Letreiro com titúlo de postagens

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Riyoko Ikeda autora da Rosa de Versalhes completa 76 anos hoje! Feliz aniversário Ikeda Sensei!!!🎂🎂🎈🎉🎁

 

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem Vindos!

 

 

Em 18 de dezembro de 1947, há exatos 76 anos, nasceu em Osaka Riyoko Ikeda, a autora de Rosa de Versalhes e uma das mais importantes e respeitáveis mangá-kas de Todos os tempos. Uma incrível mulher, membro da geração de autoras que revolucionaram o shoujo mangá, o famoso Nijūyo-nen Gumi (24年組), em português, Grupo do ano 24 (da Era Showa), o ano 24 refere-se a uma geração de influentes mulheres artistas que nasceram em 1948, ou um pouco antes como Ikeda. Essas influentes mangá-kas mostraram ao mundo uma nova maneira de fazer mangás para o público feminino.

Montagem de minha autoria: Feliz aniversário Riyoko Ikeda.


 Ikeda, nasceu em Osaka, mas quando ainda era bem jovem, mudou-se para Tokyo, visando fazer faculdade de filosofia, porem seu pai a alertou que não pagaria seus estudos e se ela não conseguisse se sustentar e manter um bom emprego, Ikeda, teria que abandonar os estudos ele a faria voltar para casa e se casar. Más a jovem Ikeda, sonhava alçar vôos mais altos, amava a música, sonhava em ser escritora, mas tudo parecia impossível para essa moça, que tudo que mais desejava era conquistar a própria independência econômica. Mas sua sorte havia de mudar para melhor, naquela época, o mercado dos Mangás, estava se expandindo e muitas revistas precisavam de quadrinistas, principalmente as revistas femininas. Riyoko Ikeda, sempre teve um grande talento para desenhar, então viu nos quadrinhos uma forma digna de ganhar seu próprio dinheiro.

Lady Oscar e Maria Antonieta. Rosa de Versalhes.


Entretanto, o sucesso veio com Versailles no Bara (ベルサイユのばら), A Rosa de Versalhes, a série de mangá publicada entre 1972 a 1973 nas revistas, feminina, na época semanal “Margaret.” Mas a fama não veio tão fácil, Ikeda precisou ser corajosa o bastante e desafiar seus editores da revista Margaret(a maioria Homens), e provar que poderia, sim, fazer um mangá sobre a vida de Antonieta, que fosse um verdadeiro sucesso. Mas seus editores, quase vetaram a publicação de Rosa de Versalhes, um dos maiores sucessos da revista, por dois motivos, o primeiro, não acreditavam que um mangá histórico, venderia para mulheres e crianças (Publico alvo da revista), pelo simples fato, naquela época dizia-se que mulheres não compreendiam fatos históricos. O outro motivo, que quase impediu Ikeda de publicar Versailles no Bara, foi porque os editores da revista, não viam sentido algum em publicar uma história onde todos saberiam o fim.
 
 
Uma das obras mais influentes e importantes do Japão.

 
 
Mas, Ikeda, precisava conquistar sua independência financeira, pois já havia deixado a casa de seus pais e insistiu em publicar seu mangá prometendo que seria um sucesso, quase o contrário ela pararia a série e pediria demissão. Pisando em Ovos e correndo o risco da série ser cancelada, Ikeda resolveu criar uma personagem que, a princípio, funcionária como um gancho para dar ação e emoção a história, o qual o final era desconhecido e que seria uma personagem de apoio a protagonista Maria Antonieta. Nasceu assim Oscar François de Jarjayes, uma linda moça criada como um menino por seu pai, o general Jarjayes já que o mesmo nunca conseguiu ter um filho homem. Oscar é educada, de artes diversas como a esgrima, costuma praticar suas habilidades com seu amigo André Grandier que está secretamente apaixonado por ela e com apenas 14 anos conquista o cargo de Comandante da Guarda Imperial da Rainha Maria Antonieta. Essa personagem, roubou os holofotes, e de personagem coadjuvante, tornou-se a protagonista e a verdadeira Rosa de Versalhes.
 
Páginas coloridas  Oscar e André Rosa de Versalhes.


 Oscar encantou os leitores e graças a ela a série de Ikeda, foi um tremendo sucesso desde o início de sua serialização, tornando-se uma febre no Japão e conquistando o ocidente, principalmente na Itália e França, graças ao sucesso estrondoso do anime Lady Oscar de 1979. Para se ter uma ideia do tamanho sucesso dessa série, na Itália, em 1982, a animação“Lady Oscar” foi o segundo programa de maior audiência da TV do ano (ficando atrás somente da Copa do Mundo de Futebol, título conquistado pela Itália), sim, o desenho causou uma verdadeira febre no país, e se tornou uma série cult.

 
Riyoko Ikeda uma das maiores e mais respeitáveis autoras de Shoujo mangá.

