Letreiro com titúlo de postagens

terça-feira, 1 de março de 2022

Há exatos 40 anos o anime Lady Oscar fazia sua estréia na TV italiana 1 de março de 1982.

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam bem vindos!

 


 

ITÁLIA. 1.º DE MARÇO DE 1982: LADY OSCAR ESTAVA NO AR, PELA PRIMEIRA VEZ, NA ITÁLIA. Hoje fazem exatos 40 anos desde aquela data histórica.

 


Hoje é como vocês sabem, é 1 de março, e uma data histórica para nós fãs italianos de Lady Oscar. Há 40 anos, o anime a versão animada de Rosa de Versalhes(ベルサイユのばら), estreava na TV Italiana. O site Tgcom24 publicou um artigo sobre essa data histórica para nós os fãs da Lady Oscar. Enfim, eu resolvi traduzir o texto, e deixarei meus comentários para o final.

Artigo Traduzido:

 


 
Há 40 anos, em 1.º de março de 1982, um dos animes, mais querido e icônico chegou ao nosso país, Lady Oscar. Inspirado no mangá de Ryoko Ikeda Versailles no bara (A Rosa de Versalhes), desde o primeiro encontro televisionado, às 20h na Itália 1, fez tanto sucesso que se tornou um culto intergeracional. Com temas como luta de classes, história, liberdade, amor não correspondido, morte e desespero. Mas sobretudo graças à figura de Oscar François de Jarjayes, uma feminista, combativa, vulnerável, capaz de tudo por seus ideais. Quem subverteu a imagem estereotipada feminina do anime do passado.

O mangá "Versailles no bara" (As Rosas de Versalhes) foi publicado no Japão entre 1972 e 1973, inspirado numa biografia de Maria Antonieta escrita pelo austríaco Stefan Zweig. A obra de Riyoko Ikeda faz parte do shoujo manga (quadrinhos para meninas), desvendando temas universais como amor, amizade, conflitos entre classes sociais, a ferocidade da guerra e a lealdade aos ideais.
 

 As rosas do título referem-se a cinco personagens: Maria Antonieta é a rosa-vermelha, Madame de Polignac a amarela, Rosalie um botão de rosa, Jeanne a rosa preta e Oscar a rosa-branca. Oscar é uma mulher criada pelo pai como se fosse um homem, cuja criação foi inspirada por uma figura histórica da realidade que, no entanto, não era uma mulher ("O bom pai queria um menino/, Mas, você nasceu/ E ele colocou uma fita em seu berço/ senhora com um laço azul").

 

FRACASSO NA PÁTRIA, SUCESSO NA ITÁLIA

Os uniformes de Lady Oscar.

 

 A série animada criada pelo japonês Tokyo Movie Shinsha e exibida no Japão em 1979 foi um fracasso. Até a transmissão foi interrompida em alguns distritos com a série encerrada às pressas com um episódio resumo (nunca chegou à Itália). Em nosso país, porém, a série logo foi um grande sucesso. Após desembarcar na Itália 1 foi replicado na transmissão "Bim Bum Bam", e mais tarde no Canale 5, Rete 4 e outras redes: a Itália foi, entre as nações europeias, a que replicou o anime com maior frequência.

 

 A CENSURA


 

Quando chegou na Itália, o anime passou pela censura da época. A famosa cena da disputa entre André e Oscar com o rasgo da blusa sofreu, corte após corte, cada vez mais curta com o passar dos anos, mas as mudanças no material original ocorreram principalmente nos diálogos. As partes mais "revisadas" foram obviamente aquelas relativas à identidade sexual de Oscar e a descrição de personagens desconfortáveis (como as prostitutas).

 

 As canções de abertura - "Ohh Lady, Lady, Lady Oscar, todos festejam quando você passa" foi o refrão da primeira canção temática lendária dos Cavaleiros do Rei de Riccardo Zara. Foi um autêntico sucesso que alcançou o sétimo lugar  de sucesso italiano. Há duas versões da segunda canção temática na Itália, "Una spada per Lady Oscar" (Uma espada para Lady Oscar). A primeira foi cantada por Enzo Draghi (a voz cantante de Mirko da Colmeia das Abelhas), a segunda por Cristina D'Avena. E, por força das repetições dos anos 90, sua voz permaneceu e guardadas nas memórias.


 

 Enfim, esse foi o texto publicado hoje no Tgcom24 em homenagem a essa data tão querida que é 1 de março a estreia do anime Lady Oscar na Itália. Meu pai era garoto, amava Lady Oscar e pouco depois, o anime virou uma febre na Itália e todas as crianças e adolescentes acompanhavam as aventuras da nossa querida comandante pela TV. O sucesso do anime, fez com que muitos produtos, fossem lançados por lá. Tanto que quase todo o material da Rosa de Versalhes, foi lançado na Itália.

A foto acima foi colocada na moldurá com a rosa para enfeitar o post, mas, ela é a foto da primeira boneca que eu encontrei no armário do meu avô quando eu tinha 5 anos. Ela foi o início de tudo, minha primeira boneca da Oscar, o primeiro item da coleção e o início do meu amor por Rosa de Versalhes. Essa boneca pertenceu à coleção do meu pai e ela não é a única, já que minha avó colecionou todas as bonecas da Oscar lançadas nos anos 1980.Se eu não me egano, esse modelo vinha junto com a boneca de Maria Antonieta é que é a única boneca da rinha que eu tenho na coleção, o restante é tudo da Oscar.


 

Essa revistinha colorida, é, na verdade, uma das primeiras publicações do mangá Rosa de Versalhes na Itália. Meu pai fez toda a coleção, claro que ele passou tudo para mim e eu cuido com carinho, afinal trata-se de raridades. Ainda farei um post apenas com essas publicações italianas.


A foto acima é do meu álbum de figurinhas da Lady Oscar, lançado na Itália pela Panini. Eu já fiz um post mostrando esse álbum, caso queira ler é só clicar no link acima.

 

 As fotos acima são de minha coleção Pessoal. As páginas do Álbum de figurinhas, vinha com os capítulos da história. O álbum é muito bonito e está completo.


  A foto acima é de um envelope original da época que vinha as figurinhas, esse que eu estou segurando ainda está lacrado.




A foto acima, é do livro acima é O Retorno de Lady Oscar, esse eu ganhei da minha tia-avó. Ele foi publicado na Itália pela editora Fabbri. É a continuação da história original feita com a aprovação e participação de Riyoko Ikeda. 

A foto acima é de outra de minhas bonecas da Lady Oscar, essa é grande tem 48 cm e o corpo é de pano e cabeça pernas e mão de vinil. 

 Essa revista italiana trazia Lady Oscar junto com outros animes que também faziam sucesso na Itália como Candy Candy.

Finalizo com a minha fanart digital, feita no Paint to Sai sem referência usando apenas o mouse para desenhar.

Lady Oscar 40 anos na TV Italiana.

 


Espero que tenham gostado! A coleção italiana é enorme, não caberia tudo em só post, mas, aproveitando o aniversário da estreia do anime na Itália, eu resolvi mostrar um pouco da coleção. 

 

 E só uma coisa, estou sendo acusada de pegar texto do site de uma senhor, então deixo o aviso que se ela, por ventura começar com acusação, alegando ser autora desse texto, é mentira! O texto foi tirado do site Tgcom24 e está devidamente creditado. Só lembrando a essa senhora, que calúnia, difamação, agressão verbal e ameças na internet é considerado crime. 

Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.