Olá,queridos amigos da Lady Oscar, sejam Bem Vindos!
Hoje 7 de setembro feriado da independência do Brasil, então resolvi tirar meu tempo livre, para falar um pouco sobre o novo filme de animação da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), isso porque, realizei, no mês de julho, logo que o trailer foi divulgado, realizei uma pesquisa para saber a opinião dos fãs e as expectativas para a nova produção do Estúdio Mappa, então é sobre isso que esse artigo irá falar. Primeiramente, peço desculpas por esse texto, está atrasado, já era para eu ter feito, mas antes tarde do que nunca.
Pois bem, para começar, a falar do filme, antes é preciso falar da força e influência do mangá de Riyoko Ikeda, principalmente no Japão. A Rosa de Versalhes é conhecida principalmente por mudar a imagem da demografia Shoujo, antes vista com grande desprezo diante do mercado editorial. A obra vendeu cerca de 23 milhões de cópias e ainda hoje é uma verdadeira fonte de renda para a autora Riyoko Ikeda.
Rosa de Versalhes foi um enorme sucesso desde o início de sua serialização durante a década de 1970. Um ano após a finalização da história, a obra máxima de Ikeda ganhou uma adaptação para o musical no palco da Takarazuka Revue, o teatro feminino, que nessa época passava por uma crise de público, chegando próximo da falência. Graças ao sucesso da Rosa de Versalhes o teatro foi salvo, e após a primeira peça, que completou 50 anos no dia 29 de agosto, muitas outras montagens foram feitas, inclusive uma nova foi realizada esse ano em comemoração ao meio século da Rosa de Versalhes na Takarazuka Revue.
No auge do sucesso de Ikeda, foi extremamente abordada para os direitos
de produzir uma animação de sua obra mais famosa, mas a autora não
concordava. Demorou muito tempo para sair uma animação para TV. Em 1979,
foi lançada para os cinemas uma adaptação live action intitulada Lady
Oscar. É um filme de comédia dramática e romance franco-japonês baseado
no mangá Versailles no Bara de Riyoko Ikeda. O filme foi escrito e
realizado por Jacques Demy, e a trilha sonora foi composta por Michel
Legrand. Lady Oscar foi filmado na França. O filme todo contou com a
supervisão de Riyoko Ikeda, ela inclusive ajudou na escolha de
figurinos, atores e até opinou no roteiro. Rosa de Versalhes foi o
primeiro mangá a ganhar um filme para os cinemas fora do Japão. Todos os
atores falavam em inglês por exigência da produtora e o filme foi
rodado na França, no palácio de Versalhes, com a permissão do governo
francês.
No mesmo ano alguns meses após o lançamento do filme, Rosa de Versalhes, finalmente ganhou uma adaptação em anime pela TMS Entertainment, no Japão o anime fracassou na Europa, principalmente na Itália tornou-se uma febre entre crianças e adolescentes e até mesmo adultos que passaram a assistir o desenho juntos aos seus filhos.
Considerado um dos melhores animes de 1979 (via MyAnimeList), Rosa de Versalhes (ou Lady Oscar) um marco do gênero shoujo, continua amado pelos fãs italianos, aliás na Itália o amor mesmo é pela animação o mangá de Riyoko Ikeda, apesar de ter sido lançado por mais de 7 editoras diferentes, não é tão popular quanto o anime de 1979. O mangá mesmo acaba como uma segunda opção. E o Remake, será que fará o mesmo sucesso?
O novo visual de Oscar. |
Em 6 de setembro de 2022, durante as comemorações dos 50 anos da Rosa de Versalhes, foi anunciado um filme longa-metragem de animação da Rosa de Versalhes e depois disso não tivemos nada de atualização por muito tempo. A longa espera por notícias fez com que muitos acreditassem que a produção havia sido cancelada. Em 1 de julho de 2024, finalmente um trailer foi lançado e com isso veio aceitação e a rejeição dos amantes dos animes clássicos.
Lady Oscar anime Clássico 1979. |
O trailer mostrou um pouco do que teremos nesse novo filme, até então nada havia sido mostrado, e confesso que me encantei com o que vi no pequeno trailer. Um esplendor de brilho e beleza tem, sim, uso de computação gráfica, o que gerou críticas negativas. Muitos acreditam que o motivo seja baratear os custos, então teremos uma produção barata, já em minha opinião a tecnologia está aí para ser utilizada.
