Olá,queridos amigos da Lady Oscar,sejam bem vindos!
O site Yahoo do Japão, trouxe um artigo, comentando um pouco sobre o belíssimo livro comemorativo dos 50 anos da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), da editora, shueisha intitulado, Ai to Kansha no 50-shuunen Versailles no Bara Anniversary Book (愛と感謝の50周年 ベルサイユのばらアニバーサリーブック), lançado oficialmente no japão no dia 15 de setembro de 2022 e também está sendo vendido durante a exposição em Tokyo City View em Roppongi Hills, Tokyo.
Segundo as informações, trata-se de um maravilhoso, material para colecionadores, com 160 páginas, das quais 80 são em cores, galeria de imagens, ilustrações com comentários de Riyoko Ikeda, guia de episódios do anime, ilustrações e contribuições desenhadas por celebridades além de muitas curiosidades sobre a autora da Rosa de Versalhes. O texto, comenta sobre os 50 anos da Rosa de Versalhes, também fala sobre Riyoko Ikeda e algumas pessoas envolvidas com esse maravilhoso livro do aniversário de 50 anos do nosso mangá favorito. Enfim, como é interessante, fiz a tradução, tentei ser o mais fiel possível e também utilizei as mesmas imagens do artigo original, desde já peço desculpas por possíveis erros na tradução.
Nos bastidores com a editora responsável pelo livro do 50º aniversário da Rosa de Versalhes. (artigo Traduzido).
Sobre a publicação de "50 anos de amor e gratidão: O Livro do Aniversário da Rosa de Versalhes"
Para comemorar o 50º aniversário da serialização do shoujo mangá A Rosa de Versalhes, o Ai to Kansha no 50-shuunen Versailles no Bara Anniversary Book, foi lançado. Pedimos à Sra. Yayoi Arima, que esteve envolvida na edição deste livro, para falar sobre o charme de "Rosa de Versalhes" que continua a brilhar intensamente há 50 anos.
“A Rosa de Versalhes é uma obra que causou um boom tantas vezes que existe uma teoria de que é o primeiro mangá shoujo a usar uma <abreviatura> “Berubara”. Depois que entrei na Shueisha em 1978, toda vez que ele era transformado em anime, filme ou encenado na Takarazuka, era destaque em uma revista, e cada vez que eu via a manga vender bem.
A Rosa de Versalhes, continuou a vender constantemente, em 1994, foi selecionada e lançada como a primeira obra de mangá bunko da editora Shueisha, que antes só havia publicado livros de texto, com as obras de Osamu Tezuka. Desde então, a edição completa de A Rosa de Versalhes, incluiu novas páginas coloridas além das cores usadas na revista, e uma edição remix disponível em lojas de conveniência, foram publicadas uma após a outra.
Bunko, versão completa, versão remixada... "Rosa de Versalhes" renasce com os tempos de mudança.
"A Rosa de Versalhes", uma brilhante obra do shoujo manga, que começou a ser serializada na revista, "Weekly Margaret" em 1972, e concluída em dezembro de 1973 para um total de 82 edições. Tornou-se um grande sucesso assim que a serialização começou, mas parte desse sucesso foi devido à produção da Takarazuka Revue em 1974 que ela se tornou um enorme boom que varreu o Japão. Entretanto, nessa época, a história em quadrinhos já havia sido concluída e a autora, Riyoko Ikeda, estava viajando para o exterior com outros artistas de mangá. É uma história bem conhecida entre os fãs que quando voltou ao Japão, ela estava rodeada de repórteres no aeroporto e descobriu sobre a febre.
Riyoko Ikeda escreveu episódios, Gaiden da Rosa de Versalhes, estrelando a sobrinha de Oscar, a partir de 1980, após a serialização de Orpheus no Mado, uma obra-prima comparável com A Rosa de Versalhes e Eikou no Napoleon – serializada a partir de 1986, foi uma sequência de Rosa de Versalhes, retratando as atividades de Alain e Rosalie, entre outros.
A Rosa de Versalhes, continuou a vender constantemente, em 1994, foi selecionada e lançada como a primeira obra de mangá bunko da editora Shueisha, que antes só havia publicado livros de texto, com as obras de Osamu Tezuka. Desde então, a edição completa de A Rosa de Versalhes, incluiu novas páginas coloridas além das cores usadas na revista, e uma edição remix disponível em lojas de conveniência, foram publicadas uma após a outra.
