Letreiro com titúlo de postagens

sábado, 17 de setembro de 2022

Bate papo de Riyoko Ikeda com a atriz e cantora Ai Takahashi na cerimônia de abertura da Exposição dos 50 anos da Rosa de Versalhes (artigo traduzido).

 

 Olá,queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem vindos!



 
 
 Hoje foi aberta ao públicoa tão esperada exposição dos 50 anos da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら)" de Riyoko Ikeda que no Tokyo City View em Roppongi Hills, Tokyo e ficará até o dia 20 de novembro, (após isso a exposição viaja para Osaka de 30 de novembro a 12 de dezembro na Galeria Hankyu Umeda).


 
Os sites, Comic Natalie, Oricon,trouxeram,mais informações,sobre a cerimônia de abertura privada, que ocorreu no dia 16 de setembro, e contou com a presença da autora Riyoko Ikeda e da jovem Ai Takahashi (高桥爱, Takahashi, uma belíssima atriz e cantora Pop nascida 14 de setembro de 1986,fã incondicional da Rosa de Versalhes, e que conheceu o mangá graças uma apresentação na Takarazuka Revue. 

 
Eu já havia comentado a respeito da cerimônia de abertura, quem quiser ler, clique aqui. Bem, aproveitando as comemorações, abertura da exposição trouxe as traduções da conversa entre Ikeda e Takahashi, a primeira parte é do comic Natalie e a segunda do Oricon, desde já peço desculpas por possíveis erros na tradução. Só para lembrar,tradução pode ser feita por qualquer pessoa desde que cite a fonte e o artigo original,e ambos os sites, estão devidamente creditados acima.
 

 


 
Os maridos de Riyoko Ikeda & Ai Takahashi são tipo André dos tempos modernos, e os comentários da "Exposição da Rosa de Versalhes"Tradução da matéria do site Comic Natalie, devidamente creditado.

Quando perguntaram a autora Riyoko Ikeda, como ela se sentia ao celebrar o 50º aniversário de sua obra, ela respondeu sorrindo: "O mangá era considerado prejudicial para as crianças, então só me lembro de que apanhei muito (risos), chegaram a me dizer que eu era uma pessoa vulgar e que mangás não eram considerados cultura. Então eu me lembro de trabalhar muito duro com o editor para criar algo que não seria descartado".
 
 Ikeda também comentou sobre as desigualdades de Gênero em uma época que se você fosse uma mulher precisava estar casada e ser dona de casa em tempo integral, esse foi um dos motivos que a levou criar a Lady Oscar, uma linda mulher vestida de homem, através de sua personagem ela poderia expressar como realmente se sentia.
 
 
""Naquela época, as mulheres tinham um status social mais baixo do que agora e também era uma época que as moças diziam 'Sou uma mulher como se estivessem dizendo a si próprias 'Preciso me casar.' Então, queria que Oscar mostrasse que não importa se você é uma mulher ou um homem, você pode construir sua vida por meio de seus esforços e talentos, independente do seu gênero.""
  A jovem cantora e Atriz Ai Takahashi,  conheceu o mangá Rosa de Versalhes, graças a uma apresentação da Takarazuka Revue, compareceu ao evento, com um look inspirado em Oscar e também participou da conversa. Ela perguntou a Riyoko Ikeda Sensei, qual seria seu personagem favorito em Rosa de Versalhes? Ikeda respondeu" Se for um dos, homens, eu gosto especialmente Luís XVI." Gosto de todos os personagens, que desenhei, mas razão para eu gostar dele é porque ele é tolerante". Takahashi, concordou com a opinião de Ikeda e também disse: "Eu entendo! Não acredito como alguém possa amar tanto sua esposa! Concordo fortemente com você."
 

