Letreiro com titúlo de postagens

quinta-feira, 14 de julho de 2022

A queda da Bastilha completa hoje 233 anos. A luta de Lady Oscar na manhã de 14 de julho e algumas curiosidades sobre a heroína da revolução francesa.

Olá,queridos, amigos da Lady Oscar, sejam Bem vindos!


 
 
Hoje é feriado nacional na França, onde a Bastilha foi tomada há 233 anos: no último e histórico episódio do anime e também no e no mangá de Riyoko Ikeda, a heroína luta na manhã de 14 de julho e ajuda a na queda da Bastilha, mesmo fragilizada, por perder seu grande amor e companheiro de Infância André Grandier, que se sacrificou tentando salvar a vida de única mulher que amou secretamente a vida inteira.
 
 

 
Mesmo após ter vivido a noite mais longa de sua vida, a Heroína revolucionária reuniu forças para lutar na manhã do dia 14 de julho e colaborou para queda da Bastilha. A parte final da história da comandante Oscar, causou grande comoção no Japão, principalmente entre as estudantes, segundo Ikeda, ela recebeu cartas de professores contando que suas alunas entraram em crise de choro durante as aulas e os editores da revista, lhe deram o prazo de 10 dias para concluir Rosa de Versalhes.
 

 

O enredo e a última parte do anime mais amado da Itália:


 

A queda da Bastilha completa hoje 233 anos e a luta de Lady Oscar, na manhã de 14 de julho, completará 42 anos na Itália. Segundo meu pai, fã de Lady Oscar há mais de 40 anos, o último episódio do anime, foi ao ar no dia 3 de setembro de 1980 na Itália, só que não foi surpresa para ninguém, já que a editora Panini, meses antes, havia lançado o álbum de figurinha, que trazia o final da história e acabou estragando a graça das crianças que acompanhavam as aventuras da heroína da revolução Francesa. 




 

 
O anime Lady Oscar ou Uma Espada para Lady Oscar, baseado no clássico mangá Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) de autoria de Riyoko Ikeda, desembarcou na Itália no dia Em 1 de março de 1982, fazendo um enorme sucesso. Não demorou para o anime, virar febre entre crianças e adolescentes que se encantaram com a história da jovem comandante. Shingo Araki e Michi Himeno a dupla que trabalhou em outro grande sucesso Saint Seiya ou Os Cavaleiros do Zodíaco, desenharam, animaram e embelezaram Oscar e seus amigos. A história da Rosa de Versalhes, gira em torno de Oscar a menina criado pelo pai como homem ou melhor como um soldado. Com apenas 14 anos Oscar recebe o cargo de Capitã da Guarda real da jovem princesa austríaca Maria Antonieta, enviada a Versalhes por sua mãe, para se casar com o Delfim de França em uma tentativa, de unir franceses e austríacos por um casamento real. A história de Rosa de Versalhes, ainda hoje é muito querida na Itália, onde o anime é ainda mais famoso que o próprio mangá. A canção primeira canção tema de abertura Lady Oscar dos Cavaleiros do Rei, foi um dos discos de Vinil mais vendidos nos anos 1980 e ajudou a imortalizar o desenho.
 
 


🎵 Il buon padre voleva un maschietto , ma ahime` sei nata tu,nella culla ti ha messo un fioretto,Lady dal fiocco blu 🎶

Na Itália foi lançado o livro Lady dal fiocco blu? Cinquant’anni con Oscar ( Lady do Laço azul? 50 anos com Lady Oscar)da autora Silvia Stucchi. O livro foi lançado na Itália em maio desse ano. Ganei o livro, da minha tia-avó, ela vive na Itália atualmente morando em Milão. Estou terminando a leitura para trazer a resenha para cá.

Curiosidades sobre Lady Oscar.


Aproveitando a data histórica da queda da Bastilha, resolvi trazer algumas curiosidades sobre a heroína revolucionária.Para começar, título original do mangá da série de animação é Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara) e segunda dito por Ikeda durante uma entrevista, o nome da série não está no singular, como muitos imaginam, a Rosa de Versalhes e sim no plural, As Rosas de Versalhes. As "rosas" desse buque, são as mulheres que moravam no palácio francês, protagonistas da história. Cada personagem representa uma rosa de cada cor. Oscar, é a Rosa-branca, moça pura e virgem, Maria Antonieta é a rosa-vermelha como a paixão que sente por Fersen, já Rosalie é um botão de rosa cor de rosa e por aí vai. Muitos fãs não concordam com o nome da série no plural, e preferem associar o título do mangá apenas há uma rosa no caso Lady Oscar, que acabou se tornando a protagonista.