“O Departamento Editorial da Comic Media foi criado na década de 1990 como um departamento de criação de livros relacionados a obras populares da Shueisha, e me tornei membro em 1995. E nessa época, havia um número crescente de casos em, que a pessoa responsável na época da serialização já estava aposentada. Assim, surgiu uma tendência pela qual o departamento editorial da Comic Media se encarregaria de trabalhos como A Rosa de Versalhes, que permaneceu popular mesmo após a serialização da revista ter terminado. Para relançar estas obras-primas que haviam sido publicadas em revistas e vendidas como quadrinhos, tivemos que considerar várias 'formas', incluindo coleções de quadrinhos.
Renascido a cada aniversário e vendido de uma nova maneira a cada vez.
Em 2002, o departamento editorial da Comic Media foi abordado sobre a possibilidade de fazer um livro de fãs no 30º aniversário de A Rosa de Versalhes para coincidir com a "Exposição de Versalhes" organizada pela Nihon Keizai Shimbun.Naquela época, foi o Sr. Arima que levantou a mão e disse: "Eu vou fazer isso!"
“Originalmente, eu gostava de livros ilustrados e livros de projetos como 'VOW', e também havia ouvido dizer poder ir para o exterior (risos), então eu me candidatei ao projeto e planejei 'A Enciclopédia Rosa de Versalhes'. Membros da "Equipe Rosa de Versalhes", formado nessa época, também trabalharam no livro para o 50º aniversário. Assim que o projeto começou, o ex-chefe de Riyoko Ikeda, que esteve no comando por muitos anos, me apresentou ao Sr. T, um
um pesquisador individual de "Berubara". Recebemos muita cooperação desta vez também.
Para minha primeira entrevista, fui a Versalhes com um escritor para cobrir o evento, mas minha câmera digital quebrou e eu estava com suor frio. Encontrei uma loja de câmeras em Paris e o gerente era japonês. Ele me emprestou sua câmera. A equipe Berubara tem sido apoiada por muitas pessoas amáveis desde o início.
Em 2002, o Palácio de Versalhes não tinha produtos da Rosa de Versalhes, mas agora a versão francesa da história em quadrinhos está disponível na loja de lembranças. É a rapidez com que se tornou conhecido no exterior".
Esta enciclopédia comemorativa foi muito bem recebida, e em 2006 foi criado a Enciclopédia Orpheus no Mado.
Desde então, vários produtos do conteúdo da Rosa de Versalhes, foram produzidos, como calendários, cadernos e cartões.“Por alguma razão, duas vagas foram criadas na Enciclopédia da Rosa de Versalhes. A Riyoko Ikeda Productions nos deu permissão para este projeto e, no final, até o comercializamos com um CD que tinha participação da Shion Yuu
uma OG da Takarazuka Revue, lendo as cartas. Só posso agradecer a Riyoko Ikeda e seu escritório por serem sempre flexíveis e abertos a novas sugestões.Graças ao poder da história original, que não vacila mesmo quando sutilmente salpicada com elementos de humor, e aos fãs que nos apoiam, pudemos realizar este projeto ousado".
O episódio, que começou com a exposição de pinturas originais, impressionou a nova geração "Rosa de Versalhes."!
Em 2013, quando Margaret comemorou seu 50º aniversário, Riyoko Ikeda, a quem foi pedido uma ilustração comemorativa colorida, sugeriu ao departamento editorial: "Posso desenhar um novo trabalho da Rosa de Versalhes?" A edição do 50º aniversário (número 10, 2013), onde Rosa de Versalhes a apareceu em Margaret pela primeira vez, após 40 anos, foi inesperadamente esgotada, E depois reimpresso! Depois disso, a série intitulada "episódios" foi escrita em 4 volumes e 9 novos episódios na Margaret Comics. De acordo com uma entrevista com Riyoko Ikeda no Volume 11 da Margaret Comics...
Ikeda: "Na época da serialização, o departamento editorial me disse para "terminar 10 semanas após o final da história de Oscar", mas ainda havia muitas coisas que eu queria escrever, como o episódio em que Maria Teresa e Fersen se encontram. Parte disso se reflete nesta história."
Como ela comentou, os episódios que conectam a história principal não são apenas uma história paralela, mas uma série que pode ser considerada o "verdadeiro final". Desta vez, o 50º Aniversário de Amor e Gratidão: O Livro de Aniversário da Rosa de Versalhes também inclui uma explicação detalhada do episódio.
