventuras e, mesmo sendo apaixonado por ele, respeita todas as decisões da companheira. A cena do bar é de fato impactante, Oscar se envolve em uma briga no bar após beber. Ela está nervosa, simplesmente não aceita ser humilhada, muito menos motivo de chacota.  Oscar é pavio curto, sai no soco com todos dentro do bar e, mesmo saindo bem machucada, não demonstra arrependimentos. André é o oposto, é um homem mais tranquilo, mas calmo, briga quando preciso, mas no geral é calmo. Para mim, André é o freio de Oscar. André é quem mais sofre durante toda a história, ele é obrigado a ver a mulher que ama apaixonada por outro homem, mas permanece ao seu lado como um fiel escudeiro. A cena que o autor do texto cita é bem bonita, Oscar está machucado, perde a consciência e André a carrega em seus braços e até lhe dá um beijo. Essa é uma cena em que ficamos comovidos com a maneira como André nunca sai do lado de Oscar, independentemente das circunstâncias, ele a ama mais profundamente do que qualquer outra pessoa..



André fica admirado ao ver Oscar usando um deslumbrante vestido “Minha Oscar”



Outro momento que Dekai Penguin (Grande Pinguim) faz questão de comentar é a memorável cena em que André vê Oscar vestida como mulher pela primeira vez.

O autor do texto diz o seguinte: Oscar está geralmente se veste como homem. No entanto, ela usa um vestido deslumbrante pela primeira vez, e há uma cena em que André se emociona involuntariamente ao vê-la com ele (vestido).

 




Essa é sem dúvida uma das cenas mais impactantes e memoráveis de Rosa de Versalhes.A primeira e única vez que a heroína Oscar se veste como uma dama, usando um vestido, digno de princesa, maquiagem, cabelos preso, tiara e tudo que tem direito, ela vai até um baile em Versalhes fingindo ser uma condessa, vinda de longe, e isso tudo, para tentar conquistar o coração de Fersen, Já que nessas alturas da História Antonieta, já estava casada e com filhos. Oscar pretende ter um momento especial com Fersen e dessa vez André não pode lhe acompanhar..


André não demonstra crise de ciúmes como acontece no live action lady, Oscar, mas é possível perceber que ele está, sim, encantado em ver Oscar como uma dama pela primeira e única vez.
  Oscar vai ao baile sozinha, dança com seu amado, recebe elogios de Fersen, mas apesar do momento mágico, tudo se acaba em lágrimas. Oscar deixa Fersen e todo o baile para trás e nunca mais se viu a Lady de Jarjayes usando um vestido novamente.


  André tinha sentimentos apaixonados por Oscar. Na época, provavelmente muitos leitores pensaram: “Apresse-se e responda aos sentimentos de André!  O amor unilateral que André sente por Oscar é tão doloroso que até mesmo aqueles que estão assistindo à cena sentem como se seus corações estivessem prestes a se fechar no peito.

Riyoko Ikeda deixou claro em uma entrevista, que no início não pensou em André como um par romântico para Oscar. No entanto, suas leitoras se apaixonaram por André e até torciam por esse amor impossível por diferenças de classe. Oscar e André, de uma certa forma, terminam juntos, eu particularmente os considero casados.

 Apoiarei Oscar em todos os momentos. "Eu vou te dar um de meus olhos"



Outro momento citado no texto é a perda da visão de André. Acho que essa parte precisa ter um coração de pedra para não se emocionar. O autor do texto diz o seguinte: André defendeu Oscar em várias ocasiões, mas talvez o momento mais icônico seja quando ele perde a visão de um dos olhos. Para capturar o Cavaleiro Negro que está roubando dos nobres, Oscar elabora um plano para atrair bandido e André veste-se como um falso Cavaleiro Negro. No entanto, André foi atacado e ferido em um olho." Por favor, me perdoe," Oscar, se desculpa, ao que André responde: "Eu fico feliz que não foi o seu olho"


Sim, isso acontece e é quase impossível não se emocionar. André acaba ferido em um dos olhos. O médico vai à mansão dos Jarjayes e percebe que o caso é sério, ele pode perder a visão. Oscar se sente culpada pelo estado de seu amigo e ele, mesmo com dor, diz algo como: estou feliz por não ser o seu olho. Como não se emocionar?  Quem conhece a história sabe que o estado de André só piora até que o rapaz termina completamente cego.

