Olá,queridos amigos da Lady Oscar,sejam Bem Vindos!
Hoje como vocês sabem, é dia 25 de julho, dia o kawaii,e o site Stay Nerd dedicou um artigo em homenagem a esse dia. Segundo o texto, o termo Kawaii é minimizado para moda infantil, mas Kawaii antigamente fez parte das revoltas e mudanças na sociedade japonesa.
Kwaii significa fofo, adorável, mas também é um conceito conhecido em todo o mundo, auxiliado em sua expansão pela cultura pop japonesa, especialmente animes e mangás. Mas você sabe como nasceu o Kawaii? Segundo informações do Stay Nerd, o motivo do nascimento dessa “filosofia”, foi uma verdadeira contracultura. Um movimento de mulheres, para mulheres, que visava libertá-las de uma sociedade machista. E Claro que Rosa de Versalhes é citada como o mangá que contribuiu para essa mudança na sociedade japonesa. O texto é muito feminista, vale a pena ser lido, cita os protestos estudantis entre outros assuntos. Enfim, eu traduzi, apenas a parte que fala sobre a Rosa de Versalhes, mas recomendo que visitem o site, e leiam o artigo original.
O nascimento do Kawaii, a influência de Lady Oscar e a subversão dos papéis de gênero.
Na década de 1970, houve uma segunda onda de movimentos estudantis. Desta vez, no entanto, também houve conversas sobre moralidade, por exemplo, sobre discriminação contra minorias, especialmente após os efeitos da guerra. Por fim, os estudantes japoneses encontraram uma oportunidade para esclarecer também seus problemas constante discriminação e, sociedade misógina e contexto de trabalho que desencorajava a carreira, aborto ilegal e pílula anticoncepcional. As jovens japonesas foram forçadas a ter filhos, abandonar suas carreiras acadêmicas ou profissionais e casar-se para se dedicar à família. A perspectiva de crescer tornou-se algo a temer: especialmente em um período histórico como os anos 1980 - impregnado de arte, autodescoberta, desejo de se expressar e com a ajuda de uma sociedade machista - ter que jogar fora a própria individualidade cumprir o papel de mãe e esposa dedicada era uma condenação. Queríamos, portanto, atacar com unhas e dentes o que era mais anti-adulto - portanto, anti-autoritário - possível: inocência, infantilidade, pureza. E foi exatamente assim que o kawaii nasceu.
Identidade desses movimentos teve muita ajuda dos mangás mais populares da época. Um em particular foi o shoujo A Rosa de Versalhes- Lady Oscar, por exemplo. A autora Ryoko Ikeda foi influenciada, pela segunda onda do movimento feminista, criando uma obra subversiva que contradizia os papéis de gênero. Os temas da revolução social encerrados em um cenário artístico barroco e rococó apelaram para as mulheres, inspirando tanto suas lutas sociais e políticas quanto sua moda. Nascia assim o gênero lolita, que grassava nas ruas da capital e particularmente no distrito de Harajuku (ainda conhecido como o distrito da moda), que fecundou o movimento com suas inúmeras lojas.
Enfim, eu recomendo que visitem o site italiano Satay Nerda e leiam o artigo original.
Um feliz dia do Kawaii a todos vocês!
Lady Oscar diz...Obrigada por sua visita! Volte Sempre que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.