O problema é que, segundo os resultados que obtive na pesquisa, o trailer não empolgou os fãs mais antigos da animação clássica Lady Oscar. Alguns concordaram que o desenho está bonito, mas teve quem chegou a me dizer que não sentiu a emoção que esperava sentir e que não tem grandes expectativas para esse filme.
Um dos personagens mais amados da série é sem dúvida o par romântico da protagonista Oscar, André Grandier, que é fictício, mas Ikeda deu a ele uma data de nascimento, algo comum no Japão. A maioria dos manga-kás dá a seus personagens datas de nascimento e signos. No caso André é do dia 26 de agosto virginiano. Para comemorar o aniversário da personagem masculina mais importante da obra, O estúdio Mappa divulgou em suas redes sociais quatro imagens dos personagens com algumas fases de sua vida que estarão no novo anime e daí começaram alguns comentários negativos e bota negativos nisso.
Alguns simplesmente detestaram o visual novo de André, principalmente na adolescência, muitos disseram que aprecia uma mulher, outros reclamaram do André na fase adulta, pós-cavaleiro negro, disseram que ele está com a aparência feia, assustadora, houve reclamação com a cor dos olhos, não são mais verdes agora são castanhos e isso desagradou ainda mais os fãs.
Analisando a roupa do personagem na fase adulta, quem leu o mangá percebeu que trata-se da roupa das famosas cenas de grosseria, violência contra Oscar ou a cena do vinho envenenado estará nessa nova animação. Mas o que tem de errado nisso? Para mim, nada! Mas percebi que existem fãs que odeiam essas cenas no mangá e disseram que não deveriam estar no filme. É o tal negócio, não se pode agradar a todos! Se adaptam e suavizam, têm revolta se seguem à risca o mangá, tem que não aceita.
E parece que divulgar novas imagens nos aniversários das personagens da série de Ikeda, seja fictício ou figuras históricas, o Mappa resolve liberar novas imagens da nova adaptação, as últimas foram do conde Fersen, bem no dia do aniversário do conde sueco. Confesso que me encantei com o novo visual do Fersen, achei maravilhoso, mesmo com os olhos na cor errada, vamos assim dizer, porque o verdadeiro Fersen era um belo homem, que havia herdado a beleza de sua família, com cabelos escuros e lindos olhos azuis, segundo alguns sites e livros de história. Então, por qual motivo, Fersen tem agora olhos verdes? Na nova adaptação, ganharam olhos verdes e isso foi a única coisa que me incomodou. Entretanto, a maioria dos fãs fanáticos pela animação clássica detonaram o novo visual de Fersen, assim como fizeram com o novo André. Sim, o filme está gerando algumas reclamações, principalmente por mudarem detalhes e a aparência dos personagens da animação clássica.
Outro ponto muito xingado: cadê a música bara wa utsukushiku chiru??? Simplesmente não estava no trailer. No lugar dela estava uma nova canção que muitos acharam horrível. Ok, tem quem não goste do anime de 1979, gosto é algo que devemos respeitar, mas uma coisa que ninguém pode criticar é a trilha sonora do anime Lady Oscar que é simplesmente impecável. Então, no mínimo, espero ver a tilha da animação clássica nesse filme ou pelo menos bara wa utsukushiku chiru, adoraria uma versão nova na voz de Kamijo, porque sou fã dele.Abaixo um vídeo com a canção tema de abertura do anime clássico, que ficou fora do trailer:
A produção conta com uma equipe incrível somente com mulheres no comando a diretora será Ai Yoshimura (conhecida por seu trabalho em “My Teen Romantic Comedy SNAFU”), roteiro todo escrito por Tomoko Konparu (autora de “NANA”) e o design de personagens criado por Mariko Oka (responsável por “Hell Girl”). Exceto pela música, o qual foi o ponto mais criticado.
E parece que agora virou moda, a cada aniversário de personagem da Rosa de Versalhes, seja ele fictício ou histórico, temos novas imagens do filme. Com Fersen não foi diferente. No último dia 4 de setembro, aniversario do conde sueco, possivelmente o único homem amado por Maria Antonieta, tivemos mais quatro imagens do filme divulgadas e, mais uma vez, os comentários foram negativos. Um dos que mais chamou a atenção foi que os personagens estão sem expressões. Não gostaram dos traços, tem que achou feio, sem vida, outros que estão dizendo que as personagens masculinas parecem mulheres, outros reclamam que Fersen está com os olhos verdes, entre outras coisas.