 
 
Já no Japão, em 1974, um ano após a finalização do mangá original, Rosa de Versalhes, foi levado ao palco do teatro, Takarazuka Revue, como o primeiro mangá a ser adaptado para um musical no palco do teatro feminino. O grupo nessa época estava passando por grandes dificuldades, devido à popularização da televisão, e do cinema o teatro Takarazuka foi perdendo seu público, e no início da década de 1970, o grupo estava com as contas negativas, mas ao ser levado ao palco, Rosa de Versalhes, fez um grande sucesso e conseguiu salvar o teatro que estava em decadência. Para se ter uma ideia,  concorrência para ingressar na escola de Takarazuka, que era de cinco vezes o número de vagas,   saltou para 20 vezes, após o sucesso de Rosa de Versalhes. E até hoje, a Takarazuka faz montagem dessa peça, inclusive, já foi anunciado que em 2024, teremos uma nova montagem de Berubara, focada em Fersen.

A Rosa de Versalhes Takarazuka Revue 1975.


 Rosa de Versalhes, de Riyoko Ikeda, foi primeiro Shoujo mangá histórico criado no Japão, e Primeiro mangá elevado à categoria de obra literária, é também o mais influente romance escrito e desenhado no Japão no século XX. A série de Ikeda  ficou tão popular que acabou se tornando um fenômeno cultural, estampando diversos produtos, chegando até mesmo a receber homenagens dos Correios com duas séries de selos. O amor por Lady Oscar, gerou um enorme interesse pelo rococó e pela cultura setecentista francesa no Japão, sendo o país que mais realiza exposições sobre esse tema fora da França. Em 2022, a obra completou 50 anos e aqui no Brasil, tive a honra de participar, do evento comemorativo dos 50 anos de Rosa de Versalhes, realizado no museu da imigração japonesa, no bairro da Liberdade. E tudo que mencionei aqui, foi comentado na palestra O impacto da Rosa de Versalhes no Japão e no mundo”   com a incrível escritora e especialista na cultura japonesa Cristiane A. Sato (ABRADEMI). Tive o prazer de conhecê-la pessoalmente, e foi maravilhoso ver todos os fãs de Berubara juntos debatendo sobre a série de Ikeda


Riyoko Ikeda  e cosplayer da Rosa de Versalhes.


Já falamos até demais de Rosa de Versalhes, o que era óbvio, já que esse é um blog dedicado a obra máxima de Ikeda, mas não podemos esquecer, de outro grande sucesso da autora, Orpheus no Mado (オルフェウスの窓), A janela de Orfeu. Essa série também apresenta fatos históricos, situado na Rússia pré e pós-czarista, sendo considerada pelos críticos como a maior obra de Ikeda, algo que devo descordar, apesar de amar a janela de Orfeu, ainda considero Rosa e Versalhes sua maior obra. Porem, a janela de orfeu, é uma grande obra, e concedeu a autora o principal prêmio da associação de cartunistas do Japão em 1980.  Em uma  das entrevistas que já traduzi para o blog, Ikeda disse que "Rosa de Versalhes é o trabalho da minha juventude, Orpheus no Mado é o trabalho de toda a vida".

A Janela de Orfeu.


Recentemente, fiz um post  aqui no Blog, recomendando os melhores mangás de Riyoko Ikeda, nesse artigo, cito A  Rosa de Versalhes, Janela de Orfeu, Eikou no Napoleon ~Eroica~ (栄光のナポレオン - エロイカ ), uma espécie de continuação de Rosa de Versalhes, inclusive traz de volta alguns personagens como Rosalie e Ailan, porem não fez o mesmo sucesso. Outras obras que aparece nesse artigo também falo um pouco sobre Claudine...!  (クローディーヌ・・・!), Jotei Ekaterina (女帝エカテリーナ) entre outros sucessos da autora. Para quem quiser ler o artigo, basta clicar no link logo acima.

Riyoko Ikeda

Mesmo com todo o sucesso de seus mangás, Ikeda gostava mesmo era da música, por isso, ela decidiu dar um tempo com os desenhos e ingressou para a Faculdade de Música de Tóquio aos 47 anos. Realizando o seu sonho de infância de estudar música  e continua ativa no palco.  Mesmo com mais idade que seus colegas de classe, tornou-se uma grande soprano e autora de  grandes óperas. Traduzi esses dias uma entrevista que Ikeda concedeu ao colégio de música de Tokyo, em  janeiro de 2023, é bem curta, mas ela fala um pouco sobre sua grande paixão a música. Para quem tiver interesse em ler essa entrevista clique aqui.

Página colorida de A Janela de Orfeu.


O filme Live action da Rosa de Versalhes, também teve a participação de Riyoko Ikeda.


