Letreiro com titúlo de postagens

terça-feira, 8 de março de 2022

Lady Oscar e o dia Internacional da Mulher, post comemorativo.

 Olá, queridos amigos da Lady Oscar, sejam bem vindos!


 Feliz dia internacional da Mulher!

 

Hoje como vocês sabem é 8 de março dia internacional da mulher, e o hoje estamos comemorando essa data tão importante. 


 Quando falamos, em força das mulheres, luta e igualdade de gênero, logo vem em nossa mente Lady Oscar a protagonista do mangá Rosa de Versalhes de Riyoko Ikeda. Lady Oscar é em minha opinião Lady Oscar foi criada para mostras que meninas as garotas, podem ser guerreiras, não precisam ser salva por um príncipe como era mostrado na maioria dos desenhos animados. 

 Rosa de Versalhes, foi sem dúvida um macro na história não apenas desse gênero mas também na representação das mulheres nos mangás, por isso ele é tão importante no Japão.


 

 Shoujo mangá, algumas pessoas confundem com obras para mulheres adultas, mas, Shōjo, shojo, ou shoujo manga é um gênero de mangá comercializado para o público adolescente feminino  10 e os 18 anos. Em entrevista, a autora Riyoko Ikeda, até comenta, que fez Rosa de Versalhes para meninas com idade escolar por isso ela se preocupava com o que iria colocar ou como iria explicaria certas coisas para meninas dessa idade.


 

A história da Rosa de Versalhes, é centrada em duas mulheres muito fortes: Oscar François de Jarjayes, uma menina que o pai escolheu educar como um homem, e que se mostra durante todo mangá ser uma grande líder capaz e realizar grandes feitos, como, por exemplo, conquistar um posto de honra ser a capitã da Guarda de Maria Antonieta, mais tarde ser promovida a coronel, liderar tropas e até arrastar a revolução francesa. Lady Oscar, é uma personagem querida no mundo inteiro, ela  é inteligente, culta, independente, respeitada mesmo vivendo em um mundo masculino. Ela é sem dúvida, uma referência para  nós mulheres por sua força e destreza. 

 

 

A outra grande mulher da História, foi uma pessoa que realmente existiu, a última rainha da frança Maria Antonieta, Uma menina de 14 anos, com uma forte responsabilidade, deixar seu país a Áustria para casar com o futuro rei da frança, graças a um arranjo politico dos países, Áustria e França. Maria Antonieta, não tem a mesma  força de Oscar, vamos combinar que sair do seu país e casar com o futuro rei precisa ser uma mulher forte também, então ela merece estar aqui e ser homenageada nesse dia tão importante.

 


 
Sinopse da Rosa de Versalhes.

Em meados do século XVIII, na França, o renomado General Jarjayes recebe a notícia que será pai de sua sexta filha. Aflito por não conseguir ter um filho para manter o nome e o prestígio da família, decide criá-la como menino, visto que nesse período somente, homens podiam suceder o cargo de seu pai. Lady Oscar frequenta o colégio militar onde se destaca, alcançando o título de capitã da Guarda Real. Como seu cargo é de confiança, fica sob sua responsabilidade zelar pela proteção da Rainha Maria Antonieta.

Após o tratado de paz entre a Áustria e a França, assinado quando Maria Antonieta se casar com o príncipe Luís XVI, Oscar passa a maior parte do tempo no Palácio de Versalhes, a morada real. Ela acompanha de perto com André, seu amigo desde a infância, o cinismo, as festas luxuosas, os escândalos e o estilo de vida da Corte Real.


Riyoko Ikeda.



A autora é uma mulher de coragem sem dúvida alguma. Além de quebrar os tabus, ela escreveu o primeiro Shoujo histórico.Riyoko tinha apenas 24 anos quando começou a escrever Rosa de Versalhes, precisou enfrentar  muitos problemas para conseguir publicar seu mangá. Em entrevista a autora conta que lhe pagavam a metade do que era pago a um autor homem, mesmo ela escrevendo para a mesma revista.

Riyoko Ikeda (池田 理代子 Ikeda Riyoko), nasceu no dia 18 de dezembro de 1947 em Osaka, é uma talentosa e reconhecida  mangaka japonesa que já escreveu vários mangá shōjo, muitos dos quais baseados em acontecimentos históricos, como a Revolução Francesa ou a Revolução Russa. Sua obra de maior sucesso, é A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら Berusaiyu no bara). Sua inspiração para criar Rosa de Versalhes  foi a biografia de  Stefan Zweig, autor de ‘’Maria Antonieta — Retrato de uma mulher comum. 

Finalizo com dois desenhos, feitos por mim, no Paint To sai, sem referência, iniciado do zero a partir de uma tela em branco e usando apenas o mouse do PC. Sim, eu desenho, no papel método tradicional e no PC método digital. Sou autodidata esse desenho dedico a todas as mulheres fortes e guerreiras como Lady Oscar.



Feliz dia internacional da mulher a todas as amigas da Lady Oscar.


Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.