Em 2012, a exposição do 40º aniversário da Rosa de Versalhes, organizada pela Asahi Shimbun, atraiu um número recorde de visitantes, que formaram uma longa fila no balcão de mercadorias da loja de departamento onde a exposição foi realizada, e as mercadorias comemorativas foram esgotadas em pouco tempo
Em 2012, a exposição do 40º aniversário da Rosa de Versalhes, organizada pela Asahi Shimbun, atraiu um número recorde de visitantes, que formaram uma longa fila no balcão de mercadorias da loja de departamento onde a exposição foi realizada, e as mercadorias comemorativas foram esgotadas em pouco tempo. Na minha opinião, o impulso para a produção de produtos da Rosa de Versalhes e furoku (Brindes) começou a crescer por volta dessa época. No ano seguinte, a partir de 2014, a Exposição My Margaret Exhibition, Meio século de Shoujo Manga" incluiu uma estátua de Oscar e André, da Rosa de Versalhes, mais uma vez atraiu a atenção.
O que queríamos transmitir em nosso 50º aniversário era "amor e gratidão"
Antes de iniciar a produção deste livro, o Sr. Arima pensou sobre a direção do livro, ouvindo as opiniões de muitos fãs, incluindo o Sr. T, um pesquisador individual que forneceu materiais muitas vezes. Em um talk show no museu internacional de mangá em Kioto, ele disse: "Desde muito tempo atrás, o mangá tem sido tratado como algo inferior à literatura. Lutei para derrubar isso", diz Riyoko Ikeda, que esteve sempre em seu coração.
Quando eu estava me esforçando muito para fazer um livro centrado nos 50 anos da serialização de Rosa de Versalhes, alguém do escritório da Sra. Ikeda me aconselhou a fazer um livro divertido porque A Rosa de Versalhes é apenas um trabalho de entretenimento, e lagrimas caíram dos meus olhos. Também recebemos várias sugestões para o subtítulo do livro, e uma delas foi "50º Aniversário de Amor e Gratidão", e eu pensei: "É isso aí… ". Como membro dos criadores e vendedores do livro, eu queria que o livro transmitisse meu amor e gratidão tanto à Sra. Riyoko Ikeda, que trouxe seu maravilhoso trabalho ao mundo, quanto aos leitores que continuaram a amar e a comprar 'A Rosa de Versalhes'... e eu tinha uma ideia clara do que eu estava almejando".
Além das fotogravuras coloridas dos 50 anos de história do livro e dos ensaios de uma esplêndida equipe de colaboradores, uma das características deste livro é que, além da história de 50 anos de gravura colorida e ensaios de lindos colaboradores, os próprios comentários de Riyoko Ikeda são abundantemente publicados. Embora os comentários tenham sido postados muitas vezes para cada aniversário, a mensagem do Sr. Ikeda, que comemorou o 50º aniversário da serialização, está mais que nunca cheia de amor.
Em 2022, o 50º aniversário de Rosa de Versalhes ainda estará em alta nas redes sociais toda vez que uma exibição for anunciada ou uma nova animação cinematográfica for lançada. Este livro é a fonte de seu poder, e esperamos que você sinta o amor direto que é a fonte de seu poder.
Se você é fã há muito tempo ou esta é sua primeira exposição, da Rosa de Versalhes, eu ficaria feliz se você usasse este livro como uma oportunidade para ler a história original novamente. Porque cada vez que você ler, você descobrirá algo novo! A propósito, esta cena de Luís XVI foi a que mais tocou meu coração quando eu estava lendo novamente a história original para criar este livro. Por favor, conte-me sobre sua cena favorita.
Enfim, essa foi a tradução, usei o Google tradutor, então pode conter, alguns erros, mas meu instrutor de japonês do Kumon, o senhor Massa, se ofereceu para contribuir com o blog e corrigir alguns possíveis erros, então caso esteja algo errado em breve trago as correções.
Sobre esse novo belíssimo livro dos 50 anos da Rosa de Versalhes, eu pude sentir, que se trata de um trabalho feito com muito amor. Além disso, é um material para colecionador, que de maneira alguma poderá faltar em sua coleção.
Espero que tenham gostado!
Um bom final de semana a todos vocês amigos da Lady Oscar.
Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte Sempre que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.