Em 1979, alguns meses antes do lançamento da animação,  chegava aos cinemas o Live action Lady Oscar, um filme de comédia dramática e romance franco-japonês baseado no mangá Versailles no Bara de Riyoko Ikeda. Esse filme foi escrito e realizado por Jacques Demy, e com sua trilha a sonora foi composta por Michel Legrand. Lady Oscar foi filmado na França, no interior do palácio de Versalhes com a permissão do governo francês e com todos os atores falando em inglês, como exigidos pela produtora. Rosa de Versalhes, foi o primeiríssimo mangá, a ser adaptado para um filme Live action de cinema e contou com a participação da própria Riyoko Ikeda. A autora participou da escolha de atores, figurinos e até no roteiro do filme. Para quem nunca assistiu a esse clássico, eu super recomendo! O Live action não é grandioso como o mangá de Ikeda e bem mais fraco que a. animação, mas é um filme maravilhoso que lhe fará das boas gargalhadas.

Lady Oscar Live action 1979



Riyoko Ikeda não gostou da animação de Rosa de Versalhes de 1979?

Essa é uma das coisas que sempre me perguntam, já escrevi um artigo sobre isso, mas repito, Ikeda nunca disse em entrevista alguma, ter odiado o anime Lady Oscar! Bem, já reli diversas entrevistas da autora e não vi em nenhuma ela afirmando ter odiado a animação de 1979. A produtora do anime é a mesma do Live action, por conta disso algumas mudanças do filme foram, sim, aproveitadas no anime e tudo que Ikeda disse, foi não ter aprovado algumas das mudanças, como, por exemplo, Ailan ter virado um fazendeiro no último episódio do anime. Ikeda, mesmo disse que Ailan continuou sua carreira de militar, inclusive ele aparece no mangá Eikou no Napoleon – Eroica (栄光のナポレオン – エロイカ). Porem Ikeda já visitou a Europa e tem total conhecimento que o que tornou sua série amada no ocidente, foi a animação Lady Oscar, então como ela poderia odiar? Não concordar com alguma coisa, não significar odiar o anime.  

Cena do anime Rosa de Versalhes.


Mais que Honra:

Uma curiosidade que precisa ser mencionada hoje, data do aniversário de Ikeda, é que é  em 2009, a autora de Rosa de Versalhes, foi premiada com a Ordem Nacional da Legião da Honra, recebendo A Ordem Nacional da Legião da Honra (Ordre national de la Légion d'honneur) é a mais alta honraria francesa. Esse honroso prêmio, foi entregue pelo embaixador francês, Philippe Faure, que na ocasião lhe disseque o povo japonês possui uma percepção cultural da história, culináriae linguagem da França, graças ao trabalho de Ikeda. uma grande honra para nós fãs dessa incrível artista de mangá.

Oscar a heroína mais famosa de Ikeda.


Uma nova animação está a caminho para comemorar os 50 anos da Rosa de Versalhes:


Em meados de julho de 2022, começaram a circular rumores no Twitter, sobre uma nova animação de Rosa de Versalhes, na época esse foi o primeiro site brasileiro a noticiar sobre o assunto e na sequência, veio outros blogs aqui do Brasil, afirmando ser uma mentira, mas não era! No dia 6 de setembro de 2022, veio a confirmação que todos esperavam, um anúncio do novo anime, que, na verdade, trata-se de um longa-metragem de animação em comemoração aos 50 anos de Rosa de Versalhes.  O filme continua em produção, mas tenho um palpite, que será lançado no próximo ano 2024 e quem sabe até o dia 31 desse ano, ainda seremos surpreendidos com mais um trailer ou com a tão esperada data de lançamento, bem debaixo de nossas árvores-de-natal. Na Ocasião, Ikeda publicou em suas redes sociais a ilustração abaixo, e sim, seus traços estão diferentes, porem continuam belíssimos! Mas Confesso, que sempre preferi seus traços mais antigos dos mangás dos anos 1970, por serem mais delicados e femininos.

A mais atual ilustração feita por Riyoko Ikeda.

 
Hoje em dia, Ikeda parou praticamente com os desenhos,  ela dedica seu tempo compondo óperas e se apresentando como soprano e acho bem difícil que ela volte a desenhar. Seus trabalhos mais recentes com desenhos foi os  novos gaiden da Rosa e BeruBara Kids (ベルばらKids), uma   paródia  da Rosa de Versalhes publicada no Asahi Shinbun
 
Berubara Kids.


Já ficou muito longo esse artigo, então na segunda parte, trago mais algumas curiosidades sobre Riyoko Ikeda e sim farei um vídeo em homenagem a autora de Rosa de Versalhes, fiquem ligados!

Finalizo com alguns vídeo de Ikeda e algumas imagens:















Continua...

 

Feliz aniversário Riyoko Ikeda!!!

 

 Uma linda semana a todos vocês amigos da Lady Oscar!


ady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.