Letreiro com titúlo de postagens

quinta-feira, 14 de julho de 2022

14 de Julho 1789 queda da bastilha e homenagem a revolucionária Oscar François de jarjayes.

 

 Olá,queridos amigos da Lady Oscar,sejam bem vindos!



Hoje é uma data uma histórica o dia da queda da Bastilha foi em 14 de julho de 1789. A  revolução francesa foi um período, entre 1789 e 1799 e está presente no mangá Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら). Foi no dia 14 de julho que Oscar. Resolveu lutar ao lado da população da França. Lembrando que Oscar é uma personagem fictícia, mas Rosa de Versalhes costura a fatos históricos reais com a fantasia criada pela autora.




 
 Hoje resolvi abrir esse post para homenagear a nossa querida comandante e revolucionária francesa Oscar François de Jarjayes, farei alguns comentários sobre o mangá, mas não darei spolier do final do mangá ou anime, porque existem pessoas que não conhece, e ficariam bastante chateados com spolier.
 

No mangá Rosa de Versalhes de autoria de Riyoko Ikeda, a história se passa antes e durante a Revolução francesa. Oscar François de Jarjayes, é a grande heroína revolucionária da nossa história. Oscar, é filha caçula, do renomado General Jarjayes, um personagem criado por Ikeda, mas baseado em uma pessoal real, François Augustin Regnier de Jarjayes. O general jarjayes de Rosa de Versalhes, é um renomado militar pai apenas de meninas e sem esperança de ter um filho homem, resolve criar a caçula como um homem lhe dando todo o treinamento militar necessário para que um dia ela possa se tornar uma general. A menina é batizada com o nome de Oscar François de Jarjayes, e aprende as artes da esgrima e equitação juntos quando ainda eram crianças. Oscar apende a cavalgar, lutar e tudo preciso para seguir os passos de seu pai. Com apenas 14 anos ela acaba por se tornar a capitã da Guarda real da Princesa austríaca Maria Antonieta.
 
 


 
Não demora para Oscar ganhar a afeição e confiança de Maria Antonieta ao tornar-se rainha Antonieta promove Oscar que ainda nem havia completado 20 anos á coronel. A jovem protetora da rainha Maria Antonieta experimenta a vida em Versalhes e as dores causadas pelas contradições de ser uma mulher, masculina demais para ser considerada um partido dos jovens da nobreza e feminina demais para ser respeitada como uma militar em sua posição. Mais tarde, Oscar aprende sobre os ideais políticos da Revolução e que o regime monárquico é corrupto. No mangá temos uma cena maravilhosa, que é quando Oscar está lendo os Iluministas sendo pega em flagra pelo seu pai, aquele general leal a família real. Oscar enfrenta seu pai, dizendo que os livros foram comprados com seu salário e continuaria a leitura, é óbvio que o General Jarjayes odiou o comportamento da filha.


Quando a Revolução Francesa está prestes a começar, Oscar se recusa a impedir os tumultos ocorridos em Paris. Ela renuncia à sua condição e seu regimento, no mangá recusa um casamento imposto pelo seu pai, com um noivo indesejado e puxa a revolução francesa, unindo-se com o povo marchando para a Bastilha.
 

 
  Não darei spolier do mangá, mesmo ele já tenha 50 anos, aqui no Brasil Rosa de Versalhes chegou em 2019 e ainda muitos não tiveram a oportunidade em ler e se eu comentar o final do mangá, estragaria a graça de muitos. Em entrevista, Riyoko Ikeda afirmou, que quando a história de Oscar terminou, causou uma enorme comoção nas meninas que estavam em sala de aula e não conseguiram esconder suas emoções. Várias estudantes enviaram cartas para autora, e ela recebeu um prazo da revista de apenas 10 dias para terminar Rosa de Versalhes.
 

 
 

Oscar é baseado nas atrizes que interpretam papéis masculinos no teatro Takarazuka Revue (宝塚歌劇団 Takarazuka Kagekidan) e Princesa Sapphire, batizada de Oscar por causa Oscar Wilde, escritor irlandês, autor da obra “O Retrato de Dorian Gray”, seu único romance, considerado uma das mais importantes obras da literatura inglesa. Riyoko Ikeda autora da Rosa de Versalhes é uma grande fã do escritor.
 

 
 Na história original, Oscar lidera a revolução francesa, luta pelos seus, ideias até a queda da Bastilha, o mangá é bem mais feminista, mostra a força de Oscar uma verdadeira revolucionária francesa, disposta a tudo pelos seus ideais. Eu recomendo a leitura de Rosa de Versalhes.


Rosa de Versalhes foi publicado no Brasil em 219, pela editora JBC. É um mangá shoujo, esse gênero são histórias que tem como publico alvo, meninas entre 12 a 18 anos. Leiam a Rosa de Versalhes e hoje mesmo trago mais algo.


Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.