 
  Realmente me surpreendeu, Ikeda responder que seu personagem favorito da história fosse o rei da França (Luís) XVI, eu sempre acreditei que seu favorito fosse o Gerodelle, já que ela demonstrou várias vezes em outras entrevistas, sua preferência por esse personagem, por ele ser um verdadeiro cavaleiro da nobreza. Enfim, continuando, a autora comenta sobre o relacionamento entre Lady Oscar e André " Acredito que seria mais fácil trabalhar se se houvesse um homem como André ao meu lado que me apoiasse como ele apoia Oscar". Naquela época, as mulheres que trabalhavam lá me disseram: 'Eu quero também quero um Andre!" "Acredito que seria mais fácil trabalhar se houvesse um homem (que me apoiasse) como André (em relação à Oscar) ao meu lado. Muitas pessoas concordam com isso. Então Takahashi disse: "Se você pensar sobre isso, meu marido Koji Abe é parecido com André e ele está disposto a lavar a roupa também. Acredito que estamos agora em uma era em que é mais fácil para as mulheres trabalharem na sociedade." Comentando sobre a exposição, Ikeda disse: "Estou muito entusiasmada com tudo isso. Mas também estou um pouco envergonhada das minhas pinturas de 50 anos atrás. Uau, eu não era nada boa nisto". "Tenho um forte sentimento de que poderia ter desenhado algo melhor", disse ela com uma expressão amarga. Takahashi seguiu as observações de Ikeda dizendo: "Não, não, são lindo!" Ikeda Sensei também contou como ele se sentia no momento da serialização da Rosa de Versalhes, e isso a fez rir. Ela disse: "Eu estava tão pressionada no trabalho que pensei: 'Oh, como eu odeio essa, pessoas!'"(risos).
 

 
Não sei se são minhas impressões, mas me parece que Ikeda guarda muitas mágoas da época da serialização da Rosa de Versalhes.
 


 
 
 Continuando, na última parte, da matéria do Comic Natalie, Ikeda, comenta sobre único vestido da Lady Oscar, que está exposto na Amostra dos 50 anos da série.
 
 Além disso, o vestido que Oscar usou apenas uma vez na vida é maravilhoso...!" Ikeda conta que o vestido que está na exposição fora feito por estudantes do Bunka Fashion College.(Uma famosa escola de alta costura). Ikeda diz: "Eu já estou velha e estou nos últimos estágios da minha vida. Mesmo se eu partir em um futuro não muito distante, espero que as pessoas que vierem depois, continuem a ler A Rosa de Versalhes, espero transmitir para essas futuras pessoas os sentimentos que me comoveu.[para sempre?]. ." A jovem Takahashi respondeu "Espero que sim!".
 

Tradução do artigo do site Oricon: 

 

A Matéria do site Oricon trouxe a continuidade dessa matéria, que ficou faltando no Comic Natalie, então traduzi o restante da conversa entre Riyoko Ikeda e Ai Takahashi, onde o foco é o nosso amado André Grandier o sonho de marido perfeito para as mulheres da época
 Ikeda começa dizendo "Eu desenhei Andre porque pensei que seria mais fácil as mulheres, trabalhar se houvesse um homem como ele. Ikeda também disse: "Naquela época, escrevi isso para crianças, mas recebi muitas respostas positivas das mulheres trabalhadoras dizendo: 'Eu também quero um André'."

Riyoko Ikeda continuou dizendo: "O momento está se aproximando, em, que os homens não dirão que estão ajudando suas esposas nos afazeres domésticas, mas fazendo-os com elas". , e Takahashi respondeu: "Claro, meu marido é como Andre!". Ikeda respondeu sorrindo, dizendo: "Meu marido também é como Andre. "No passado, havia várias coisas como 'dignidade de um homem', mas os jovens de hoje não têm esse tipo de coisa, e meu marido é 25 anos mais novo que eu e lava a roupa sem se incomodar com isso. "Espero que o número desses homens aumente, o que facilitará para as mulheres possam trabalharem fora." Nessa parte, fiquei feliz por Ikeda, ter arrumado um homem como André, que a respeita e está sempre ao seu lado, afinal, acredito que isso é o mínimo que todas as mulheres merecem. Eu, no futuro, pretendo me casar, com um homem igual o Andre.
deixo abaixo mais fotos



 
 







 

 
 
Essas foram as traduções das duas matérias dos sites citados e devidamente creditados acima, a tradução foi feita por mim, deixo os, link com os artigos originais, para comparar os textos, caso você entenda o idioma japonês. 
 
Caso alguém também traduziu os mesmos artigos, pode, sim, conter semelhanças já que ambos textos, vieram das mesmas fontes, sendo impossível ser alterado, mesmo assim, deixo os créditos para os autores de outras traduções.Depois trago as traduções de outras entrevistas com Ikeda que eu também estou devendo. 
 
A exposição Rosa de Versalhes, foi aberta hoje e está maravilhosa! Deixo os links de minhas postagens anteriores. Fotos da Exposição e comentários do Comic Natalie (artigo traduzido).
As fotos usadas são as mesmas dos artigos originais, créditos para os autores das imagens. E ainda estão soltando as fotos da Exposição assim que eu tiver todas, prometo fazer um post, mostrando tudo.
 











 


Espero que tenham gostado! Lady Oscar diz... 

Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.