Cerca de 20 pessoas elogiaram o filme na minha pesquisa e umas 100 criticaram as mudanças e o uso da computação gráfica, os traços das personagens e a exclusão da música bara wa utsukushiku chiru. Ou seja, tem que estar muito descontente.
Sem contar que tem aqueles que querem, a todo o custo, uns três filmes para contar à risca toda a história do mangá, sendo que já deu para perceber que seguirá o mangá, mas não deixará de ter mudanças no roteiro. Isso é certeza, e já foi visto no trailer que Girodelle está no cortejo de Maria Antonieta, isso não acontece no mangá! No anime de 1979, ele aparece, sim, no primeiro episódio, e deveria duelar com Oscar na presença do rei pelo cargo de capitão da guarda de Maria Antonieta, algo que Ikeda anão escreveu. Girodelle só dá as caras no mangá mais adiante da história e nunca esteve em duelo com Oscar tão pouco no cortejo de Maria Antonieta. Não gostou das mudanças no anime clássico? Então, se prepare que terá mudanças nesse filme também. Sou aberta a mudanças, sei que adaptar exige mudar, não tem jeito e para quem quer o mangá, para que quer assistir à animação? Basta ler o mangá e se contentar apenas com a obra original. A adaptação nem sempre será idêntica à obra original. .
E tem quem esteja afirmando que terá mais de um filme, possivelmente uma trilogia, mas afinal, quem foi que disse tal coisa? Até o momento, não tivemos nenhuma confirmação oficial de que será mais de um filme. Esse site é especializado em Rosa de Versalhes, mas não falo o que não foi oficialmente confirmado, até porque levanta falsas esperanças nos fãs e esse não é meu propósito.Até porque todos já viram Oscar com sua tropa, usando seu ultimo uniforme e duelando com Ailan no trailer certo? Então isso pode indicar, que possivelmente já teremos a Revolução francesa no final desse filme. Se tiver mais de um, melhor, porem desde que foi anunciado, disseram ser um filme comemorativo dos 50 anos do mangá e não filmes no plural e sim no singular, um filme. Recomendo não darem importância à conversa de fãs e aguardarmos juntos por informações oficiais da produção do estúdio Mappa.
Conclusões, que o filme fará sucesso, não restam dúvidas. Com o lançamento previsto para a primavera japonesa de 2025, houve um grande aumento de interesse por Rosa de versalhes, portanto até lá teremos muitas colaborações, eventos e produtos sendo lançados com as personagens. O problema mesmo, de alguns fãs mais antigos, é o apego pela animação de 1979, foi um anime que marcou a infância de muitos na Itália, como o meu pai, que foi uma dessas crianças italianas que cresceu com Lady Oscar. Então, acetar que agora teremos outro anime mexe com o emocional de muita gente, então é normal que não gostem dessa nova versão. Os traços de Shingo Araki e Michi Rimeno, são maravilhosos, eles embelezaram Oscar e seus amigos, aquele visual criado por essa dupla imbatível de desenhitas ainda hoje está nas lembraças e corações dos fãs. Aceitar o novo é díficil as vezes chega a ser uma missão impossível. Não acho que será ruim, acredito que o Mappa está tratando a série de Ikeda com carinho, respeito, estão tentando seguir o mangá, não tenho muitas esperanças de mais de um filme, apesar de torcer para isso, acho que a história do mangá dá sim, para adapar em um longa metragem só, mesmo que corrida não é impossível, já foi feito um filme live action adaptado desse mangá e foi apenas um e não uma trilogia. Ficou igual ao original?Não e nem esse será. Quanto ao amor por Lady oscar de 1979, eu também tenho, sou extremamente apegada ao anime clássico, para mim traços de Himeno e Araki ninguém fará melhor, mas tenho grande expectativas para esse Revival, afinal, Mangá, Anime para TV e filmes de animção são midias diferentes e um não anula o outro. Mas em geral a maioria não demontrou grandes espectativas, seja por apego ao anime antigo, seja por desejar uma animação identica ao mangá, mudanças nas cores dos olhos das personagens, ou o descontentamento com a nova mussica. Enfim, Rosa de Versalhes, estreia nos cinemas japoneses em 2025 então vamos, aguardar para ver o resultado e depois tirarmos nossas conclusões.
Finalizo com o trailer da animação e com 3 episódios do nosso OscarCast, um sobre o trailer, outro sobre as imagens do novo visual de André e o ultimo sobre as novas imagens recem divulgadas do conde Fersen.
Espero que tenham gostado! Daqui a pouco tem mais!^^
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.