Olá,amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!
Hoje a versão animada da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), conhecido na Itália, como Lady Oscar, voltou a ser exibido no horário da manhã na TV italiana. Foi exibido os dois primeiros episódios, O destino da Rosa e a Borboleta da Áustria, em versão remasterizada e editada por Yamato. Enfim, deixo abaixo o resumo dos episódios exibidos hoje de manhã no canal, Itália 1.
Episódio # 1- O destino da Rosa ( Em italiano La grande scelta - Oscar. il destino di una rosa)
O episódio começa, na França, ano de 1755, o renomado, General Jarjayes está ansioso com o nascimento de seu novo filho e espera ter um Menino que um dia possa tomar seu lugar entre os guardas do Rei da França Luís XV. A empregada finalmente sai do quarto com a criança nos braços, mas ao invés do tão esperado filho varão, ele recebe a notícia que teve mais uma Linda garotinha. Receoso que não consiga ter um filho homem para sucedê-lo e perpetuar o nome e prestígio da família, ele batiza, sua filha recém-nascida, com um nome masculino, Oscar François de Jarjayes, e decide que transformará essa menina em um homem, para que um dia ela possa se tornar um general. Como diz o refrão da canção do grupo musical italiano I Cavalieri Del Re Il buon padre voleva un maschietto, ma ahime` sei nata tu, nella culla ti ha messo un fioretto,Lady dal fiocco blu.
O tempo passa, Oscar, já com 14 anos, e terá que duelar com o jovem Conde de Girodelle, para decidir quem ocupará o honroso cargo de capitão da guarda da princesa austríaca, Maria Antonieta, enviada a França para realizar um tratado de paz entre França e Áustria por meio do casamento do príncipe Luis XVI. Oscar, não parece nada feliz em usar o uniforme, seu pai então pede a seu pajem André que a convença aceitar o cargo, mas Oscar está relutante, ela não tem interesse no cargo de capitã da guarda real, ma também não quer demonstrar fraqueza. Oscar deveria lutar pelo cargo de comandante, diante toda a corte, mas o duelo acontece em particular apenas na presença do jovem pajem, já que Oscar só quer provar sua coragem e valor, mas acaba vencendo facilmente Girodelle, ele é espancado e sai ferido do duelo.
Devido sua rebeldia, Oscar corre o risco de não poder mais entrar na guarda real e claro ser punida pelos seus atos, mas o rei Luís XV decide de qualquer maneira que essa posição deve ser mantida por ela também porque o próprio Girodelle admitiu sua derrota e diz ao rei que Oscar é a pessoa mais adequada para esse cargo. Após a confusão, Lady Oscar decide finalmente vestir o uniforme, aceitar o cargo e dar o seu primeiro passo para a vida adulta. Nesse primeiro episódio, é possível ver que Oscar está sofrendo com um conflito interno, já que ela é uma mulher, mas precisa decidir se que ou não continuar vivendo como um homem. Ela tem insegurança, já que é apenas uma menina forçada a proteger outra menina da mesma idade. Oscar, mesmo sendo uma mulher, é militar e orgulhosa, quer provar seu valor e isso a leva a aceitar o cargo, não pelo pai ou pela realeza e sim por seu orgulho. Uma curiosidade, é que essa rebeldia de Oscar de não querer aceitar vestir o uniforme e sem interesse no cargo, acontece apenas no anime. Já no mangá de Ikeda, ela aparece, ainda bem jovem, com uns 10 para 11 anos, treinando com seu pai e ele acaba lhe contando sobre a princesa austríaca que será a futura rainha da França e que caberá a Oscar o dever de cuidar de sua segurança, mas Oscar não demonstra ir contra essa ideia, pelo contrário ela fica entusiasmada com a futura rainha a quem deverá proteger. Deixo abaixo algumas cenas do mangá para comparar com o anime.
Episódio #2 A Borboleta da Áustria ( Em Italiano L'arrivo di Maria Antonietta - Vola farfalla austriaca)
A princesa austríaca Maria Antonieta, menina de 14 anos, se prepara para o seu destino que é tornar-se a futura rainha da França para selar o tratado de paz entre França e Áustria. A princesa é uma menina extremamente mimada, criada com certa liberdade na corte austríaca, mas que deverá renunciar a seu nome, sua cultura, seus direitos ao trono de sua mãe, e enfrentar a rígida etiqueta francesa e a adaptação a vida em um país totalmente novo para ela
Além disso, sem que ela, sua mãe imperatriz da Áustria ou a família real francesa saibam, inimigos querem impedir que Antonieta chegue sã e salva a Versalhes. O episódio começa, com Lady Oscar, se preparando para sua primeira missão como capitã da guarda real, quando seu pai, o general Jarjayes, entra em seu quarto gritando pedindo que a jovem comandante use um vestido e se passe pela princesa que poderá estar correndo perigo. O plano do general era que Oscar deveria morrer no lugar da princesa se fosse necessário.
Claro que a Oscar não aceita, mas diz que irá proteger a princesa. Na sequência Antonieta chega a Versalhes, está chateada por ter que deixar tudo da Áustria para trás, só pensa em diversão e sua ingenuidade a faz cair em um plano dos inimigos. Uma empregada é sua sósia (na verdade, é um homem), e propõem que Antonieta troque de lugar com ele, afinal os dois são quase idênticos. A jovem princesa aceita, veste as roupas da empregada e Oscar acaba percebendo, decidi seguir a suposta empregada, que, na verdade, é a Antonieta e encontra a princesa em apuros prestes a ser sequestrada dentro de uma caverna e caberá a Oscar a responsabilidade de salvá-la. Oscar protege a princesa, derrotando os bandidos e a leva sã e salva a Versalhes.
Temos aí mais uma coisa que difere do mangá original de Ikeda. A trama do sequestro de Antonieta, acontece exclusivamente no anime. Na época que animação da Rosa de Versalhes foi produzida 1979, estava muito na moda desenhos do gênero capa e espada e com certeza inventaram a história do sequestro, para colocar Oscar em ação contra os bandidos duelando com espadas. No mangá, a Princesa é mimada, sim, só pensa em diversão, ao ser enviada a França, ela chora por ter que deixar a Áustria para trás, mas não temos troca de lugar com a empregada e muito menos sequestro. Apenas vemos Oscar fazendo, sua escolta e a princesa, pergunta quem é aquele guarda sendo informada que se trata de Oscar, a filha do general Jarjayes, que apesar de mulher, conquistou o cargo de capitã da guarda real. Vemos então que a princesa a partir desse momento cria uma certa admiração por Oscar. Deixo abaixo algumas cenas do mangá, para comparar com o episódio 2 do anime
Enfim, esse foi os comentários e comparações com o mangá dos primeiros episódios do anime Lady Oscar, que foram ao ar em versão remasterizada hoje de manhã na Itália, só espero que dessa vez o anime não seja cancelado como aconteceu no ano passado. De resto, tivemos essa semana a Notícia que os Correios japoneses, lançaram uma nova coleção de selos em comemoração aos 50 anos da rosa de Versalhes, uma matéria especial, sobre o aniversário de 50 anos da série na edição de outubro da revista MOE da editora Hakusensha e uma entrevista inédita com Riyoko Ikeda que eu traduzi e vocês podem ler aqui no blog Lady Oscar. Os links acima são de meus posts anteriores para quem não leu e tiver interesse.
Finalizo, com a minha fanart digital da Oscar junto a seu pai, o General Jarjayes, que fiz para o post especial dia dos pais, e que foi muito elogiado, e também com a abertura da versão remasterizada que está sendo exibida na Itália.
Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.