Para André, Oscar era toda a sua vida. Quando ele disse “Eu fico feliz por não ser o seu olho”, ele deve ter falado sério. Oscar ficou tão chocado com as palavras e ações de André que chorou após sair do quarto e, mais tarde, quando pegou o Cavaleiro Negro, ela foi vista perdendo a calma. “Farei com você o mesmo que fez com o meu André!” e pareceu perder a compostura. Essa cena parece ter transformado André em uma presença especial na mente de Oscar..



Mas como não perder a calma diante de uma situação dessas?

Ele a ama tanto que fica furioso! Senhor, mande-me para o inferno!”.

 



E na última parte, o autor do texto comenta alguns momentos de quase loucura de André, como a icônica cena do vinho com veneno.

O autor diz o seguinte: Houve momentos em que o amor de André por Oscar parecia levá-lo na direção errada. Oscar está sendo cortejada por seu nobre colega Girodelle, e André percebe mais uma vez que, por ser um plebeu, jamais ficaria com Oscar.  André, em um momento de desespero e influenciado pelo romance, decide escolher o “amor unido pela morte”.

 Sim, André se descontrola, ele sabe que Oscar está prestes a se casar, ele nunca terá uma chance com ela, por ser um plebeu e inconformado, leva para o quarto da heroína uma bandeja com duas taças de vinhos com veneno. A ideia não era outra, ele pretendia beber do veneno com Oscar, já que ele em vida não poderia ficar com ele, estaria junto a sua amada na eternidade. Isso sempre me fez pensar em Romeu e Julieta..



André leva o vinho envenenado para o quarto de Oscar e tentou morrer com Oscar. Mas no último minuto, ele voltou a si e pegou de volta o vinho.

Após isso, André percebeu que Oscar era maravilhoso apenas por existir e jurou protegê-la de todo o coração. Naquela época, havia muitos casos de amor impossíveis relacionados a diferenças de classe, e devem ter existido pessoas como André que lutaram contra isso.

Pode ter havido amantes que escolheram o caminho errado porque se amavam. No entanto, no final, os dois se uniram dramaticamente. Estou muito feliz por não ter vivido e nem fazeito bobagem naquela época.


Como eu disse acima, Oscar e André terminam juntos, mesmo não sendo como os leitores desejavam. O motivo que me faz considerá-los casados foi o fato de o amor deles ter sido consumado. Mesmo sabendo que é uma história sobre a revolução francesa, muitos esperavam um final feliz para a Lady Oscar François de Jarjayese e seu par romântico André Grandier, mas os papéis de ambos foram cumpridos lindamente. Oscar inspirou, inspira e continuará inspirando o suspiro de todas as mulheres e a chama da revolução nos corações dos leitores.




Algo que me anima é saber que, provavelmente, o novo filme de animação seguirá com mais fidelidade o mangá original de Riyoko Ikeda e que a cena do vinho provavelmente estará nessa nova adaptação. Vi muitos descontentes quanto a isso, já que muitos parecem não gostar desse momento de quase loucura do nosso herói, mas temos que lembrar que é parte da obra original e o que Ikeda, então, é preciso, sim, existir na animação.






Enfim, é isso! Para quem quiser ler a tradução, o link está logo acima, o texto original está no Futaman Futabanet. No dia do aniversário de André, gravei um vídeo, o Oscar cast, sobre o personagem e também fiz um segundo comentando o novo visual do nosso herói. Para quem tiver interesse, deixo logo abaixo:


 

 


 

Espero que tenham gostado! 

 

 Daqui A Pouco Tem mais!  Um Bom domingo e uma ótima Semana a todos vocês Amigos da Lady Oscar.


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.