Letreiro com titúlo de postagens

domingo, 27 de março de 2022

O dia 27 de março é o dia Internacional do Teatro feminino japonês Takarazuka Revue.

Olá, queridos amigos da Lady Oscar, Sejam Bem vindos!


Como vocês sabem, hoje é dia 27 de março e também é o dia mundial do Teatro feminino japonês Takarazuka Revue. Para comemorar a data tão especial, o post de hoje, será dedicado ao teatro Mais icônicos do Japão. 
 


O teatro Takarazuka (宝塚歌劇団 Takarazuka Kagekidan)é um teatro onde todos os papeis, inclusive os masculinos, são interpretados por malhes, e surpreende até hoje com seus maravilhosos espetáculos. O teatro feminino, revolucionou a história do teatro japonese que antes era estrelado apenas por homens.

 
O teatro Takarazuka, foi fundado em 1913, na cidade de Takarazuka, próximo à Osaka (na província de Hyogo), por Ichizo Kobayashi. O senhor Kobayashi, foi presidente da Hankyu Railways, uma empresa ferroviária privada japonesa. Ele então, teve uma ideia de aumentar as vendas dos bilhetes da linha de trens da cidade promovendo apresentações musicais de estilo Ocidental usando apenas atrizes mulheres e assim nasceu o Takarazuka Revue, famoso e muito procurado, até hoje.
 

As trupes:

O teatro, musical feminino, é dividido em cinco Trupes. Cada trupe, tem um nome, Hanagumi (Trupe Flor), Tsukigumi (Trupe Lua), Yukigumi (Trupe Neve), Hoshigumi (Trupe Estrela) e a mais atual, Soragumi (Trupe Cosmos). Cada trupe tem um estilo próprio e além dessas trupes principais, temos também a trupe especial Senka. Essa trupe, é formada por atrizes mais velhas, que atuam de uma vez ou outra. Para fazer parte do Takarazuka Revue, antes é preciso se preparar na Takarazuka Music School, que as atrizes recebem um rigoroso treinamento de pelo menos dois anos.
 
Takarazuka Music School 1919 créditos da Imagem maiden japan.


As apresentações:

Todas as apresentações, são musicais e todo o elenco são formados por mulheres, as atrizes que interpretam homens ou mulheres fortes como a Lady Oscar da Rosa de Versalhes são chamadas Otokoyaku e as atrizes que interpretam personagens femininos, são chamadas, de musumeyaku. As apresentações, tem diferentes categorias de musicais com temas de arte, culturas internacionais, romance e até mesmo espetáculos centrados na cultura brasileira Nova Bossa Nova. O teatro também é famoso por espetáculos baseados em grandes clássicos da literatura, como, por exemplo, Romeu e Julieta e até mesmo mangás de sucessos no Japão como a Rosa de Versalhes, filmes, como Shall We Dance e até mesmo jogos, como, por exemplo, Sengoku Basara.



Homens atuaram no Takarazuka?

Apesar de o teatro ser composto 100% por mulheres, na época que o teatro foi fundado 1913 e após a guerra 1946, a companhia chegou a contratar atores homens que eram treinados separadamente das moças. Entretanto, as Atrizes se sentiram incomodadas com a ideia de atuar com Homens e por conta disso, o grupo Masculino foi eliminado de forma breve nas duas únicas tentativas 1954 foi o último ano. Recentemente, foi criado um musical japonês, chamado o Takarazuka Boys que foi lançado no Japão, baseado nessa história do teatro.

Takarazuka Revue Já esteve no Brasil.

Em novembro de 1978 por conta do 70.º aniversário da Imigração japonesa no Brasil, o grupo do teatro Takarazuka fez sua primeira e única visita ao Brasil. As atrizes se apresentaram no teatro Municipal de São Paulo.

A Rosa de Versalhes e o Takarazuka Revue. 


Publicado pela primeira vez em capítulos semanais na revista “Margaret” de abril de 1972 o dezembro de 1973, o mangá “A Rosa de Versalhes” foi um verdadeiro sucesso no japão. O Mangá conta a história da última rainha da França, Maria Antonieta e de sua guarda real Oscar François de Jarjayes uma garota criada como um rapaz para seguir os paços de seu pai o General Jarjayes. Rosa de Versalhes, se passa antes e depois da revolução Francesa, e se tornou um macro ao revolucionar o estilo Shoujo, quadrinhos para meninas de 10 a 18 anos, que antes não passavam de melodramas superficiais e altamente fantasiosos. A primeira adaptação da Rosa de Versalhes para o musical, aconteceu 1974, logo após o término do mangá, anos antes do anime. Foi essa a lendária a apresentação que salvou o teatro da decadência.


Estátua de Bronze Lady Oscar e André. Em homenagem às apresentações da Rosa de Versalhes, hoje existe uma estátua de bronze de Lady Oscar e André na entrada do teatro.

Enfim, parabéns ao teatro Takarazuka, deixo a abaixo um vídeo que encontrei no YouTube, com trechos de alguns dos espetáculos.
 
Visite também o site oficial do Takarazuka

Espero que tenham gostado! Bom domingo e uma ótima semana para todos os amigos da Lady Oscar.
 

Lady Oscar diz... Obrigada por sua visita! Volte sempre que quiser.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lady Oscar diz..
Olá,meus queridos amigos, Obrigada por sua visita.
Comentários são Bem vindos! 🌹
Atenção:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos deu alguns problemas.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo blog Lady Oscar se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.