Olá, amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!
Feliz Ano Novo!!!!🎆🥂🎊
30 de abril, foi ao ar na Rede Japonesa NHK o primeiro episódio do novo programa, Anime Manga Explosion que apresentou um Especial sobre os 50 anos de publicação do mangá Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), de Riyoko Ikeda. Trata-se de um documentário de 28 minutos, produzido para a NHK internacional com narração em inglês de Ananda Jacobs e participação de Riyoko Ikeda. Esse especial, é um belíssimo tributo ao trabalho de Ikeda que mostra a importância e influência dessa Obra, revolucionária. Para quem não sabe, Rosa de Versalhes, foi o primeiro mangá Shoujo histórico do Japão e que também mudou a imagem dos quadrinhos para meninas, que antes não eram bem vistos diante do mercado editorial. O documentário, foca no sucesso da série, mostra um pouco da exposição, e entrevista algumas mulheres adultas fãs da série que comentam o quanto a obra e a personagem Oscar significa para o público feminino, uma delas, inclusive, chega a dizer que Rosa de Versalhes é um trabalho fascinante. Para quem quiser ver o documentário clique aqui
Muito bem, o documentário começa com uma breve introdução, onde mostra a exposição comemorativa dos 50 anos de publicação da Rosa de Versalhes, realizada ano passado em Osaka, traz um pouco sobre o mangá original, personagens principais Lady Oscar e Maria Antonieta, a evolução das duas protagonistas, Oscar que decide lutar ao lado do povo na revolução Francesa, enquanto Maria Antonieta desperta como uma verdadeira rainha e decide aceitar seu destino na Guilhotina.
Cena do anime Lady Oscar 1979 |
Esse documentário foi carregado de emoção, contou com a participação de Riyoko Ikeda, que falou um pouco sobre sua obra máxima, A Rosa de Versalhes. Tivemos também comentários sobre a animação de 1979, que veio a se tornar uma febre nos anos 1980 na Itália, porém que não fez o mesmo sucesso no Japão. O programa ainda citou as adaptações de Rosa de Versalhes para o musical na Takarazuka Revue, o teatro feminino salvo na década de 1970 graças à Rosa de Versalhes. O especial precisava mesmo mencionar o Teatro Feminino, já que é impossível falar de Rosa de Versalhes sem se quer lembrar de Takarazuka..
Também tivemos Ikeda se pronunciando sobre o novo filme comemorativo dos 50 anos da Rosa de Versalhes, um longa de animação ainda em produção, mas que tenho quase certeza de que será lançado em 2024. E o Especial fechou com uma jovem colecionadora, que, assim como eu, possui um grande acervo pessoal de produtos da Rosa de Versalhes. Então, para quem quiser ver, saiba que ainda é possível, o especial está no site da NHK, para assistir clique aqui e para ler a minha resenha sobre o programa basta clicar no link.
O musical Coreano de Rosa de Versalhes acabou sendo adiado:
Porem próximo a data de Estreia da peça o site The Musical, informou que o musical A Rosa de Versalhes foi adiado para julho do próximo ano 2024, e será apresentado no palco do Chungmu Arts Centre Grand Theatre. Entretanto, nos dias 2 e 3 de dezembro, no teatro LG Art Center, foi realizado uma pré estreia, maravilhosa no formado concerto musical, com algumas peças do musical, composto por Lee Sung-joon, dirigido por Wang Yong-beom, apresentada pela Brandon Chamber Orchestra. Os intérpretes de Lady Oscar e André no elenco principal foram os atores Ok Joo-hyun e Lee Hae-joon.
A primeira imagem do Concerto A Rosa de Versalhes. |
Ock Joo-hyun e Kim Ji-woo, que interpretaram os papéis de Oscar, estão subindo no palco abraçadas.
|
deixo logo abaixo alguns vídeos desse maravilhoso concerto musical:
Outro acontecimento marcante, 2023, marcou os 60 anos da revista feminina Margaret, a revista onde Riyoko Ikeda, serializou A Rosa de Versalhes, Claudine entre outras importantíssimas obras do Shoujo mangá
Finalizando com a notícia mais importante de 2023, foi anunciado que no próximo ano, a Takarazuka Revue fará uma nova montagem de Rosa de Versalhes, em comemoração aos 50 anos da primeira montagem, responsável por salvar o teatro em 1974 e também para comemorar os 110 anos da Companhia.
A nova peça da obra-prima de Riyoko Ikeda "A Rosa Versalhes", será presentada pela trupe Yukigumi (Trupe "Neve") entre 6 de julho a 11 de agosto de 2024, e será escrita por Shinji Ueda com direção de Masazumi Tani. Também foi confirmado que a nova montagem, será focada no Conde Fersen. Como disse logo acima, essa peça também comemorará os 50 anos da primeira montagem de 1974 na era Showa, o maior sucesso da Takarazuka, que salvou o Teatro, provocando o Boom de Berubara, atraindo o público, acumulando mais de 5 milhões de pessoas. A atriz Sakina Ayakaz da trupe neve, interpretará o conde Fersen,o grande amor de Maria Antonieta disse: "Estou feliz por poder assumir o papel de Fersen que tentei uma vez durante minha apresentação de estreia, e vou me esforçar para entregar amor e romance, preservando a tradição."
Estátua de Bronze Oscar e André Takarazuka Revue. |
Além de Rosa de Versalhes, para comemorar o aniversário da Companhia, também foi anunciada uma montagem da popular série Final Fantasy entre outras atrações para celebrar os 110 anos do teatro feminino.
E que venha 2024, o ano do Dragão no Horóscopo chinês, com muita paz, amor, fartura, amizades, novos sonhos e conquistas para realizarmos. Um Feliz ano novo a todos vocês amigos da Lady Oscar e muito obrigado por nos acompanhar nessa jornada de dois anos de blog. Ano que vem, esse espaço dedicado à Rosa de Versalhes completará 3 anos no ar e teremos muitas novidades.É isso, gente, para quem queria um vídeo, deixo abaixo a retrospectiva 2023, é o mesmo que está aqui, mas é para quem queria um vídeo para fechar o ano.
Feliz ano novo.
Espero que tenham gostado!
ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser!