Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 11 de setembro de 2022

Entrevista de Shion Miura com Riyoko Ikeda a autora da Rosa de Versalhes parte 2

 Olá,queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!

 

 
 
 
 
 
O site, Yahoo O site, Yahoo do Japão, trouxe a segunda parte da entrevista de Shion Miura com Riyoko Ikeda, a autora da Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), publicada na edição de outono da revista CREA, segundo o Comic Natalie. Recentemente, eu trouxe a tradução da primeira parte, para quem não leu basta clicar no link. Na segunda parte, Shion Miura, conversa com Ikeda a respeito de Oscar e André, Ikeda, confessa que no início da serialização da Rosa de Versalhes, não pretendia que André acabasse com Oscar. Ikeda também conta que chegou a receber cartas, não apenas de meninas, mas também mulheres adultas que desejavam que André fosse o par romântico da Lady Oscar, esse e outros assuntos interessantes.



 

E por falar em Ikeda, estou traduzindo, mais uma entrevista com ela e m breve estarei, postando. Outra coisa, meu professor, Massa, está fazendo uma tradução melhor da entrevista que a autora concedeu, no início desse ano, ao Gabinete de igualdade de Gênero do Japão. Bem, eu já havia traduzido, mas não sei se ficou boa, mas meu professor de japonês do Kumon, se ofereceu para me ajudar. Acredito que hoje mesmo trago, mais uma entrevista com Ikeda traduzida. Enfim, vamos a segunda parte do bate-papo da autora japonesa, Shion Miura com Riyoko Ikeda, autora da Lady Oscar. Tentei me aproximar ao máximo do texto original, mas desde já peço desculpas por possíveis erros na tradução.

 

 

"No começo, eu não achava que Andre fosse se casar com Oscar."

Entrevista de  Shion Miura com Riyoko Ikeda a autora da Rosa de Versalhes parte 2




Miura: Além de interessante, o que mais me atraiu foi a profunda gentileza da Oscar. Ela é a primeira a perceber o sofrimento das pessoas que diferem dela, e decide que deve fazer algo com essas pessoas. Seu modo de vida, cheio de bondade, força e imaginação, é uma estrela para mim, ou melhor, para todos os seres humanos, transcendendo o tempo e as fronteiras.

As mulheres nas ficções são frequentemente retratadas como "figuras femininas ideais".  Entretanto, há poucos trabalhos que apresentam uma "imagem ideal do ser humano" através de personagens femininas. Mas excelentes trabalhos de shōjo manga, como Rosa de Versalhes, têm perseguido este ponto desde uma fase muito inicial.
Independentemente do gênero do leitor, Oscar é um modelo de como os seres humanos devem viver,e sinto que cheguei até aqui, olhando para ela e desejando ser como ela.

 Ikeda: Obrigado.

 Miura: Ao mesmo tempo, a outra personagem principal, Maria Antonieta, que nasceu com um temperamento de princesa, também é muito atraente. Quando Marie tem que falar com a amante de Luís XV, a Condessa du Barry, a quem ela detesta, Marie diz: “Hoje, Versalhes é um lugar muito sério” Há algum registro de Maria Antonieta, realmente, ter dito essa frase?

  Ikeda: Isso mesmo. Os detalhes também são baseados em fatos históricos.

Miura Quando vou a concertos ao vivo com meus amigos e vejo, as multidões, alguém diz essa frase quase reflexivamente (risos). (risos). É uma citação que se tornou tão arraigada na vida cotidiana dos fãs. Ikeda Quando o ex-presidente Hollande visitou o Japão uma vez, fui convidado para uma recepção, e um diplomata francês que havia acompanhado o presidente veio até mim e disse: "estudei a Revolução Francesa lendo seu trabalho. Se eu não tivesse lido isso, acredito que teria visto Marie sob uma luz diferente".

Miura: Rosa de Versalhes é incrível! No começo, Marie era uma garota superficial e inocente, mas lentamente começou a pensar sobre a nação, e no final ela era como uma santa. Essas mudanças estão na biografia de Zweig? Ou é criação de Ikeda-sensei?
 
Ikeda: Certamente, seu desenvolvimento humano está retratado na biografia, e fiquei emocionada com isso, mas quando seu destino foi lançado no ponto de virada histórica da Revolução, ela deve ter ficado muito consciente de que seu nome permaneceria para sempre na história. Isso não foi mencionado no livro, mas acredito, que Marie estava determinada a morrer de uma maneira que fizesse jus ao seu nome.
 
 
Miura Um dos episódios mais memoráveis do mangá é quando Oscar é resgatado por Rosalie e fica chocado ao descobrir que sua única refeição é uma sopa rala. Ikeda Eu senti que Oscar precisava saber o que estava errado com a família real, então criei uma cena onde ele vê a vida do povo. É provável que os gastos extravagantes de Marie tenham piorado suas finanças, mas, na verdade, na época de Luís XIV, a economia estava inclinada devido à construção excessiva de palácios e guerras.

Miura: Oscar tinha vergonha de admitir que também ele era uma aristocrata e nada sabia sobre o sofrimento do povo. Penso que o fato de ela poder compreender e simpatizar instantaneamente com a situação quando entra em contato com um mundo completamente diferente do seu se deve provavelmente na maioria ao fato de que ela tem André, ao seu lado desde criança, uma pessoa não-aristocrática, e está experiência a ajudou a construir uma ponte. Você esperava desde o início que André tivesse uma presença forte a partir do meio da história? Ikeda: Não, no começo eu não pensei que André acabaria com o Oscar. No entanto, tornou-se cada vez mais popular como um parceiro ideal para as mulheres da época. Embora "Rosa de Versalhes" tenha sido escrito para meninas, recebo muitas cartas de mulheres adultas dizendo: "Eu também quero André". Miura, pensei que André desistiria do amor em algum momento, mas em vez de recuar, ele tem a coragem de ficar ao lado de Oscar (risos). Senti-me atraído por sua bondade, senti que ele não era confiável, e meus sentimentos em relação a André mudaram dessa maneira e isso, mas à medida que fui envelhecendo, cheguei a pensar que alguém como ele seria o melhor, Embora Oscar seja superior.
 
 
Ikeda: André sabe que Oscar é superior em posição social, educação e artes marciais, mas ele está ao seu lado com um desejo obstinado de protegê-la. Eu acho que é possível que uma mulher seja melhor que um homem.


Enfim, essa foi a tradução da segunda parte, a primeira se encontra no link acima, se der tempo, hoje mesmo trago mais uma entrevista com Riyoko Ikeda que ainda estou traduzindo.

Bom domingo e uma ótima semana, amigos da Lady Oscar.

Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita Volte sempre que quiser.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.