Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!
Em 23 de dezembro de 1973, há exatos 50 anos, era publicado nas páginas da revista feminina Margaret, o Ultimo capítulo de Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら) , um marco na história do Shoujo, tornou-se um verdadeiro fenômeno Cultural que se estende até os dias atuais. Nunca um Shoujo mangá foi tão celebrado, principalmente se tratando de um mangá mais antigo. A Rosa de Versalhes” virou um cult. É o primeiro e único mangá a ser considerado obra literária. A história de Ikeda fez tanto sucesso que ganhou versões em teatro, TV, cinema, se espalhou pelo mundo e popularizou o estilo rococó e o setecentismo.
Ikeda foi muito pressionada pelos seus editores da Revista Margaret, a terminar sua obra mais famosa em um prazo de 10 dias, porem, a qualidade da obra não caiu, muito pelo contrário os últimos momentos de Maria Antonieta, foram muito bem desenhado, passaram grande emoção aos leitores, desde a, subida da rainha à guilhotina, as lembranças felizes de Antonieta, como sua primeira visita em Paris até seu trágico fim, tudo com uma belíssima e traços impecáveis de Riyoko Ikeda, que consegue nos emocionar através de seus desenhos. E o mangá abre e fecha com o Conde Fersen, amante secreto de Maria Antonieta, e também se fecha com a morte do belo conde sueco.
Já a capa da Margaret, onde foi publicado o ultimo capitulo de Rosa de Versalhes, nada tem a ver com Lady Oscar, já que a revista saiu em dezembro, os editores fizeram uma capa com tema natalino, infelizmente, poderia ter pelo menos Maria Antonieta em algum canto já que o final da série marca sua execução. Deixo a capa logo abaixo:
Após o final de Rosa de Versalhes, seus leitores queriam mais e Ikeda resolveu trazer de volta seus personagens, em Histórias Gaiden, como um dos mais famosos da Condessa Vampiro, ou condessa de sangue, baseado em uma história real e assustadora. Já fiz resenha desse primeiro volume, para quem quiser ler clique aqui.
Ano passado, em meados de setembro, tivemos uma grande notícia: Rosa de Versalhes irá ganhar um filme de animação comemorativo dos 50 anos, ainda em produção, mas sem data de estreia. Acredito que seja lançado em 2024, mas quem sabe até dia 31 de dezembro não apareça alguma notícia ou até mais um trailer.
Há quem ache que um filme não dá para contar a história de Rosa de Versalhes, mas sim, dá porque esse não é o primeiro filme a fazer isso. Tivemos lá atrás o Live Action Lady Oscar de 1979, que contou muito bem a história do mangá. Claro que teve mudanças, não é grandioso como o mangá, mas tem o dedo de Ikeda, sim, até mesmo na escolha de atores, figurinos e até no roteiro. Deu para contar a história? Sim, e esse novo longa animado também conseguira. Lembrando que falarei muito sobre esse filme aqui no blog, teremos resenha e até vídeos sobre ele. Deixo abaixo a arte de Ikeda no anúncio da nova animação e o trailer do filme publicado no canal oficial do Verbara no Youtube.
Lembrando que Rosa de Versalhes foi publicada aqui no Brasil pela editora JBC em 2019, em 5 volumes e uma edição BIG dois em um. Tem resenhas aqui no blog de todos os volumes e também do primeiro gainde. Para quem quiser ler, deixo aqui os links dos volumes 1, 2, 3, 4 e 5. Tentei não dar muito Spoiler, mesmo o mangá tendo 50 anos, há pessoas que nunca leram e isso estraga a experiência dos leitores. Finalizo com algumas cenas do Ultimo capítulo de Rosa de Versalhes, publicados na Margaret, Há 50 anos atrás. OBS algumas fotos vieram do site Lady Oscar 40 anni que também prestou uma linda homenagem a obra de Ikeda. Deixo abaixo as imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.