No ocidente, o sucesso da obra veio principalmente graças à série animada. Na Itália, Lady Oscar foi ao ar pela primeira vez a partir de 1.º de março de 1982 na Itália 1. Foi um dos primeiros animes a chegar à TV, o que contribuiu muito para sua popularidade e, em geral, para a difusão dos desenhos japoneses na Itália.

A história contada por Riyoko Ikeda, ainda que com alguma licença autoral,é extremamente fiel aos acontecimentos que levaram ao fim do antigo regime frances. Riyoko Ikeda, se baseou em fatos históricos reais e costurou com uma fantasia criada por ela para curar seu maior sucesso Rosa de Versalhes. Em entrevistas, a mangaká, que na época só tinha 24 anos, comentou haver se inspirado na sua biografia favorita da última rainha da França, Maria Antonieta, o Retrato e uma mulher Comum do escritor Stefan Zweig.

O Retorno da Lady Oscar: 

Na Itália, Rosa de Versalhes, foi publicada por 7 editoras diferentes, a mais atual a edição lançada pela editora J-Pop, a qual considero a edição italiana mais bonita. Uma dessas editoras, foi a Fabbri, que lançou alguns livros baseados na Rosa de Versalhes e também em Candy Candy. Em dezembro de 1983 foi lançado para o natal o livro O retorno de Lady Oscar, uma continuação da história original, totalmente, feita com autorização de Ikeda.

O livro conta os eventos após a revolução francesa,Oscar é gravemente ferida por tiros durante ao ataque da Bastilha, mas não está morta. No final da batalha, foi encontrada por uma plebeia que procurava desesperadamente seu filho entre os corpos das vítimas. Oscar resgatada pela mulher e levada para uma aldeia onde se recupera e permanecerá durante dois anos, enquanto todos pensavam que ela estivessemorta. E como qualquer boa historia dramática, a nossa protagonista perdeu a memória. Entretanto, o General Jarjayes, pai de Oscar, cumpre uma pena numa prisão parisiense, onde conhece Napoleão Bonaparte, também um prisioneiro. Comentei sobre o livro e foi uma das postagens mais visitadas do blog. Tenho o livro na coleção, foi presente da tia-avó e um dia prometo uma resenha mais completa.



O sucesso na Itália foi tanto, que isso levou com que quase o material de Rosa de Versalhes, fossem lançados na Itália. Diferente, dos outros fãs brasileiros, meu pai é italiano, ele viveu essa época do sucesso de Lady Oscar na Itália, colecionando quase tudo que era lançado, hoje ainda é um grande fã, foi ele quem me deu toda a coleção italiana e foi através dessa coleção que nasceu o meu amor por Lady Oscar, quando eu tinha apenas 5 anos.

 

Rosa de Versalhes, foi adaptado para o musical nos palcos do Takarazuka Revue, ganhou um filme em Live action em 1989 e no mesmo ano meses após o filme, ganhou um anime que foi o grande sucesso entre as crianças italianas.

 

Ainda sobre Rosa de Versalhes, ontem eu trouxe o post A Rosa de Versalhes para o chá da tarde. O Grand Hyatt Tokyo criou uma linda mesa de chá em homenagem aos 50 anos da obra, para quem quiser ler deixo o link acima.


 

Para terminar o post sobre a queda da Bastilha e Rosa de Versalhes,hoje a noite, vai ao ar na Itália  no canal Raí 54 as 21 horas o especial Itália. ACDC REVOLUTION. O especial  conta os eventos que antecederam a revolução francesa, e em especial a queda da Bastilha, que marcou o início decisivo do longo processo que levaria ao fim da monarquia e a morte de Maria Antonieta. 


 


Outro, especial vai ao ar, amanhã no japonês canal NHK Queríamos ser Oscar um especial em comemoração aos 50 anos do mangá Versailles no Bara (ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara). Eu traduzi na íntegra, no dia anunciado pelo site do NHK para quem quiser ler deixo o link.
 

 

Espero que tenham gostado.
Lady Oscar diz.. Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.